- 
                                	"Questão “capciosa” da FCC. Reparem que a banca está querendo saber a definição de 	eficiência organizacional. A eficiência se relaciona com uma gestão adequada dos recursos da 	empresa, ou seja, com o melhor aproveitamento possível dos recursos que entram em relação 	aos bens e serviços gerados. Também chamamos o indicador de eficiência de indicador de 	produtividade."  
 Fonte: Professor Rodrigo Rennó - Eu Vou Passar
- 
                                Opção C) - conforme artigo em http://www.estrategiaconcursos.com.br/artigo/317/prova-de-tecnico-administrativo-do-tre-pe-comentada.html, do profº Rodrigo Rennó "a banca está querendo saber a definição de eficiência organizacional. A eficiência se relaciona com uma gestão adequada dos recursos da empresa, ou seja, com o melhor aproveitamento possível dos recursos que entram em relação aos bens e serviços gerados. Também chamamos o indicador de eficiência de indicador de produtividade."
                            
- 
                                
                            
- 
                                Essa questão é bem simples pra quem sabe distinguir os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade. Ao se tratar de eficiência, seja organizacional, operacional, etc., devemos ter em mente que deve haver uma inter-relação entre recursos utilizados e resultados alcançados. É a velha história do custo/benefício.
 
 Sabendo isso, você nunca errará! =D
- 
                                	Questão boa que cobra conhecimento do que é planejamento e eficiência operacional e os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade.
 Segue a conceituação de Chiavento:
 O planejamento operacional preocupa-se com "o que fazer" e com o "como fazer" as atividades quotidianas da organização... No fundo, os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, a fim de que esta possa alcançar os seus objetivos. Os planos operacionais estão voltados para a eficiência (ênfase nos mesio), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis institucional e intermediário da organização.
 Eficiência: custo relação entre os meios e os fins, que é exatamente o que está no item "C".
 
- 
                                A questão parece tratar de Planejamento mas na verdade trata de Controle, especificamente controle operacional por meio de indicadores que basicamente são:
 Indicadores de eficácia = razão entre o resultado obtido e o resultado esperado.
 Indicadores de eficiência = razão entre o resultado obtido e os recursos consumidos. (resposta da questão)
 Indicadores de economicidade = razão entre o custo  e o serviço prestado
 Indicadores de efetividade = é o único idicador de valor qualitativo e que trata dos impactos que o serviço público gera sobre o nível de bem estar de uma comunidade.
- 
                                Concordo plenamente com os comentários da colega janete, não só nesta questão, todavia, em todos os outras que ela tenha participado, de forma tão concisa, clara, objetiva e principalmente muito certeira. só enriquece o conteúdo do nosso Fórum.
 DEUS ESTÁ EM NOSSO CAMINHO...
 
 
 
 
 
 
 
- 
                                Eu juro que vi uma questão de BSC... alguém concorda ou estou louco? 
- 
                                
                            
- 
                                LETRA C CORRETA  O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação mercadológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao melhor grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. Ele é, normalmente, responsabilidade dos níveis mais altos da organização. Assim, o planejamento estratégico: · É projetado para o longo prazo; · Envolve a empresa como um todo; · É definido pela cúpula organizacional; · É voltado para a eficácia; · É voltado para o atendimento do cliente. 
- 
                                a) a quantidade e qualidade dos serviços prestados ao cidadão. - EFICÁCIA   b) o impacto gerado pelos serviços prestados ao cidadão. - EFETIVIDADE   c) a relação entre os serviços gerados com os insumos utilizados ou aplicados. - EFICIÊNCIA   d) a conformidade transversal a critérios e padrões de qualidade para a realização dos processos. - EXCELÊNCIA