SóProvas


ID
63184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da postura ética do psicólogo, julgue os itens
subseqüentes.

O cumprimento do Código de Ética Profissional do Psicólogo garante uma postura ética por parte do profissional.

Alternativas
Comentários
  • Errado "Códigos de Ética expressam sempre uma concepção de homem e desociedade que determina a direção das relações entre os indivíduos. Traduzem-se em princípios e normas que devem se pautar pelo respeito ao sujeitohumano e seus direitos fundamentais. Por constituir a expressão de valoresuniversais, tais como os constantes na Declaração Universal dos DireitosHumanos; sócio-culturais, que refletem a realidade do país; e de valoresque estruturam uma profissão, um código de ética não pode ser visto comoum conjunto fixo de normas e imutável no tempo. As sociedades mudam,as profissões transformam-se e isso exige, também, uma reflexão contínuasobre o próprio código de ética que nos orienta." Sendo assim, para sermos sempre éticos temos que transpor o código de ética na medida em que surgem novas questões.Fonte: http://www.pol.org.br/pol/export/sites/default/pol/legislacao/legislacaoDocumentos/codigo_etica.pdf
  • Comentário excelente! Obrigada!
  • O código não GARANTE que os profissionais teram postura ética, pois alguns ainda insistem em não cumpri-lo.
  • Pessoal... concordo com o que as colegas colocam nos comentários. Porém, analisando ao "pé da letra" o que o enunciado coloca, acredito que a questão possa estar correta. Vejamos:

    "o cumprimento do código de ética profissional..."se está sendo cumprido, acredito que possa, sim, garantir uma postura ética por parte do profissional. É claro que num momento presente.. e mesmo, que a questão não cita isso, fica subentendido essa possibilidade..

    Alguém pode me ajudar?

    Obrigada e bons estudos!

  •  Será que a conduta ética pode sustentar-se unicamente no cumprimento do Código de Ética Profissional do Psicólogo? E mais: o Código está no campo da ética ou no campo da moral?


    O Código de Ética Profissional ou Código Deontológico insere-se no quadro das normas jurídicas. Dessa forma, podemos considerá-lo como sendo um sistema de regras, externo ao sujeito, cuja finalidade é regular as ações dos profissionais da categoria, apontar suas responsabilidades e deveres, bem como demarcar seus direitos. Agir de acordo com as normas instituídas no Código Deontológico da categoria profissional não é evidência suficiente para demarcar uma postura ética, pois o Código de Ética Profissional tem caráter coercitivo devido às sanções a que são submetidos aqueles que infringem alguma das normas que constituem o mesmo. A ética, quando entendida como sendo uma postura reflexiva sobre a moral, possibilita a compreensão de que o Código de Ética Profissional é uma legislação com objetivos específicos, sendo assim, subordinado à ética.


    Por ser a ética compreendida como uma reflexão acerca das normas morais vigentes, esta não se encontra expressa em Códigos, não existe na forma de leis, não implica sanções, não normatiza quais são os comportamentos adequados numa dada situação. Portanto, o cumprimento daquilo que está instituído é da ordem da lei, da moral, e não da ética. Não obstante, ser ético não implica cumprir o que manda a lei, mas refletir criticamente sobre as normas morais vigentes, sejam elas sustentadas por hábitos, normas ou leis regulamentadas pelo Estado ou órgão fiscalizador da categoria profissional.


    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932002000100005

  • E disse Freud: "Lembrai-vos dos casos omissos!" 

    Gente tem tanta coisa que não aparece no Código de Ética que poderia ser considerado antiético.

  • Remetendo ao comentário do colega Vitor:

    O Código de Ética Profissional tem caráter coercitivo devido às sanções a que são submetidos aqueles que infringem alguma das normas que constituem o mesmo. A ética, quando entendida como sendo uma postura reflexiva sobre a moral, possibilita a compreensão de que o Código de Ética Profissional é uma legislação com objetivos específicos, sendo assim, subordinado à ética.

    O cumprimento daquilo que está instituído é da ordem da lei, da moral, e não da ética. Não obstante, ser ético não implica cumprir o que manda a lei, mas refletir criticamente sobre as normas morais vigentes, sejam elas sustentadas por hábitos, normas ou leis regulamentadas pelo Estado ou órgão fiscalizador da categoria profissional.

    Referência: Psicologia: Ciência e Profissão. Print version ISSN 1414-9893 Psicol. cienc. prof. vol.22 no.1 Brasília Mar. 2002

     

  • Alex Leocadio, melhor comentário

  • Não garante, tanto é que dentro dele mesmo há as penas para as transgressões.

  • Garantir é um termo muito determinista.

  • No Código de Ética do Psicólogo, assim diz:

    "...Este Código de Ética pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que de um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo.(...)" --> os termos sublinhados indicam proporcionalidade (O Código de Ética por ser mais um "instrumento de reflexão" não quer dizer que não tenha obrigações previstas a serem seguidas - só não pode garantir na prática o seu cumprimento, mas tem esta finalidade em tese).

    "O cumprimento do Código de Ética Profissional do Psicólogo garante uma postura ética por parte do profissional."

    Pergunta: Se não é para garantir, É PARA O QUE ENTÃO???

    Resposta: Serve para garantir a vã filosofia!

    Questão sem noção!