SóProvas


ID
633109
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em geral, as subfunções podem ser combinadas com funções diferentes daquelas as quais estão relacionadas na Portaria MOG nº 42/ 1999. O Ministério do Planejamento indica que se deva adotar como função aquela que é típica ou principal do órgão. Assim, a programação de um órgão, em regra, é classificada em uma única função, ao passo que a subfunção é escolhida de acordo com a especificidade de cada ação governamental. Constituem exceções a essa regra, ou seja, não podem ser combinadas com funções diferentes das quais estão imediatamente relacionadas na Portaria MOG nº 42/ 1999 as seguintes subfunções:

Alternativas
Comentários
  • As subfunções podem ser combinadas com funções diferentes daquelas às quais estão relacionadas na Portaria MPOG nº 42/1999. Deve-se adotar como função aquela que é típica ou principal do órgão. Assim, a programação de um órgão, via de regra, é classificada em uma única função, ao passo que a subfunção é escolhida de acordo com a especificidade de cada ação governamental.
    A exceção à combinação encontra-se na função 28 – Encargos Especiais e suas subfunções típicas que só podem ser utilizadas conjugadas, as quais são
    :
            - Refinanciamento da Dívida Interna;
            - Refinanciamento da Dívida Externa;
            - Serviço da Dívida Interna;
            - Serviço da Dívida Externa;
            - Transferências;
            - Outros Encargos Especiais.

    Portanto, item "C" é o gabarito da questão. Bons  estudos. Flw
  • Atualmente, as funções constituem um universo de 28 itens. Entre todas as funções existentes uma é bastante exigida em concursos públicos: "Encargos Especiais". A função "Encargos Especiais" engloba as despesas em relação as quais não se possa associar um bem ou serviço a ser gerado no processo produtivo corrente, tais como dívidas, ressarcimentos, indenizações, e outras afins, representando, portanto, uma agregação neutra.

    28 - Encargos Especiais 841 - Refinanciamento da Dívida Interna  

    842 - Refinanciamento da Dívida Externa  

    843 - Serviço da Dívida Interna  

    844 - Serviço da Dívida Externa  

    845 - Transferências  

    846 - Outros Encargos Especiais