SóProvas


ID
63598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Freios e embreagens por atrito são elementos mecânicos
comumente utilizados em máquinas rotativas em variados tipos
e configurações com a função de absorver ou transmitir energia.
Acerca desses elementos, julgue os próximos itens.

Freios de cinta, também conhecidos como freios de Prony, não são indicados para uso como dinamômetros, pois, como os esforços na cinta dependem do coeficiente de atrito entre a cinta e o cilindro, as condições ambientais (temperatura, umidade etc.) poderiam influenciar as medidas realizadas.

Alternativas
Comentários
  • Freio de Prony (dinamômetro que faz medida de potência) é o dispositivo mais antigo, utilizado até os dias de hoje para medir a potência do motor, é constituído por um volante circundado por uma cinta conectada a um braço cuja extremidade se apóia sobre a plataforma de uma balança. O volante acionado pelo motor tem o seu movimento restringido pela pressão aplicada à cinta, que transmite o esforço ao braço apoiado sobre a balança. A partir das leituras da balança, calcula-se o esforço despendido pelo motor.
  • ERRADO. Freio de Prony é utilizado intensamente sobretudo para teste de motores, mensurando principamente o torque.

  • Básicamente temos 3 tipos de dinamômetros: os mecânicos, hidraúlicos e os elétricos. Em todos os casos há a aplicação do atrito para verificação de torque, cada um utilizando uma forma diferente. Os freios de prony utilizam o atrito entre uma cinta e o rotor e a partir deste atrito calcula-se o torque.