SóProvas


ID
63625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A martensita é a microestrutura básica que resulta do tratamento
de têmpera nos aços que provoca um expressivo aumento de sua
dureza, o que nem sempre é desejável pois aumenta a fragilidade
do aço e, por conseqüência, facilita a formação de trincas. Acerca
das soluções para contornar esse problema, julgue os itens
seguintes.

A cementação é um processo de têmpera sem revenimento aplicado exclusivamente na superfície de uma peça para aumentar sua dureza superficial.

Alternativas
Comentários
  • Errado.Cementação é a introdução de carbono na superfície de um aço de baixo teor, através de uma reação química, em temperatura superior a da zona crítica desse aço. A cementação visa a alteração da composição química de uma camada superficial do aço, de modo que após a têmpera e revenimento, esta camada apresenta uma dureza mais elevada do que a do núcleo.Em outras palavras, a cementação em si, não endurece a superfície do aço, mas aumenta o teor de carbono dessa superfície favorecendo o endurecimento superficial após o processo de TÊMPERA a que for submetido, deixando o núcleo com dureza que conservam as propriedades mecânicas do aço.
  • CEMENTAÇÃO É O TRATAMENTO TERMOQÍMICO QUE CONSISITE EM SE INTRODUZIR CARBONO DO AÇO PELO MECANISMO DE DIFUSÃO ATÔMICA COM O OBJETIVO DE SE AUMENTAR A DUREZA SUPERFICIAL DO MATERIAL, DEPOIS DE CONVENIENTEMENTE TEMPERADO. 

  • um adendo... cementação é feita em aços baixo carbono e geralmente faz-se a têmpera depois!