-
O revestimento é composto de diversos elementos químicos aglutinados em torno da alma, possuindo várias funções importantes e varia conforme o fabricante.
Funções elétricas de isolamento e ionização;
Funções físicas e mecânicas;
Funções metalúrgicas.
-
É muito importante citar que a escória gerada neste processo ajuda a proteger o metal de solda de inclusões como hidrogênio, que são responsáveis por trincas a frio.
-
QUANDO AS GOTAS DE METAL FUNDIDO SÃO TRANSFERIDAS ATRAVÉS DO ARCO PARA A POÇA DE FUSÃO, SÃO PROTEGIDAS DA ATMOSFERA PELOS GASES PRODUZIDOS DURANTE A DECOMPOSIÇÃO DO REVESTIMENTO. A ESCÓRIA FLUTUA EM DIREÇÃO À SUPERFÍCIE DA POÇA DE FUSÃO, ONDE PROTEGE O METAL DE SOLDA DA ATMOSFERA DURANTE A SOLIDIFICAÇÕES. OUTRAS FUNÇÕES DE REVESTIMENTO SÃO PROPORCIONAR ESTABILIDADE AO ARCO E CONTROLAR O FORMA DO CORDÃO DE SOLDA.
-
Funções do revestimento:
1 - Estabilizar o arco elétrico.
2 - Manter fluida a poça de fusão durante a soldagem.
3 - Fornecer gases e escória evitando a oxidação.
4 - Adicionar elementos de liga ao metal.
-
Funções dos revestimentos nos eletrodos
- Proteção do metal de solda – a função mais importante do revestimento é proteger o metal de solda do oxigênio e do nitrogênio. Isso ocorre quando este está sendo transferido através do arco, e enquanto está no estado líquido.
- Estabilização do arco – um arco estabilizado é aquele que abre facilmente, queima suavemente mesmo a baixas correntes. Assim, pode ser mantido empregando-se indiferentemente um arco longo ou um curto.
- Adições de elementos de liga ao metal de solda – uma variedade de elementos tais como cromo, níquel, molibdênio, vanádio e cobre podem ser adicionados ao metal de solda incluindo-os na composição do revestimento.
- Direcionamento do arco elétrico – o direcionamento do fluxo do arco elétrico é obtido com a cratera que se forma na ponta dos eletrodos.
- Função da escória como agente fluxante – a função da escória é fornecer proteção adicional contra os contaminantes atmosféricos, agir como purificadora e absorver impurezas que são levadas à superfície e ficam aprisionadas pela escória, e reduzir a velocidade de resfriamento do metal fundido para permitir o escape de gases.
- Características da posição de soldagem com eletrodos revestidos – é a adição de certos ingredientes no revestimento, principalmente compostos de titânio, que tornam possível a soldagem fora de posição (posições vertical e sobre cabeça).
- Controle da integridade do metal de solda – a porosidade ou os gases aprisionados no metal de solda podem ser controlados de uma maneira geral pela composição do revestimento.
- Propriedades mecânicas específicas do metal de solda – propriedades mecânicas específicas podem ser incorporadas ao metal de solda por meio do revestimento.
- Isolamento da alma de aço – o revestimento atua como um isolante de tal modo que a alma não causará curto-circuito durante a soldagem de chanfros profundos ou de aberturas estreitas; o revestimento também serve como proteção para o operador quando os eletrodos são trocados.
- A escória gerada neste ajuda a proteger o metal de solda de inclusões como hidrogênio, que são responsáveis por trincas a frio
-
- Proteção do metal de solda;
- Estabilização do arco;
- Adições de elementos de liga ao metal de solda;
- Direcionamento do arco elétrico;
- Função da escória como agente fluxante;
- Características da posição de soldagem;
- Controle da integridade do metal de solda;
- Propriedades mecânicas específicas do metal de solda;
- Isolamento da alma de aço.