-
Na elaboração de um texto, deve-se avaliar, se ele será de fácil compreensão por seu destinatário. Logo, devemos explicitar, desenvolver, esclarecer, precisar os termos técnicos, o significado das siglas e abreviações e os conceitos específicos que não possam ser dispensados.
Manual de Redação da Presidência da República - 2002.
-
Impessoalidade, uso de padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, essas são as características de toda redação oficial.
O padrão culto da linguaguem é aquele em que se observam as regras gramaticais, e se empregam um vocabulário comum aos possíveis receptores; sendo assim não poderemos usar termos técnicos, bem como dos rebuscamentos acadêmicos e figuras de linguagem.
Bons estudos.
Iracema.
-
Na revisão de um expediente, deve-se avaliar, ainda, se ele será de fácil compreensão por seu destinatário. O
que nos parece óbvio pode ser desconhecido por terceiros.
(...)
A revisão atenta exige, necessariamente, tempo. A pressa com que são elaboradas certas comunicações quase
sempre compromete sua clareza. Não se deve proceder à redação de um texto que não seja seguida por sua revisão.
“Não há assuntos urgentes, há assuntos atrasados”, diz a máxima. Evite-se, pois, o atraso, com sua indesejável
repercussão no redigir
-
O POVO VEM AQUI, COMENTA, QUER MOSTRA QUE SABE OU ENTÃO COPIA E COLA DO GOOGLE E ESQUECE DE DIZER QUAL A RESPOSTA CERTA....
LETRA B MINHA GENTE, BBBBBBBBBBBBBB É A CORRETAA
-
Letra B é a alternativa INCORRETA, só pra elucidar, a que de fato pede a questão
Breve comentário:
Usar o padrão culto da língua não esta necessariamente vinculado ao emprego de termos técnicos, nem a outras formas conotativas de expressão, um dos princípios a que se preza a Redação Oficial é a clareza, por exemplo, um ofício pode ser enderessado a particulares, um rebuscamento exagerado e conhecimentos técnicos específicos de um determinado grupo de pessoas, não poderá atingir a coletividade, ficando ausente de clareza.
-
Resposta: letra B.
a) (Correta). Item 1.1: A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade.
b) (Incorreta). Item 1.2: A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos.
c) (correta) Item 1.3: As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma: além das já mencionadas exigências de impessoalidade e uso do padrão culto de linguagem, é imperativo, ainda, certa formalidade de tratamento. Não se trata somente da eterna dúvida quanto ao correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível (...)
d) (correta) Item 1.4: Na revisão de um expediente, deve-se avaliar, ainda, se ele será de fácil compreensão por seu destinatário.
A revisão atenta exige, necessariamente, tempo. A pressa com que são elaboradas certas comunicações quase sempre compromete sua clareza
Fonte: Manual de Redação da Presidência da República
-
O MRPR orienta que: "A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo bom evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos." Para complementar, é importante frisar que a linguagem da redação oficial tem de ser clara, o que, por muitas vezes, não se atinge com rebuscamentos linguísticos. Estes, portanto, têm de ser evitados, a fim de que o acesso à compreensão seja democrático, ou seja, extensivo aos cidadãos.
Gabarito: Alternativa B.
-
Gabarito letra B
Colega, o infinitivo mandou lembranças...
O uso de termos técnicos não são de conhecimento da grande maioria das pessoas, como por exemplo os advogados que usam muitas expressões em Latim desconhecida por nós. Por isso é importante evitar jargões técnicos, e rebuscamentos.
A redação oficial deve prezar pela:
*Impessoalidade;
* Ausência de impressões pessoais;
*CLAREZA;
*objetividade; concisão e
*formalidade.
-
Letra B.
b) Uso do padrão culto não implica uso de termos técnicos, rebuscamentos acadêmicos e figuras de linguagem.
Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre