SóProvas


ID
637549
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I:

É bastante comum ouvir leigos falarem sobre línguas primitivas, repetindo até o mito já desacreditado de que há certos povos cujas línguas consistem apenas de umas poucas palavras complementadas por gestos. A verdade é que todas as línguas até hoje estudadas, não importa o quanto primitivas as sociedades que as utilizavam nos possam parecer sob outros aspectos, provaram ser, quando investigadas, um sistema de comunicação complexo e altamente desenvolvido. (...)

Todas as línguas vivas, pode-se presumir, são por natureza sistemas eficientes de comunicação. À medida que se modificam as necessidades de comunicação de uma sociedade, também se modificará a língua por ela falada, para atender às novas exigências. O vocabulário será ampliado, seja tomando emprestadas palavras estrangeiras, seja criando-as a partir de seus próprios vocábulos já existentes.

(Lyons, John. Língua(gem) e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: Zahar Edirotes, 1982 / com adaptações)

De acordo com a argumentação do texto, “o sistema de comunicação de línguas vivas” possui eficiência comprovada por que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A.

    O dinamismo informado na letra A é evidenciado no trecho: "À medida que se modificam as necessidades de comunicação de uma sociedade, também se modificará a lingua por ela falada...".
  • a) CERTO. É exatamente o que o texto diz: a língua é viva justamente porque ela está em constante mudança e em diálogo com novas necessidades de comunicação.

    b) ERRADO. "Algumas línguas vivas são por natureza sistemas eficientes de comunicação pelo que se pode presumir". Se determinada língua se estabilizou como sistema de comunicação em um grupo, é porque ela deu conta das necessidades desse grupo, ou seja, foi eficiente. Desta forma e de acordo com o texto, a regra é que a língua viva seja, por princípio, uma eficiente (e não apenas "algumas" línguas vivas).

    c) ERRADO. O que o texto quer transmitr é que não deve haver oposição entre línguas "primitivas" e línguas desenvolvidas; o que de fato existe são diferentes sistemas linguísticos com diferentes peculiaridades, todos construídos de acordo com as necessidades dos respectivos grupos.

    d) ERRADO. Pelos motivos já expostos, nem uma língua falada é imutável. A língua se adapta às novas formas de expressão que surgem com o tempo. A língua deve servir as necessidades dos falantes, e não obedecer a regras com pretensões de serem imutáveis.

    e) ERRADO. Novos elementos podem ser incluídos, inclusive a partir do uso de palavras estrangeiras.