- ID
- 637552
- Banca
- CONSULPLAN
- Órgão
- Prefeitura de Congonhas - MG
- Ano
- 2010
- Provas
-
- CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Congonhas - MG - Engenheiro Civil
- CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Congonhas - MG - Professor - Artes
- CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Congonhas - MG - Professor - Ciências
- CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Congonhas - MG - Professor - Educação Física
- CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Congonhas - MG - Professor - História
- CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Congonhas - MG - Professor - Língua Portuguesa
- CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Congonhas - MG - Professor - Matemática
- Disciplina
- Português
- Assuntos
TEXTO I:
É bastante comum ouvir leigos falarem sobre línguas primitivas, repetindo até o mito já desacreditado de que há certos povos cujas línguas consistem apenas de umas poucas palavras complementadas por gestos. A verdade é que todas as línguas até hoje estudadas, não importa o quanto primitivas as sociedades que as utilizavam nos possam parecer sob outros aspectos, provaram ser, quando investigadas, um sistema de comunicação complexo e altamente desenvolvido. (...)
Todas as línguas vivas, pode-se presumir, são por natureza sistemas eficientes de comunicação. À medida que se modificam as necessidades de comunicação de uma sociedade, também se modificará a língua por ela falada, para atender às novas exigências. O vocabulário será ampliado, seja tomando emprestadas palavras estrangeiras, seja criando-as a partir de seus próprios vocábulos já existentes.
(Lyons, John. Língua(gem) e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: Zahar Edirotes, 1982 / com adaptações)No 2º§, o autor estabelece entre as necessidades de comunicação de uma sociedade e a língua por ela falada, uma relação de: