SóProvas


ID
6376
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro gramatical.

Alternativas
Comentários
  • e) (...) Almir Pazzianotto Pinto, (...) conviveu com muitos dos personagens que retratam e foi (foram?) testemunha (testemunhas ?) de outras tantas histórias que registra (...)

    Seria esse o erro? Ou o Autor do livro foi testemunha dessa história? ("Embora fundamentado em sólida bibliografia...")
  • (e) Almir Pazzianotto Pinto, como ..., conviveu com muitos dos personagens que (ELE) RETRATA e (ELE) foi testemunha de outras tantas histórias que registra, emprestando, assim, um calor especial à narrativa.-> Há erro de concordância verbal: retratam (incorreto)=> retrata (correto)
  • Além desse erro, que se não houve a leitura até o fim dos itens pode levar ao erro do concurseiro, acredito que há um erro tb no item "d". Vejam: "...trazendo o livro, em apêndice, a íntegra da Carta Testamento e de três célebres discursos proferidos no Dia do Trabalho.". Não me parece correto a inserção do "de" antes de "três". Não é cabível ortograficamente. Deveria ser: trazendo o livro, em apêndice, a integra da carta testamento e três célebres discursos proferidos no dia do trabalho.
  • O "de" em "a íntegra da Carta Testamento e de três célebres discursos proferidos no Dia do Trabalho" justifica-se por ser "a íntegra de três célebres...". Portanto, não há o erro apontado pelo colega.

  • ERRADA e) Embora fundamentado em sólida bibliografia, o livro não tem a aridez dos textos acadêmicos. Almir Pazzianotto Pinto, como advogado trabalhista no ABCD paulista, como Ministro do Trabalho ou como Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, conviveu com muitos dos personagens que retratam e foi testemunha de outras tantas histórias que registra, emprestando, assim, um calor especial à narrativa.
    É preciso que o verbo concorde com o antecedente do pronome relativo "QUE".
  • Além dos erros apontados pelos colegas, ninguém percebeu que há um outro erro que, aliás, se fosse identificado nem precisaria continuar a leitura à procura dos demais erros gramaticais.

    ABCD Paulista. Ora! Não existe região ou cidade chamada ABCD Paulista e, sim, ABC Paulista.

  • Se essa questão fosse aplicada hoje a letra A também estaria errada, pois a palavra "idéias" não tem mais acento devido ao novo acordo ortográfico. O acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos das palavras paroxítonas.

  • O erro da questão é a palavra ARIDEZ que significa infertilidade, logo na coesão textual o texto fica sem sentido quando comparado aos textos acadêmicos.