SóProvas


ID
637660
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

É tempo de pós-amor

   Cansei de amor! Quantos filmes, entrevistas, artigos, livros sobre amor cruzaram seu caminho ultimamente? Em uma semana, assisti a um vídeo, vi um filme, li meio livro e participei de um debate na televisão. Tudo sobre amor. E ouvi as pessoas – provavelmente também eu própria – dizerem coisas pertinentes e bem ditas que, de tão pertinentes e repetidas, já se tornaram chavões comportamentais, e parecem fichas de computador dissecadas de qualquer verdade emocional. E de repente está me dando uma urticária na alma, um desconforto interno que em tudo se assemelha à indigestão.

    Estamos fazendo com o amor o que já fizemos com o sexo. Na década passada parecia que tínhamos reinventado o sexo. Não se pensava, não se falava, não se praticava outro assunto. Toda a nossa energia pensante, todo o nosso esforço vital pareciam concentrados na imensa cama que erguíamos como única justificativa da existência humana. Transformamos o sexo em verdade. Adoramos um novo bezerro de ouro.

    Mas o ouro dos bezerros modernos é de liga baixa, que logo se consome na voracidade da mass media. O sexo não nos deu tudo o que dele esperávamos, porque dele esperávamos tudo. E logo a sociedade começou a olhar em volta, à procura de um outro objeto de adoração. Destronado o sexo, partiu-se para a grande festa de coroação do amor.

  Agora, aqui estamos nós, falando pelos cotovelos, analisando, procurando, destrinchando. E desgastando. Antes, quando eu pensava numa conversa séria, direita, com a pessoa que se ama, sabia a que me referia. Mas agora, quando ouço dizer que “o diálogo é fundamental para a manutenção dos espaços”, não sei o que isso quer dizer, ou melhor, sei que isso não quer dizer mais nada. Antes, quando eu pensava ou dizia que amor é fundamental, tinha a exata noção da diferença entre o fundamental e o absoluto. Mas agora, quando eu ouço repetido de norte a sul, como num gigantesco eco, que “a vida sem amor não tem sentido”, fico com a impressão de estar ouvindo um slogan publicitário e me retraio porque sei que estão querendo me impor um produto.

    A vida sem amor pode fazer sentido, e muito. É bom que a gente recomece a dizer isso. Mesmo porque há milhões de pessoas sem amor, que viveriam bem mais felizes se de repente a voz geral não lhes buzinasse nos ouvidos que isso é impossível. O mundo só andou geometricamente aos pares na Arca de Noé. Fora disso, anda emparelhado quem pode, quando pode. E o resto espera uma chance, sem nem por isso viver na escuridão.

   Antes que se frustrem as expectativas, como aconteceu com o sexo, seria prudente descarregar o amor, tirar-lhe dos ombros a responsabilidade. Ele não pode nos dar tudo. Nada pode nos dar tudo. Porque o tudo não existe. O que existe são parcelas, que, eternamente somadas e subtraídas, multiplicadas e divididas, nos aproximam e afastam do tudo. E a matemática dessas parcelas pode ser surpreendente: quando, como está acontecendo agora, tentamos agrupá-las todas em cima de uma única parcela – o amor −, elas não se somam, pelo contrário, se fracionam, causando o esfacelamento da parcela-suporte.

     Amor criativo é ótimo, dizem todos. E é verdade. Mas melhor ainda é pegar uma parte da criatividade que está concentrada no amor, e jogá-la na vida. Solta, ela terá possibilidades de contaminar o cotidiano, permear a vida toda e voltar a abastecer o amor, sem deixar-se absorver e esgotar por ele. Dedicar-se à relação é importante, dizem todos. E é verdade. Mas qualquer um de nós tem inúmeras relações, de amizade, vizinhança, sociais, e anda me parecendo que concentrar toda a dedicação na relação amorosa pode custar o empobrecimento das outras.

   Sim, o amor é ótimo. Porém acho que vai ficar muito melhor quando sair do foco dos refletores e passar a ser vivido com mais naturalidade. Quando readquirirmos a noção de que não é mais vital do que comer e banhar o corpo em água fria nem mais tranquilizador do que ter amigos e estar de bem com a própria cara. Quando aceitarmos que não é o sal da terra, simplesmente porque a terra é seu próprio sal, e é ela que dá sabor ao amor.

(Colasanti, Marina, 1937 – Eu sei, mas não devia. Rio de Janeiro: Rocco, 1996) 

Cada alternativa a seguir apresenta um princípio ortográfico seguido de dois exemplos retirados do texto. A exemplificação está correta somente em:

Alternativas
Comentários
  • LETRA  /D/ É A CORRETA.
    NA LETRA  /A/  A PALAVRA ''JÁ''  NÃO É OXÍTONA, E SIM, MONOSSÍLABO TÔNICO. AS LETRAS B, C e E DISPENSAM COMENTÁRIOS.

  •  a) São acentuadas todas as palavras oxítonas terminadas em a, e, o, em seguidas ou não de “s”: também e já. (monossílabo tônico)
     b) Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas: década e porém. (oxítona terminada em ditongo nasal)
     c) Acentua-se a segunda vogal tônica do hiato: subtraídas e ótimo. ( não é hiato)
     d) Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em a, e, o (s):  e só.
     e) Acentuam-se com acento agudo os ditongos tônicos éi, éu, ói: vídeo e sério. (ditongos são crescentes, decrescentes, orais e nasais)


    Bons estudos =)
  • Só retificando o que a Roberta Bonani de Oliveira Leite postou:

     a) São acentuadas todas as palavras oxítonas terminadas em a, e, o, em seguidas ou não de “s”: também e já. (monossílabo tônico)

     b) Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas: década e porém. (oxítona terminada em ditongo nasal)
    Porém não é ditongo nasal, mas apenas oxítona terminada em "ém", a exemplo de ninguém, armazém, detém, entretém, etc.


     c) Acentua-se a segunda vogal tônica do hiato: subtraídas e ótimo. ( não é hiato)

     d) Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em a, e, o (s):  e só.

     e) Acentuam-se com acento agudo os ditongos tônicos éi, éu, ói: vídeo e sério(ditongos são crescentes, decrescentes, orais e nasais)
    Para o ditongo ser acentuado, obrigatoriamente tem que ser tônico. O erro na questão se trata das palavras "vídeo"   e "sério" não serem ditongos.




    Espero ter ajudado!

  • a) São acentuadas todas as palavras oxítonas terminadas em a, e, o, em seguidas ou não de “s”: também e já.
    Errado: já é monossílaba (Regra: Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em a, e, o seguidas ou não de "s")

    b) Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas: década e porém.
    Errado: porém é oxítona (Regra: são acentuadas todas as palavras oxítonas terminadas em  a, e, o, em seguidas ou não de “s”)

    c) Acentua-se a segunda vogal tônica do hiato: subtraídas e ótimo
    Errado: ótimo é proparoxítona (Regra: Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas)

    Obs.: Acentuam-se as vogais "i" e "u" tônicas dos hiatos, quando aparecerem sozinhas na sílaba ou acompanhadas pela letra "s". Não são acentuados quando seguidos de "nh" e quando formando vocábulos paroxítonos precedidos de ditongo.

    d) Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em  a, e, o seguidas ou não de "s": e . Correta!

    e) Acentuam-se com acento agudo os ditongos tônicos éi, éu, ói: vídeo e sério.
    Errado: Depois do novo acordo ortográfico, acentuam-se apenas os ditongos de pronúncia aberta (éi, ói, éu), quando oxítonos ou monossílabos seguidas ou não de "s". Já as paroxítonas terminadas com os ditongos ei, oi e eu não são mais acentuadas, os demais casos permanecem. Os vocábulos vídeo e sério são paroxítonas terminadas em ditongos.

    Bons estudos!

  • Monossílabos
    Acentuam-se graficamente os monossílabos tônicos terminados em a(s), e(s), o(s).
    Exemplo: pá, pé, pó
  • não conseguir entender o enunciado desta questão, muito confusa, pois tem pouca informação.
  • Célia, a questão quer saber qual das alternativas, com a regra ortográfica descrita, está de acordo com os dois exemplos dados no final de cada alternativa.
  • Essa questão é cômica. O que me assusta é que ela é para professor de Português.
  • e) Acentuam-se com acento agudo os ditongos tônicos éi, éu, ói

    Só acrescentando:

    Os ditongos éi e ói não são mais acentuados pela nova regra ortográfica.
  • QUESTÃO DESATUALIZADA
  • Um macete bom pra quem quer aprender acentuação gráfica em cinco minutos e gosta de musiquinhas para estudar. Eu achei muito bom!


    Palavras oxítonas

    Terminadas por “E”, “A” e “O”

    Recebem o acento

    E a pronúncia fica bem melhor

    Palavras oxítonas

    Terminadas por “EM” e “ENS”

    Na derradeira sílaba

    Recebem o acento também

    Paroxítonas são muito, muito mais

    Por isso abrangem as outras terminações

    Em “EI” E “OI” de heroico

    Não faça confusão

    O acento está morto no caixão

    Mas em ditongo crescente, oral e final

    Nesses casos o acento é fatal

    As proparoxítonas

    Todas recebem acento, meu irmão

    É a regra mais fácil

    Pois não existe exceção

    No “I” e “U” dos hiatos vai usar

    No “PÔR” e “PÔDE” para diferenciar

    E o monossílabo tônico

    Com “O”, “E” e “ A”

    Não usando o acento vai faltar

    Vídeo em: 
    http://www.youtube.com/watch?v=XX3OS2YyoYg

  • O gabarito da questão é a alternativa D
    3.1 Regras de acentuação:

    Acentuamos os monossílabos tônicos terminados em:

    a, as: lá, hás;

    e, es: pé, mês;

    o, os: pó, nós.

  • Charles, cuidado com o que afirma. As palavras Sério e Vídeo são ditongos sim.
    O erro da Letra E:  Acentuam-se com acento agudo os ditongos tônicos éi, éu, ói. Esta regra foi abolida em parte, porque ela só está vigente para as oxítonas. Foi abolida para as paroxítonas. Veja:
    Ditongos abertos ( ÉI, ÉU, ÓI ) em palavras oxítonas - Acentua-se. ex: papéis, herói, heróis, troféu
    Ditongos abertos ÉI, ÉU, ÓI )em palavras paroxítonas-  NÃO acentua-se. Regra caiu/ foi abolida. ex: ideia, colmeia, boia.
    Ditongo Oral em palavras paroxítonas - Acentua-se. ex: cárie, árduos, vídeo, sério
    Portanto, vídeo e sério são paroxítonas terminadas em ditongo oral, mas não são acentuadas pelo que diz no enunciado da E. Acentuam-se com acento agudo os ditongos tônicos éi, éu, ói. Mesmo porque, nem vídeo nem sério terminam em EI, EU, OI. 
  • A Alternativa "a" pode suscitar dúvidas. Porém, ela está incorreta porque "já" é monossílabo tônico, e não uma oxítona. Apesar disso, vale ressaltar que a regra: são acentuadas as oxítonas terminadas em "a", "e", "o" seguidos ou não de "s" e "em" "ens" são acentuadas.


  • Esta questão está desatualizada de acordo com Novo acordo ortográfico.

    Antes da nova regra, sim, palavras como pá, pás, pé, pés eram acentuadas por serem monossilabos tônicos, com o novo acordo são acentuadas por serem oxitonas terminadas em a/e/o seguidas ou não de "s".

     

  •  

     

    Q813984

     

    VO- CÊ   -     D Ê  -      Utiliza-se o acento circunflexo nas palavras OXÍTONAS terminadas em:

    es/tá  -     oxítona em A.

    -    VOGAIS TÔNICAS fechadas que se grafam  -e    ou     –     o e

     

     

     

                                                                                  MONOSSÍLABOS

    Q823411

    Monossílabos TÔNICOS terminados por a(s), e(s), o(s):

     

                         chá, má, pé, vê, só, pôs

     

      2) Monossílabos tônicos formados por ditongo aberto ÉIS, ÉU, ÓI:

                    réis, véu, dói

     

    MONOSSÍLABOS TÔNICOS  =          MAR,       É     ,   NÓS

                                                                               JÁ, PARÁ, MÁS, DÓ, VÊ, VOVÔ, DÊ

     

     

     

    2-     OXÍ   -     TONAS   =       SÍLABAS MAIS FORTE      A ÚLTIMA  (OXI)    FO -   GA  -  RÉU

       A - TÉ

                                   OXÍTONA terminada em      A   -    E     -  O  -   EM    Além

     

                   OXÍTONAS:       Sílaba tônica:      ÚLTIMA

     

    Acentuam-se as OXÍTONAS terminadas em:  A (s),  E (s), O (s), EM e ENS

     

     

     

     

                            VIDE  Q812841           -          HIATOS

     

    8) HIATOS: acentuam-se as letras I e U desde que sejam a segunda vogal tônica de um hiato e estejam sozinhas ou seguidas de S.

    caí, PAÍS, baú, balaústre.

     

     

    HIATO

    Baú, saída, egoísta

    DestruÍ-la

     

    EXCEÇÃO:       NHA – Rainha, coroinha

    Exceto quando acompanhado de: Nh, L,M,N,R Ou Z.

    Ex : ju-iz    não tem acento

    HIATO: quando duas vogais estão juntas na mesma palavra, mas em sílabas diferentes.

    Ex:

    SA-Ú-DE

    PA-RA-Í-BA

    SO-AR

     

     

     

    9) HIATOS formados por ee e oo NÃO devem ser acentuados

    creem, deem, leem, perdoo, magoo.

     

  • a) tam-bém -> oxi. / já -> monossílabo tônico. [ERRADA]
    b) dé-ca-da -> proparox./po-rém -> oxi. [ERRADA]
    c) sub-tra-í-das -> hiato/ ó-ti-mo -> proparox. [ERRADA]
    d) GABARITO!
    e)ví-deo -> parox. terminada ditongo/ sé-rio -> parox. terminada em ditongo. [ERRADA]