SóProvas


ID
637669
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

É tempo de pós-amor

   Cansei de amor! Quantos filmes, entrevistas, artigos, livros sobre amor cruzaram seu caminho ultimamente? Em uma semana, assisti a um vídeo, vi um filme, li meio livro e participei de um debate na televisão. Tudo sobre amor. E ouvi as pessoas – provavelmente também eu própria – dizerem coisas pertinentes e bem ditas que, de tão pertinentes e repetidas, já se tornaram chavões comportamentais, e parecem fichas de computador dissecadas de qualquer verdade emocional. E de repente está me dando uma urticária na alma, um desconforto interno que em tudo se assemelha à indigestão.

    Estamos fazendo com o amor o que já fizemos com o sexo. Na década passada parecia que tínhamos reinventado o sexo. Não se pensava, não se falava, não se praticava outro assunto. Toda a nossa energia pensante, todo o nosso esforço vital pareciam concentrados na imensa cama que erguíamos como única justificativa da existência humana. Transformamos o sexo em verdade. Adoramos um novo bezerro de ouro.

    Mas o ouro dos bezerros modernos é de liga baixa, que logo se consome na voracidade da mass media. O sexo não nos deu tudo o que dele esperávamos, porque dele esperávamos tudo. E logo a sociedade começou a olhar em volta, à procura de um outro objeto de adoração. Destronado o sexo, partiu-se para a grande festa de coroação do amor.

  Agora, aqui estamos nós, falando pelos cotovelos, analisando, procurando, destrinchando. E desgastando. Antes, quando eu pensava numa conversa séria, direita, com a pessoa que se ama, sabia a que me referia. Mas agora, quando ouço dizer que “o diálogo é fundamental para a manutenção dos espaços”, não sei o que isso quer dizer, ou melhor, sei que isso não quer dizer mais nada. Antes, quando eu pensava ou dizia que amor é fundamental, tinha a exata noção da diferença entre o fundamental e o absoluto. Mas agora, quando eu ouço repetido de norte a sul, como num gigantesco eco, que “a vida sem amor não tem sentido”, fico com a impressão de estar ouvindo um slogan publicitário e me retraio porque sei que estão querendo me impor um produto.

    A vida sem amor pode fazer sentido, e muito. É bom que a gente recomece a dizer isso. Mesmo porque há milhões de pessoas sem amor, que viveriam bem mais felizes se de repente a voz geral não lhes buzinasse nos ouvidos que isso é impossível. O mundo só andou geometricamente aos pares na Arca de Noé. Fora disso, anda emparelhado quem pode, quando pode. E o resto espera uma chance, sem nem por isso viver na escuridão.

   Antes que se frustrem as expectativas, como aconteceu com o sexo, seria prudente descarregar o amor, tirar-lhe dos ombros a responsabilidade. Ele não pode nos dar tudo. Nada pode nos dar tudo. Porque o tudo não existe. O que existe são parcelas, que, eternamente somadas e subtraídas, multiplicadas e divididas, nos aproximam e afastam do tudo. E a matemática dessas parcelas pode ser surpreendente: quando, como está acontecendo agora, tentamos agrupá-las todas em cima de uma única parcela – o amor −, elas não se somam, pelo contrário, se fracionam, causando o esfacelamento da parcela-suporte.

     Amor criativo é ótimo, dizem todos. E é verdade. Mas melhor ainda é pegar uma parte da criatividade que está concentrada no amor, e jogá-la na vida. Solta, ela terá possibilidades de contaminar o cotidiano, permear a vida toda e voltar a abastecer o amor, sem deixar-se absorver e esgotar por ele. Dedicar-se à relação é importante, dizem todos. E é verdade. Mas qualquer um de nós tem inúmeras relações, de amizade, vizinhança, sociais, e anda me parecendo que concentrar toda a dedicação na relação amorosa pode custar o empobrecimento das outras.

   Sim, o amor é ótimo. Porém acho que vai ficar muito melhor quando sair do foco dos refletores e passar a ser vivido com mais naturalidade. Quando readquirirmos a noção de que não é mais vital do que comer e banhar o corpo em água fria nem mais tranquilizador do que ter amigos e estar de bem com a própria cara. Quando aceitarmos que não é o sal da terra, simplesmente porque a terra é seu próprio sal, e é ela que dá sabor ao amor.

(Colasanti, Marina, 1937 – Eu sei, mas não devia. Rio de Janeiro: Rocco, 1996) 

Dedicar-se à relação é importante...” É correto afirmar que o sinal gráfico empregado na palavra destacada nessa frase é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Ótima questão.... só p cara ficar esperto... Eu me atirei feito um patinho na alternativa C. "Crase" ! Como diz um professor meu: Essa questão é de chorar nos cantinhos. O nome do sinal gráfico é ACENTO GRAVE!!! CRASE é o nome do fenômeno da junção do artigo A com a preposição A. Muito boa, muito boa. Não erro mais!
  • Muito boa a questão mesmo!
    Para estar vacinado e não errar mais :)
    Se consultar um livro de gramática, verá que não é usual existir um capítulo Crase. A crase geralmente é uma seção do capítulo Acentuação.
    []s
  • Acento Grave
    Utiliza-se o acento grave, indicativo da crase, para assinalar a contração da preposição a com o artigo a e com os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo.
    Exemplo: à, às, àquele(s), àquela(s), àquilo.
  • Ótima questão, fiquei a dúvida etre C e E, e acabei marcando C..Vou prestar mais atençao nas proximas questões concerteza.

  •  "concerteza" preste mais atenção companheiro.
  • ."Eu tbm caí feito um patinho".123456
    .
    .
    .
    As bancas sabem do nosso estado emocional.
    Aí ficam pregando peças.
    Rs.
  • Também cai...

    Melhor aqui, do quê na Prova !! kkkkkkkkkkk
  • Me senti um ratinho faminto puxando a isca da ratoeira. Questão capciosa. Antes errar aqui do que errar na prova.
  • Cai como um patinho não.... como um sapinho. Errei feio.....
  • Já fui marcando e dizendo:
    ah! que questão fácil essa, assim todo mundo acerta.
    me enganei completamente até eu errei, caí na armadilha da banca. rsrsrs
  • Muito obrigada para quem postou essa questão. Se eu errasse isso na prova me matava!!!!!!!!

    Cai como um patinho 23378
  • rsrssr, muito facil pra ser verdade. O individuo pode ter ficado realmente tentado para marcar CRASE. Eu fiquei, porem pensei, Muito facil pra ser verdade.
    Agora sei que crase e o fenomeno e acento grave e o nome do acento do fenomeno.
  • Agora todo mundo, vai se lamentar por suas precipitaçãos. 
  • Realmente parece uma questão besta, mas jpa vi mtuita gente cair assim.

    De qualque forma me leguei logo!
     o

    O nome do acneto é GRAVE, todavia o fenômeno é chamado CRASE!

  • Nossaaa!!! uma pegadinhaaaa!!!
  • Evanildo Bechara esclarece que crase é um fenômeno fonético que se estende a toda fusão de vogais iguais, e não somente ao "a" acentuado. Sendo assim, não se deve chamar crase ao acento grave.
  • Pegadinha do Malandro!! HA!
  • Essa foi a questão mais fácil que eu respondi sobre o tema Crase!!!
  • também caí na "C "  vou ficar mais esperto agora !!!!! ahahahhahahahha
  • Nossa quando li a questão pensei: essa é pra não zerar! E errei feiooooooooooooooooooooooooooooo........kkkkkk. Não erro nunca mais!

  • HAHAHA, RIR PARA NÃO CHORAR.
    EU ERREI TAMBÉM E FUI DIRETO NA C.
    BONS ESTUDOS


     

  • Um pegadinha ótima, esse exercício!
  • Valendo R$1.000.000,00, qual a resposta certa?
    “Dedicar-se à relação é importante...” É correto afirmar que o sinal gráfico empregado na palavra destacada nessa frase é denominado:
    a) Indicativo.
    b) Acento agudo.
    c) Crase.
    d) Acento circunflexo.
    e) Acento grave.

    Errar esse tipo de questão pode deixar sequelas permanentes (>_<)
    Em português, o acento grave indica a crase, a junção da preposição a com os artigos a e as ou com um pronome iniciado por a (aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo e aqueloutro). 
  • Quem tá no QC não erra mais essa questão...
  • Analizando melhor a questão:
    Tipos de acentos:
    ^circunflexo
    ` grave
    ´ agudo
    ~ til – característica: timbre nasal (som que parece sair do nariz)
    .. trema (não existe na ligua portuguesa)  
  • Aí é que vc se engana Sandro.O trema continua existindo na língua portuguesa sim,mas não da mesma forma.
    Nas formas GÜ e QÜ,realmente ele foi extinto,no entanto em palavras estrangeiras que possuem trema e suas derivadas,estará presente sim.Por exemplo:

    Müller - Mülleriano
  • ...me arrombei também...
  • KKKK...Vários patinhos! Parece uma lagoa. 
    Eu caí lindo...e achei muito bom! VALEU!
  • Putz, fui feliz da vida no C...rssss
    Estou feliz de ter feito esta questão aqui no QC do que na prova do concurso.
    É muito bom para todos nós.
    Boa Sorte.
  • Caramba, nunca mais me esquecerei deste modelo de questão.

    Marquei a letra C com toda certeza e convicção. Agora se fosse na prova mesmo, ia chorar no outro dia. 

    Muito boa essa questão.

    10 pontos para ela. 


    Tenho um livro chamado Curso Prático de Gramática, Ernani Terra... Ele é bem antigo, é edição de 99 aborda sobre isso.

    "A palavra crase provém do grego krasis e significa "fusão", "junção". Em português, ocorre a crase com as vogais idênticas a + a. Tal fusão é indicada por meio do acento grave (à).
  • Dificil não errar... mas valeu QC.
  • Questão mais comentada das que eu já estudei!!!!!!!!  mt polêmica!!!
  • Também errei! Pegadinha!!

    E olha que foi uma pergunta para o cargo de professor de lingua portuguesa.

    Pergunta simples, prática e direta.

    Só é necessário um pouco mais de atenção.
  • Também cai na pegadinha. Nem sequer olhei as outras opções, fui direto na letra "C"...kkkkkk!!!

    Como diz o ditado: "É errando que se aprende"!!!
  • Olha eu só não cai nessa pq havia estudado o assunto no livro do Rodrigo Bezerra, que por sinal é excelente, há dois dias atrás.

    Temos realmente que ter muita atenção.

    Só para constar, apenas no nosso idioma é que usamos o acento grave!!!

    Vamos estudar que a prova de Escrevente do TJ SP é dia 02DEZ12.

    Caminhando... um passo de cada vez!!!
  • questão pra nunca mais errar!!!!

    hsuahsuashausa

    é pra aprender a não ser mais afobada na prova kkkk
  • Crase é a junção da preposição “a” com o artigo definido “a(s)”, ou ainda da preposição “a” com as iniciais dos pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s), aquilo ou com o pronome relativo a qual (as quais). Graficamente, a fusão das vogais “a” é representada por um acento grave, assinalado no sentido contrário ao acento agudo: à.

    Fui com muita convicção na alternativa c, ainda bem que não foi na prova.
    Essa não erro mais.
  • Essa questão eu não errei. Já sabia. rsrsrsr!!! :)
    obrigado eu..
    Força e fé
  • MAIS UM PATO CAIU.
    EXELENTE QUESTÃO.

  • O PIOR DE TUDO; PIOR DE TUDO.....
    É QUE MEU AMIGO COMENTOU
    ISTO COMIGO UNS DIAS ANTES,
    E EU AINDA ERREI!!!!
    AAAHHHHHHHHHH!!!!!!!!!
  • fui cheio de fome na c

  • Pegadinha do malandro!!! RAAAAÁ!!!
    Eu acertei pois há tempos atrás tinha feito uma questão muiiiiiiito parecida com essa. Espero que todos lembrem dela com carinho para não errar mais. Errar uma questão como essa numa prova para tribunais, por exemplo, fará você despencar "apenas" 500 posições....

    Vamos em frente galera!! Temos pelo menos mais umas 30.000 questões aqui no QC para responder!
    :)
  • Eu me gabava de nunca errar questão sobre crase, mas essa me pegou que nem um patinho. Viva o Questões de Concursos, viva o desafio!
  • Errei pela segunda vez. Desse jeito TRTs não vemnimim... Xuá xuá xuá

  • 45 comentários... alguma coisa tinha ai...!!! errei mas não errarei de novo.... hihihihihihih....
  • Crase é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe:

     Obedecemos ao regulamento.

     ( a + o )

    Não há crase, pois o encontro ocorreu entre duas vogais diferentes. Mas:

     Obedecemos à norma.

     ( a + a )

    Há crase pois temos a união de duas vogais iguais ( a + a = à )


  • AS LETRAS  agu ou gra. a corretas esta entre as duas  é claro letra   É  CERTA

  • AS LETRAS  agu ou gra. a corretas esta entre as duas  é claro letra   É  CERTA

  • Cai nessa casca de banana bem bonito! Marquei crase com gosto, kkkkk


    Crase é o nome do fenômeno, o acento se chama acento grave! Essa questão eu nunca mais erro..

  • Misericordia meu Deus!

  • Muito fácil. Questão boba. Para alguns é pegadinha.

  • Oi colegas.

    O MESTRE EVANILDO BECHARA LESIONA O SEGUINTE:

    "Crase é um fenômeno fonético cujo conceito se estende a toda fusão de vogais iguais, e não só ao a acentuado.

    Não há razão para condenar-se o verbo crasear para significar 'por o acento grave indicador de crase' O que não se deve é chamar crase ao acento grave "



    FONTE: fls. 302 da obra Gramática Escolar da Língua Portuguesa.

    =D

  • Uma questão destas em um concurso para professor? Ridículo!!!

  • Égua mano, quando olhei essa questão lembrei do acento grave. Tava no Certo e não confiei nos meus conhecimentos kkkkk

    fuuu

  • Gabarito C

    Comentários

    Sinal modifica o som da sílaba, é o que ocorre com o til (~). O til não é acento!

    Acento marcam as sílabas tônicas


    Apesar de a banca ter usado o termo incorreto, sinal gráfico, a letra C está correta porque crase não é o acento propriamente dito, mas sim a fusão da preposição a + vogal a = à, marcada pelo acento grave.


    PS. Pessoal, vi que muita gente errou essa questão, vou ser sincero, não sou nenhum gênio, mas não exitei um só momento em marcar a letra C. Recomento a gramática de Agnaldo Martino, ele explica isso direitinho.


    Bola pra frente, errar aqui é muito bom, não pode ser é na prova.

  • Cai também, e olha que a Consulplan nem é o cespe, oh my God!

  • putz... até assustei qdo vi que havia errado!!!!

     

  • Kkkk kkk. ...... fala sério
  • Pegadinha do malandro...yeah yeah!!!!

  • Desatenta: cai! Aff!!!

  • E você aí... Aprendendo regras... volta de, volta da, plural...Então...

  • Eu pensei que só eu tinha errado essa kkkkk...

  • Se atentar ao que está perguntando.

  • Que pegadinha! Caí nessa.

  • Olha a casca de banana...

     

    vai besta!

  • não tem como a pessoa errar mais, ou tem??ainda bem que eu errei antes da prova...kkkkk

     

  • Assim, recapitulemos: o acento grave é usado na contração da preposição “a” com a forma feminina do artigo ou pronome demonstrativo “a”: à, às. Desse mesmo modo acontece com a preposição “a” e os pronomes demonstrativos: aquele(s), aquela(s), aquilo: àquele(s), àquela(s), àquilo.

     

    crase

    na gramática grega, fusão ou contração de duas vogais, uma final e outra inicial, em palavras unidas pelo sentido, e que é indicada na escrita pela corônis.

    fon gram fusão de duas vogais idênticas numa só, que ocorre, p.ex.:, na evolução das línguas român. (lat. colore 'cor' > port. coor > cor ).

  • A questão mais comentada de todas. rsrsrs. Desconfie quando a resposta parecer óbvia.

  • tomara que caia essa qquestão de novooooooooooooo hahahahahhahahahahahaahhahahahhahaha

  • Questão junin!

  • Gravei assim:    CRASE É MUITO GRAVE !

     

    ACENTO GRAVE =   CRASE:        é o índice, o acento pelo qual se marca a existência da crase

     

    VIDE  Q711208

     

     

    “A __________________ do acento grave indicador de crase no título do texto se deve a dois fatores, a saber: ____________________________ e ____________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

     

    obrigatoriedade / exigência de preposição / presença do artigo ‘a’

     

    obrigatoriedade -  exigência de preposição -   presença do artigo ‘a’

     

    Q820944

    presença de artigo definido feminino. 

     

     

  • Assustei, mas vi que não fui o único. É isso aí galera, vivendo e aprendendo, sempre!!!!!!!!!!!!! 

  • Neguinho vai até babando na "crase" rsrs

  • acento: grave

    fenômeno: crase

    vivendo e aprendendo! kkkkkkkk

     

  • q merda de questão 

  • acento grave indicativo de crase.

  • A MAIS BOSTA DE TODAS, ESSA QUESTÃO!

     

  • Que questão!!! Meu Deus! Cada dia mais surpresa com essas bancas.

  • Questão feia -.-

  • Tinha que ser a CONSULPLAN. 

  • Admitindo que a pressa é inimiga da perfeição. Mais uma que caiu. Mas agora é atenção redobrada. 

    Bora estudar galera!

  • kkkkkk

  • Calma aí que vou me matar alí, e já volto!!! rsrs

  • KKKKKKKKKKKKKKKK SACANAGEM ESSA. NEM LI TODAS AS ALTERNATIVAS ACHANDO RIDÍCULA UMA QUESTÃO DESSAS PRA PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. ERREI. FUI NA ALTERNATIVA C DE CARA KKKKKKKKK

  • 2.569 pessoas = erraram...

    dentre elas

    2.341 pessoas = foram rindo na letra C e CEfuderam (inclusive eu)....

     

    KKKKKKKKKKK

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tambem fui seco crase

     

  • "Acento grave indicador de crase" é a definição correta... Tbm me precipitei e marquei a C. Que sirva de exemplo para prestar mais atenção nas próximas. Uma questão teoricamente "dada de graça" e uma galera errou... Vish.

  • Estava estranhado muito fácil para o cargo, agora não erro mais esta pegadinha

  • kkkkkkkkkkkkkkkkk que pegadinha!!!!

  • Errei feliz da vida ... Passei pra próxima na certeza do ponto garantido...kkkkk... vixi

  • Tomei no zói

  • pqp!

  • É a Consulplan sendo Consulplan...

  • Eita! Estava fácil demais para ser verdade. Marquei "crase" com a certeza de ponto garantido kkkkkkkkkkkk

  • hahaah que presepada

  • Foge bino! 

  • Crase: na gramática grega, fusão ou contração (fenômeno) de duas vogais, uma final e outra inicial, em palavras unidas pelo sentido, e que é indicada na escrita pela corônis (Sinal gráfico semelhante ao apóstrofo*que indicava as vogais longas ou contração entre duas palavras numa frase).

    Acento grave: Graficamente representado por um traço oblíquo para a esquerda, o acento grave é colocado apenas sobre a vogal a, indicando que há crase, ou seja, que ocorre a contração da preposição a com outra palavra. É usado em poucas palavras: à (a + a)

    Gabarito C

    *sinal diacrítico freq. em forma de vírgula voltada para a esquerda, mas tb. reto, que, alceado a um nível superior ao das letras minúsculas, serve para indicar a supressão de letra(s) e som(ns) (como, p.ex., mãe-d'águaVozes d'África etc.)

  • a questão está corretíssima, galera, sem estresse, parece piada a revolta aqui, e vai se acostumando porque a Consulplan é a maior banca privada nacional, tá pegando já prova de tribunal de grandes concursos........ chora povo , chora que faz bem!!! hahahahahaha

  • PARA NUNCA MAIS ESQUECER

    CRASE É FENÔMENO FONÉTICO, NÃO É ACENTO !!!

    CRASE É FENÔMENO FONÉTICO, NÃO É ACENTO !!!

    CRASE É FENÔMENO FONÉTICO, NÃO É ACENTO !!!

    CRASE É FENÔMENO FONÉTICO, NÃO É ACENTO !!!

    Bons estudos.