SóProvas


ID
638476
Banca
ND
Órgão
OAB-SC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 8.666/93, em sua redação atual, o recebimento provisório do objeto do contrato administrativo, poderá ser dispensado:

Alternativas
Comentários
  • Questão correta: letra C.

    Literalidade do artigo 74 da Lei 8666/93.

     

    Art. 74.  Poderá ser dispensado o recebimento provisório nos seguintes casos:

    I - gêneros perecíveis e alimentação preparada;

  • Art. 74.  Poderá ser dispensado o recebimento provisório nos seguintes casos:

    I - gêneros perecíveis e alimentação preparada;

    II - serviços profissionais;

    III - obras e serviços de valor até o previsto no art. 23, inciso II, alínea "a", desta Lei, desde que não se componham de aparelhos, equipamentos e instalações sujeitos à verificação de funcionamento e produtividade.

    Parágrafo único.  Nos casos deste artigo, o recebimento será feito mediante recibo.
  • Perdoem minha ignorância, mas comecei a estudar faz pouco tempo para concursos. Creio que esta questão está em busca da diferença entre inexegibilidade e dispensa... Dessa forma, como já foi referido, a letra C é a que está de acordo com a legislação competente.

  • Apesar da questão lidar com a dispensa do recebimento provisório (art. 74), vale destacar que o recebimento provisório ou definitivo não exclui a responsabilidade civil pela solidez e segurança da obra ou serviço, nem ético-profissional pela perfeita execução do contrato, dentro dos limites estabelecidos pela lei ou pelo contrato.
  • João Francisco Nunes

    Na verdade, o examinador não exigiu que o candidato soubesse as diferenças entre licitação dispensada, dispensável ou inexigível, o que ele pretendia era saber se o candidato conhecia às exceções a regra do recebimento provisorio. Basicamente, existem duas maneiras em que a administração pública recebe a obra ou serviço.

    Recebimento provisório: é o recebimento do bem ou serviço pela administração a título de experimentação, é uma fase de testes, e sempre por determinado prazo estabelecido no contrato, esse período serve para que a administração detecte qualquer falha no empreendimento e, na sua ocorrência, determinar que  o contratado corrija tais imperfeições as suas custas. Transcorrido o prazo determinado sem que a administração impugne a obra ou serviço, entende-se que o objeto foi recebido de maneira definitiva.

    Recebimento definitivo: é a incorporação do bem de forma permanente ao patrimônio público.

    É claro que pela alternativa e conhecendo o conceito de recebimento provisório a questão já teria resposta por si, pois seria descabido que a administração pudesse receber gêneros perecíveis e alimentação preparada para guardar por um determinado período e depois de estragados pudesse devolver ao contratado, então, pela própria natureza do bem, a exigência do recebimento provisório é afastada.