SóProvas


ID
6388
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos a seguir foram adaptados de uma reportagem da Folha de S. Paulo, 30 de abril de 2006. Assinale aquele que não apresenta erro de natureza gramatical.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi! O gabarito aponta a letra D. Mas, esse "pagandolhes" não está correto!
  • Eu também não entendi o porquê da letra "D" estar correta. Não deveria haver um hifém em "pagandolhes"? Ou será que houve uma falha ao postar a questão?
  • Pesquisando a questão original, houve realmente um erro na transcrição da questão. O que foi apresentado na prova, na alternativa D, foi pagando-lhes.
  • Tb vi um erro na opção D. Será que esta questão foi anulada?
  • a) ERRADA. Um diploma universitário ou o ingresso no ensino superior não são garantias DE que os salários não se deteriorem de modo mais intenso nos períodos de crise, pois as maiores perdas entre 2002 e 2006, ocorreram nos trabalhadores com mais de 11 anos de estudo. b) ERRADA. A maior perda real da remuneração das pessoas, com maior nível, (INCLUIR VIRGULA) de instrução ocorre em razão da grande oferta de mão-de-obra qualificada (EXCLUIR VIRGULA) sem ter a contrapartida da expansão das vagas "de classe média". c) ERRADA. À força de trabalho "abundante" traz-se um alto nível de competição no mercado de trabalho que "ACHATA" os salários, especialmente em períodos de fraco nível de atividade econômica. d) CORRETA. Com farta oferta de mão-de-obra no Brasil, as empresas podem selecionar profissionais qualificados PAGANDO-LHES salários mais baixos e, muitas vezes, contratar um profissional mais capacitado do que a função exigiria. (O TEXTO ORIGINAL ESTÁ CORRETO) e) ERRADA. O fenômeno não é uma tendência mundial: trata-se de uma anomalia do mercado de trabalho brasileiro, ONDE existe uma redução de postos de trabalho possuindo remunerações mais elevadas por que o modelo econômico brasileiro destrói empregos de classe média.
  • A resposta "d" está errada, já que o verbo contratar deveria estar concordanddo com as empresas que no caso seria um sujeito oculto na segunda oração. Também poderia utilizar "podem contratar". Mas a resposta "e":"...: trata-se de uma anomalia do mercado de trabalho brasileiro, que existe uma redução de postos de trabalho possuindo remunerações mais elevadas por que o modelo econômico brasileiro destrói empregos de classe média.". Depois da primeira vírgula não poderia ser "que", deveria ser no qual. Comentem.
  • ERRADOa) Um diploma universitário ou o ingresso no ensino superior não são garantias que os salários não se deteriorem de modo mais intenso nos períodos de crise, pois as maiores perdas entre 2002 e 2006, ocorreram nos trabalhadores com mais de 11 anos de estudo.
    O sujeito está sendo separado  por vírgula.

    ERRADA  b) A maior perda real da remuneração das pessoas, com maior nível de instrução, ocorre em razão da grande oferta de mão-de-obra qualificada, sem ter a contrapartida da expansão das vagas "de classe média".
    A preciso colocar a segunda vígula, intercalando
  • A alternativa D é a menos errada. A meu ver faltou uma vírgula antes de "pagando-lhes".