-
CLIMA ORGANIZACIONAL
Clima organizacional é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela "atmosfera psicológica" que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar. Somos influenciados pelo clima organizacional e, ao mesmo tempo, o influenciamos. Esse ciclo de influências criará um efeito o qual chamamos de "realimentação de auto-reforço", fazendo com que certas características da cultura sejam amplificadas através de comportamentos repetidos nas relações do dia-a-dia. Assim, se a cultura organizacional for virtuosa, esse ciclo amplificará comportamentos construtivos, gerando mais produtividade com qualidade de vida. Mas se a cultura for viciosa, o ciclo de influências arrastará a empresa para comportamentos cada vez mais destrutivos, prejudicando a produtividade, desgastando as pessoas e os seus relacionamentos. Portanto, torna-se vital conhecermos os fatores que dificultam a manutenção de um clima organizacional produtivo se pretendemos intervir de forma significativa.
-
Soluções práticas para a melhoria do clima organizacional
A melhoria do clima organizacional é um desafio bastante complexo dado o alto grau de subjetividade envolvido nesse processo. As pesquisas de clima organizacional apenas trazem um mapeamento do ambiente psicológico, mas não têm o poder (nem a pretensão) de prover soluções efetivas para o problema. Se pretendemos obter melhorias realmente expressivas e sustentáveis sobre o clima, precisaremos investir em programas práticos capazes de intervir no que acontece "da pele para dentro" das pessoas, e que, portanto, não se limitem a oferecer apenas teorias, modelos e conceitos. Programas estruturados, que priorizem a otimização dos comportamentos produtivos através da redução de stress e reatividade, bem como do aumento do discernimento e do bem-estar do colaborador. Assim, iniciamos um processo em cadeia que começa com a melhoria do clima do indivíduo e que poderá culminar com a evolução de toda a cultura organizacional. Talvez você esteja pensando que tudo isso é no mínimo complicado. As coisas eram realmente bem mais simples naquela época em que os problemas de produtividade podiam ser resolvidos com o aperto de alguns parafusos. Mas a verdade é que o mercado evoluiu muito nesses últimos 30 anos e, se sua empresa deseja garantir seu lugar ao sol neste novo cenário, uma dica quente para aumentar a produtividade é investir na melhoria do clima organizacional através da melhoria do clima das pessoas.
Bons estudos. Espero ter contribuido !
-
essa questão nao deveria estar classificada em "gestão de pessoas"??
-
LETRA C CORRETA!!!
ERRADA!!! I. O clima organizacional não está intimamente relacionado ao grau de motivação de seus participantes. ESTÁ NO ÍNTIMO DE CADA PESSOA NUMA ORGANIZAÇÃO E TEM REFLEXO DIRETO NA MOTIVAÇÃO, QUE TBM SEGUNDO AS TEORIAS TEM FATORES INTERNOS.
CORRETA!! II. O clima organizacional tende a baixar em situações de mudanças organizacionais, greves, piquetes, etc.
CORRETA!! III. O clima organizacional é refexo das motivações individuais dos membros da organização.
-
Fernando,
parabéns pela iniciativa de postar os mapas mentais, eles têm sido de grande valia, seus comentários, idem!
Abraço,
João Pedro.
-
Em relação ao item II, clima organizacional não se "baixa" ou se "aumenta"; clima organizacional piora ou melhora. Outra coisa: pode até ser verdade que o clima organizacional piore com greves e piquetes, mas acho errado dizer que o clima organizacional tende a piorar em situações de mudança organizacional. Há mudanças organizacionais que podem injetar novo ânimo entre os colaboradores.
-
Clima organizacional é o nome dado ao ambiente interno existente entre os membros da organização. O clima organizacional está intimamente relacionado com o grau de motivação dos seus participantes. Quando há elevada motivação entre os membros, o clima motivacional se eleva e se traduz em relações de satisfação, de animação, interesse, colaboração, etc. Todavia, quando há baixa motivação entre os membros, seja por frustração ou barreiras a satisfação das necessidades, o clima organizacional tende a abaixar-se, caracterizando-se por estados de depressão, desinteresse, apatia, insatisfação, etc, podendo, em casos extremos, chegar a estados de agressividade, tumulto, inconformismos, etc, típico de situações em que os membros se defrontam abertamente com a organização (como nos casos de greves, piquetes, etc). O conceito de clima organizacional envolve um quadro amplo e flexível da influência ambiental sobre a motivação. O clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento.
Fonte http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_3mod/endo_marketing/pdf/endo_aula03.pdf
-
Questão fácil ao considerar a I. como errado !!! a lógica auxilia .