-
BSC
Balanced Scorecard é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Os métodos usados na gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura, baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI (tecnologia da informação) e os softwares de ERPcomo soluções de apoio, relacionando-a à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio. Os passos dessas metodologias incluem: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade; passos estes implementados através de indicadores de desempenho.
O BSC (Balanced Scorecard) foi apresentado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica.
Os requisitos para definição desses indicadores tratam dos processos de um modelo da administração de serviços e busca da maximização dos resultados baseados em quatro perspectivas que refletem a visão e estratégia empresarial:
- financeira;
- clientes;
- processos internos;
- aprendizado e crescimento.
É um projeto lógico de um sistema de gestão genérico para organizações, onde o administrador de empresas deve definir e implementar (através de um Sistema de informação de gestão, por exemplo) variáveis de controle, metas e interpretações para que a organização apresente desempenho positivo e crescimento ao longo do tempo.
-
Para se criar um BSC que efetivamente traduza as estratégias e missão da empresa em metas e indicadores específicos, os autores do modelo converteram esses elementos da estratégia em quatro perspectivas distintas: financeira, dos clientes, dos processos internos, e do aprendizado e crescimento.
RESPOSTA CORRETA: LETRA A
-
Alternativa: A
Segundo Chiavenato - Administração Geral e Pública - página 283
O BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e baseia-se em 4 perspectivas básicas, a saber:
a) Finanças => Envolve os indicadores e medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retorno sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organização adote como relevantes para seu negócio.
b) Clientes => Inclui indicadores e medidas e medidas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais, bem como valor agregado aos produtos/serviços, posicionamento no mercado, nível de serviços agregados à comunidade pelos quais os clientes indiretamente contribuem.
c) Processos internos => Incluem indicadores que garantam qualidade intrínseca a produtos e processos, empreendedorismo, criatividade, capacidade de produção, alinhamento com as demandas, logística e otimização dos fluxos, assim como qualidade de informações, de comunicação interna e interfaces.
d) Aprendizagem/ crescimento organizacional => Consideram pessoas em termo de capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional com fins e investimentos em seu futuro
A ideia predominante no BSC é " o que se faz é o que se pode medir".
-
BSC É : FICA PRO CRESCIMENTO
- FINANCEIRA
-CLIENTE
-APRENDIZAGEM
-PROCESSOS INTERNOS
-CRESCIMENTO
-
Balanced Scorecard, dimensões/perspectivas/indicadores:
Financeira: Como atendemos aos interesses dos acionistas?
(Exemplos de indicadores: retorno sobre o investimento, o valor econômico agregado, a lucratividade, o aumento de receitas, redução de custos e outros objetivos de cunho financeiro que estejam alinhados com a estratégia).
Cliente: Como o cliente nos enxerga?
(Exemplo de indicadores: participações de mercado, aquisição de clientes, retenção de clientes, a lucratividade dos clientes e o nível de satisfação dos consumidores).
Aprendizado e Crescimento: Como podemos melhorar e criar valor agregado?
(Abrange os processos de inovação (criação de produtos e serviços), operacional (produção e comercialização) e de serviços pós-venda (suporte ao consumidor após as vendas).
Processos Internos: Em que processos precisamos ser eficientes?
(Três fontes principais: pessoas, sistemas e procedimentos organizacionais. Indicadores importantes: nível de satisfação e rotatividades dos funcionários, lucratividade por funcionário, capacitação e treinamento, participação dos funcionários com sugestões para redução de custos ou aumento de receitas).
OBS.: Palavras-chave do BSC: relação causa e efeito; mapas estratégico; Sistema de Gestão Integrado; Visão e Estratégia.