SóProvas


ID
638911
Banca
FUMARC
Órgão
PRODEMGE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

São fatores que interferem negativamente no processo de gestão estratégica, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • É interessante como cada um tem uma percepção distinta sobre a mesma questão.

    O entendimento que tive dessa questão foi o seguinte:
    a alternativa "c", para mim, interfere negativamente no processo de gestão estratégica, uma vez que o foco nas soluções impede que, de fato, se resolva o problema. Quando se foca em solucionar problemas deixa-se de buscar a fonte real do problema. Para a gestão estratégica, no meu entendimento, não basta focar em soluções. Torna-se necessário identificar a causa real dos problemas, a fim de que se evite que eles voltem a acontecer.

    Marquei a alternativa "d" por entender que, dentre as respostas apresentadas, a que é mais superficial, a ponto de ser facilmente modificada, é a situação nela descrita. As demais apresentam-se como componentes da cultura organizacional e mostram-se difíceis de serem modificadas e, portanto, podem, efetivamente, afetar a gestão estratégica de forma negativa.
  • LETRA C

    A princípio entendi que todos os itens interferem negativamente no pocesso de gestão estratégica. Olhando mais criticamente, enfocar as soluções é melhor que enfocar os problemas. Tem aquela máxima: "É fácil criticar, difícil é propor algo." 

    Logo propor soluções (focar as soluções) é melhor que focar os problemas. 
  • Essa foi tão água que merece uma piada:

    Um açougueiro entra no escritório de um advogado e pergunta: - 'Se um cachorro solto na rua entra num açougue e rouba um pedaço de carne, o dono da loja tem direito a reclamar o pagamento do dono do cachorro?' - 'Sim, é claro' -- responde o advogado. ' Então você me deve 8 reais. Seu cachorro estava solto e roubou um filé da minha loja' Sem reclamar, o advogado preenche um cheque no valor de 8 reais e entrega ao açougueiro. Alguns dias depois, o açougueiro recebe uma carta do advogado, cobrando 200 reais pela consulta.