É um orçamento aproximado, adequado às verificações iniciais, como estudos de viabilidade ou consultas rápidasde clientes. Se os projetos não estão disponíveis, o custo da obra pode ser determinado por área ou volumeconstruído. Os valores unitários são obtidos de obras anteriores ou de organismos que calculam indicadores. Porexemplo, o CUB (Custo Unitário Básico), definido pela NBR 12721 e calculado pelo Sindicato da Indústria daConstrução Civil de cada estado é um indicador do custo unitário de construção (ABNT, 2006). Outros exemplos são o SINAPI (CAIXA), os indicadores da Fundação Getúlio Vargas (coluna 35, por exemplo) e os custos médiospublicados pela editora Pini, na revista Construção e Mercado. O orçamento paramétrico serve como estimativado custo total.
http://pt.scribd.com/doc/29661695/8/Orcamento-parametrico
O orçamento paramétrico é um orçamento aproximado, apropriado às verificações iniciais, como estudos de viabilidade ou consultas rápidas de clientes, quando os projetos não estão disponíveis. O custo da obra pode, então, ser definido pela área ou volume construído.
O valor obtido no orçamento paramétrico é estimativo, e é indicado para a análise genérica de viabilidade, ou seja, permite ao proprietário ou interessado a verificação da ordem de grandeza e a adequação ao seu orçamento, para então definir, se deve ou não prosseguir na análise, já que provavelmente as etapas seguintes necessitarão de dispêndios financeiros (confecção de ante-projeto, orçamentos, entre outros).
http://www.projetos.unijui.edu.br/petegc/wp-content/uploads/2010/03/TCC-Mariela-Bortolon.pdf
O orçamento paramétrico é ideal para aqueles clientes que ainda não possuem todos os projetos executivos mas querem ter uma ideia de custo da obra.
E também para investidores analisarem a viabilidade de um empreendimento.
Vou listar as 3 principais aplicações do Orçamento Paramétrico:
Com a utilização correta destes índices é possível ter uma margem de erro de 10 a 20% e ter uma estimativa do custo da obra de maneira rápida e fácil.
O índice mais utilizado é o CUB (Custo Unitário Básico), porém existem muitos detalhes e maneiras de chegar no valor correto, sem deixar nenhum custo de fora do projeto.