SóProvas


ID
639862
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com o que está descrito na Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC nº 1.223/09, é correto afirmar emrelação às estimativas contábeis que:

Alternativas
Comentários
  • Fonte: NBC TA 540

    Introdução
    Natureza da estimativa contábil
    3.     O objetivo da mensuração de estimativas contábeis pode variar dependendo da estrutura de relatório financeiro aplicável e do item financeiro que está sendo relatado. O objetivo da mensuração para algumas estimativas contábeis é prever o desfecho de uma ou mais transações, eventos ou condições que dão origem à necessidade de estimativas contábeis. Para outras estimativas contábeis, incluindo diversas estimativas contábeis do valor justo, o objetivo da mensuração é diferente, e é expresso em termos do valor da transação corrente ou um item das demonstrações contábeis baseado nas condições vigentes na data da mensuração, como preço de mercado estimado para um tipo de ativo ou passivo específico. Por exemplo, a estrutura de relatório financeiro aplicável pode requerer a mensuração do valor justo baseado em uma suposta transação corrente hipotética entre partes conhecedoras e dispostas a transacionar como partes independentes (às vezes denominadas “participantes do mercado” ou equivalente), em vez da liquidação da transação em alguma data no passado ou futuro. (Diferentes estruturas de relatórios financeiros podem conter diferentes definições de valor justo).

    A questão faz referência ao texto da NBC TA 540. Letra C)
  • Segundo CFC 1223/09: 

    a)  uma diferença entre o desfecho da estimativa contábil e o valor originalmente reconhecido ou divulgado nas demonstrações contábeis representa uma distorção nas demonstrações contábeis. Este é, especialmente, o caso para estimativas contábeis do valor justo.
    Não representa necessariamente uma distorção nas demonstrações contábeis.

    b) não é objetivo do Auditor obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre se as estimativas contábeis, registradas ou divulgadas nas demonstrações contábeis, são razoáveis, exceto aquelas estimativas de valor justo.
    O objetivo do auditor é obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre: 
    (a) se as estimativas contábeis, incluindo as de valor justo, registradas ou divulgadas nas demonstrações contábeis, são razoáveis; e 
    (b) se as respectivas divulgações nas demonstrações contábeis são adequadas, no contexto da estrutura de relatório financeiro aplicável. 

    d) O Auditor não necessita obter entendimento sobre como a administração identifica as transações, eventos e condições que podem gerar a necessidade de reconhecimento ou divulgação de estimativas contábeis.
    Assuntos que o auditor pode considerar para obter entendimento de como a administração elabora as estimativas contábeis incluem, por exemplo: 
    • os tipos de contas ou transações às quais as estimativas contábeis se referem (por exemplo, se as estimativas contábeis são resultantes do registro de transações de rotina e recorrentes ou de transações não recorrentes ou não usuais); 
    • se a administração usou e, em caso positivo, como usou técnicas de mensuração reconhecidas para elaborar estimativas contábeis específicas. 
    • se as estimativas contábeis foram elaboradas com base em dados disponíveis em uma data intermediária e, em caso positivo, se e como a administração levou em consideração o efeito de eventos, transações e mudanças em circunstâncias ocorridos entre aquela data e o final do período.
     
    e) o Auditor deve revisar o desfecho das estimativas contábeis incluídas nas demonstrações contábeis do período anterior e essa revisão visa questionar se os julgamentos feitos nos períodos anteriores foram baseados em informações disponíveis na época.
    (...)Entretanto, essa revisão não visa questionar os julgamentos feitos nos períodos anteriores que foram baseados em informações disponíveis na época