SóProvas


ID
639934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Assinale a opção correspondente ao cidadão que, depois de anos preso, assumiu a liderança plena do movimento pelo fim do regime racista do apartheid em seu país; foi ganhador do Nobel da Paz; é personalidade reconhecida mundialmente, tendo sido eleito o primeiro presidente negro da África do Sul.

Alternativas
Comentários
  • Nelson Rolihlahla Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia.
    Como jovem estudante do direito, Mandela se envolveu na oposição ao regime do apartheid, que negava aos negros (maioria da população), mestiços e indianos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano em 1942, e dois anos depois fundou com Walter Sisulu e Oliver Tambo, entre outros, a Liga Jovem do CNA.
    Depois da eleição de 1948 dar a vitória aos afrikaners (Partido Nacional), que apoiavam a política de segregação racial, Mandela tornou-se mais ativo no CNA, tomando parte do Congresso do Povo (1955) que divulgou a Carta da Liberdade - documento contendo um programa fundamental para a causa anti-apartheid.
    http://educacao.uol.com.br/biografias/nelson-mandela.jhtm
  • A-Desmond Mpilo Tutu (Klerksdorp7 de outubrode 1931) é um arcebispo da Igreja Anglicanaconsagrado com o Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o Apartheid em seu país natal. Desmond é o primeiro negro a ocupar o cargo deArcebispo da Cidade do Cabo, sendo também oPrimaz da Igreja Anglicana da África Austral entre1986 e 1996.
    B-
    Nelson Rolihlahla Mandela (em Xhosa[xo?li??a?a man?de?la] - Mvezo, região de Transkei18 de julho de1918), é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidenteda África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador doPrêmio Nobel da Paz de 1993.[1]

    Foi o mais poderoso símbolo da luta contra o regimesegregacionista do Apartheid, sistema racista oficializado em 1948, e modelo mundial de resistência.[1][5]

    C-Martin Luther King , Jr. (Atlanta15 de janeiro de1929 — Memphis4 de abril de 1968) foi umpastor protestante e ativista políticoestadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e deamor ao próximo. Ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".
    D-Frederik Willem de Klerk (Joanesburgo18 de Marçode 1936) foi presidente da África do Sul, de Setembro de 1989 a Maio de 1994. Foi o último branco a ser presidente. De Klerk foi também o líder do Partido Nacional, de Fevereiro de 1989 a Setembro de 1997.

    De Klerk é conhecido por fazer terminar o regime deapartheid, a política de segregação racial da África do Sul, permitindo à maioria negra direitos civis iguais aos brancos, asiáticos ou membros de outra qualquer etnia, transformando o seu país numa democracia.

    Uma das suas medidas mais notáveis foi a libertação de Nelson Mandelaactivista do Congresso Nacional Africano que viria a ser seu sucessor na presidência. As suas acções valeram-lhe a atribuição do Nobel da Paz de 1993, partilhado com Nelson Mandela.
    FONTE WIKIPÉDIA

  • Nelson Mandela, um grande sábio, líder, paciente e de muita crença nas pessoas! O filme INVICTUS conta um pouco de sua personalidade em uma estória que vale a pena levar pra vida. Fica a dica!!

    "O bravo não é quem não sente medo, mas quem vence esse medo." Nelson Madela

    Abraço a todos e bons estudos!!!
  • O apartheid era fundamentado por quatro idéias principais: 1) A África do Sul é formada por quatro grupos raciais: brancos, mestiços (coloured), indianos e africanos, cada um com sua própria cultura; 2) os brancos, como a raça civilizada, tinham o direito ao controle absoluto do Estado; 3) o Estado não era obrigado a prover igual ajuda as raças subordinadas; 4) o grupo branco (africâner e as pessoas de origem inglesa) formava uma só nação, enquanto os outros eram muito divididos, por isto os brancos eram maioria.

    Os muros do Apartheid
  • casca de banana!!!!