SóProvas


ID
639988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a opção correta com referência à gestão por competência.

Alternativas
Comentários
  • "A definição de COMPETÊNCIA está baseada numa TRÍADE conhecida como CHA: são os conhecimentos (formação acadêmica, conhecimento teórico), as habilidades (a vivência, a prática) e as atitudes (os valores, o comportamento) que uma pessoa POSSUI."
    Gerenciar pessoas não é uma tarefa trivial.
    São 3 pilares básicos na Gestão de Competências: atração, manutenção e aperfeiçoamento CONSTANTES dos profissionais.
    Peter Drucker já diz que "Há apenas uma definição satisfatória de administração: tornar os recursos humanos produtivos." 
  • A Gestão por Competências constitui instrumento de  administração de pessoas que agrega valor tanto para a organização como para os seus colaboradores. Sob a perspectiva da organização, contribui para o aperfeiçoamento do desempenho e o cumprimento do papel institucional. Da perspectiva do indivíduo, favorece o desenvolvimento de suas potencialidades, contribui para o reconhecimento social e o senso de realização pessoal e profissional.  O diagnóstico ou mapeamento de competências tem como objetivo identificar a lacuna entre as competências que os servidores apresentam e aquelas que são necessárias para que a organização alcance seus objetivos. O resultado desse mapeamento, por sua vez, deverá orientar as diversas ações da Área de Recursos Humanos, como: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, alocação de pessoas.


    Competência: conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, expresso pelo desempenho profissional, agrega valor às pessoas e contribui para o alcance dos objetivos da instituição.  Competências organizacionais: conjunto de conhecimentos e tecnologias que, expressos pelo desempenho organizacional. Competências individuais: conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, expressos pelo desempenho profissional, agregam valor às pessoas e contribuem para o alcance dos objetivos da Instituição. Estão classificados em:  Gerais: relevantes ao desempenho de todos os servidores. Gerenciais: relevantes ao desempenho dos servidores que exercem função gerencial.  Técnicas: relevantes ao desempenho dos servidores na sua área de atuação.

    http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/3385/avaliacao_desempenho_coutinho.pdf?sequence=1
  • Segundo Idalberto Chiavenato,[1]Gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.
    Os Sub-Sistemas da Gestão por Competências
    A Gestão por Competências é composta por alguns sub-sistemas, como:
    • Mapeamento e descrição de Competências;
    • Mensuração de competências
    • Remuneração por Competências;
    • Seleção por Competências;
    • Desenvolvimento de Competências
    • Avaliação de Desempenho por Competências;
    • Plano de Desenvolvimento por Competências;
    O que é Competência
    A definição de Competência está baseada no CHA, que são os conhecimentos (C) e as habilidades (H), competências técnicas, e as atitudes (A), competências comportamentais, que uma pessoa possui.[2] O conhecimento tem relação com a formação acadêmica, o conhecimento teórico. A habilidade está ligada ao prático, a vivência e ao domínio do conhecimento. Já a Atitude representa as emoções, os valores e sentimentos das pessoas, isto é, o comportamento humano.
    O que é a Gestão por Competências
    A gestão por competências figura como alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações. Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução de seus objetivos.[3]http://www.scielo.br/pdf/rap/v42n5/a04v42n5.pdf
    A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.
    A Gestão por Competências direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento do gap ou lacuna de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. A idéia é aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a consecução dos objetivos organizacionais.
    Sob essa perspectiva, minimizar eventuais lacunas de competências significa orientar e estimular os profissionais a eliminar as discrepâncias entre o que eles são capazes de fazer (competências atuais) e o que a organização espera que eles façam (competências necessárias).
  • Gestão por competências

    O somatório de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) no contexto do trabalho, ou seja, a combinação destes para obter um bom resultado prático, que adicione valor à organização.

  • Em relação à letra A:

    As competências classificam-se em organizacionais e individuais. Estas, por sua vez consistem na combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes. As habilidades podem ser classificadas em conceituais, humanas e técnicas logo, as competências técnicas (como citado na alternativa) correspondem, na verdade, às habilidades técnicas. No entanto, não são apenas as habilidades técnicas que são estabelecidas de acordo com a amplitude e complexidade dos papéis ocupacionais das organizações (conforme afirma a alternativa) mas, todas elas. Cada uma dessas habilidades é mais ou menos importante de acordo com a posição na hierarquia da organização (amplitude e complexidade): nível estratégico (habilidades mais importantes: conceituais); nível tático (habilidades mais importantes: humanas); nível operacional (habilidades mais importantes: técnicas). Resumindo: As (habilidades) competências técnicas NÃO representam (unicamente) as competências estabelecidas de acordo com a amplitude e complexidade dos papéis ocupacionais nas organizações, pois as outras (humanas e conceituais) também são estabelecidas dessa forma.

    Fonte; Rodrigo Rennó, Administração Geral Para Concursos


  • Para quem não é assinante, o gabarito é a alternativa e)

  • Duram (1999), divide as competências em três dimensões: Conhecimentos (informação, saber o quê, saber o porquê); Habilidades (técnica, capacidade, saber como); Atitudes (querer fazer, identidade, determinação).

    Percebe-se então que a competência não se limita a um conjunto de habilidades que alguém possui, mas envolve todos os seus valores e crenças que influenciam sua conduta e direcionam todos os seus relacionamentos e decisões.

    As competências podem ser classificadas como humanas (relacionadas ao indivíduo) ou organizacionais (relacionadas à organização). Vale ressaltar que é o conjunto de competências profissionais que sustenta a competência organizacional.

  • Quem poder fazer um comentário apontando o erro das demais assertivas, eu agradeço. Tornaria o estudo mais produtivo.

    Obrigada. E bons estudos!

  • A) ERRADA!

    Competências de acordo com a amplitude e complexidade dos papéis ocupacionais nas organizações

    -> Gerais (Transversais)

    -> Especifica 

     

    As competências TECNICAS são as ESPECIFICAS para o cargo. Quanto à AMPLITUDE é especifica.

     

    B) ERRADA!

    A Gestão por C/ define 4 elementos as competências organizacionais

    -> Inovação e Tecnologia

    -> Pessoas

    -> Cultura Organizacional 

    -> Estrutura e Processos

     

    Na ESTRUTURA e PROCESSOS a Gestão por C/ é marcada por, dentre outros:

    -> Modelo de Gestão mais SIMPLES e Flexivel

    -> Redirecionamento do poder (Niveis de controle não tão rigidos)

    -> Foco na CARREIRA e não no cargo.

     

    C) ERRADA!

    Ao se mapear as competências em uma organização, deve-se atentar para os erros de descrição de competências, tais como ambiguidade, duplicidade,

    PORÉM 

    Validação Semântica e Estatística -> São uma das tecnicas para validar as descrições.

     

    D) ERRADA!

    Descrições de competências em frases longas e com mais de dois verbos de ação DIFICULTAM a compreenção e execução.

     

    E) CORRETA!

    Um dos objetivos da gestão por competências é a identificação de lacunas de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à consecução dos objetivos organizacionais, conforme as formulações estratégicas das organizações.

     

    A gestão por C/, utilizando da TECNICA de Mapeamento, tem entre seus objetivos a identificação de lacunas Competẽncias

  • Taí pq essa banca não gosta de múltiplas escolhas... A mais certa salta aos olhos. Por exclusão muita gente acerta. 

  • Segue uma relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: Gestão por competências propõe-se a gerenciar o gap ou lacuna de competências eventualmente existente na organização, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. 

     

    Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/509c5e13-dd

  • Ainda não entendi o erro da ''c''

  • gestão por competência

  • Quase marquei a letra "A"...pois esse POR da letra E deveria ser um DE... Mas como ela estava mais global sobre o assunto acertei e marquei a letra E mesmo, mas receosa