- 
                                O tipo traz os verbos:   Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.
 
 Mas o aumento de pena diz respeito somente...:
 
 Parágrafo único - Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte. Resposta (D).
- 
                                
 Eu acho que o item B também está correto, caso responda, favor me enviar contato.
 
- 
                                
 ou, os itens A e B estariam corretos, pois há aumento de pena se o funcionário público comete o crime prevalecendo-se do exercício das funções OU nos casos de falsificação ou alteração de registro civil.
 Nos dois itens, A e B, são usadas as expressões somente. 
- 
                                 As alternativas A e E são iguais??????
 
 
- 
                                Com todo respeito à Banca, mas as causas de aumento de pena para o agente, que é funcionário público, nos crimes de falsidade ideológica, exige-se apenas que aquele prevaleça dessa qualidade para a prática criminosa, nos termos do Parágrafo único, do Artigo 299, do Código Penal; ou se o agente pratica o tipo penal em comento, falsificando ou alterando, ideologicamente, assento de registro civil. Para a duas formas, a pena é aumentada da sexta parte. 
 
 
- 
                                No meu ver esta questão deveria ser anulada, pois no art. 299 parágrafo único diz "Se o agente é funcionário público, e comete o crime PREVALECENDO-SE DO CARGO, OU SE A FALSIFICAÇÃO OU ALTERAÇÃO É ASSENTAMENTO DE REGISTRO CIVIL, aumenta-se a pena de sexta parte". Não existe esse SOMENTE. 
- 
                                Desrespeito ao candidato, isso sim... é claro e óbvio que não precisa a falsificação recair em regirtro público civil para a pena ser aumentada, bastando o agente ser servidor público! 
- 
                                Lamentável.... 
- 
                                
 Questão muito equivcada, vejmaos:
 Parágrafo único - Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte Existe aíum OU que muda todo o contexto do crime em tela, haja vista que se o agente (funcionário público) comete o crime PREVALECENDO-SE do cargo OU se a falsificação/alteração e de assentamento de registro civil, sendo assim não podemos afirmar de maneira alguma que o funcionário só tem aumento de pena se falsificar/alterar os assentamentosde registro civil. 
- 
                                Olhei a prova mesmo e não acreditei, realmente a A e a E são iguais:  A) Se o agente que pratica o delito é funcionário público, sua conduta é circunstancia de aumento de pena.  E) Se o agente que pratica o delito é funcionário público, sua conduta é circunstancia de aumento de pena. 
 
 Agora para acrescentar algo de útil, vejam o que achei no site tecnolegis: "Forma Majorada Está previsto no § único do art. 299 do Código Penal que se o agente for funcionário público e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou a alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte. O simples fato de o agente ser funcionário público não será suficiente para que tenha sua pena aumentada. O aumento só se dará caso o funcionário público cometa o crime prevalecendo-se do cargo que ocupa. " Ou caso de falsificação ou a alteração é de assentamento de registro civil., como a própria lei diz.  
 
 
 
 O que podemos perceber é que: 
 
 B) está errada pois não é somente se a alteração disser respeito ao exercício de suas funções e sim se cometer  crime prevalecendo-se do cargo que ocupa. E não é somente.  C) não é  caso de crime culposo. D) Está errada tbm, porque não é somente, o OU está bem claro  no P.U. : comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação OU a alteração é de assentamento de registro civil. 
 
 Tentei entrar no site pra ver se a questão foi anulada, mas aparece que está indisponível o site.  
 
 
 
 
 
 
- 
                                Pessoal, acho que descobri a sacanagem da banca. Desconsiderando o fato de haver duas alternativas iguais (A e E), parece-me que a alternativa D está de fato correta, vejam: d) Se o agente que pratica o delito é funcionário público (ou seja, FP que não está se prevalecendo do cargo, que pratica o delito sob a condição de particular), sua conduta é circunstancia de aumento de pena, somente nos casos de falsificação ou alteração de registro civil (realmente, segundo a interpretação do texto do parágrafo único, do art.299, tanto o FP que não se prevalece do cargo, quanto o particular, têm sua pena aumentada de sexta parte). Agora, eis a questão que me intriga: E se o agente do crime de falsificação ou alteração (de documento de assentamento de registro civil) for funcionário público E ESTIVER SE PREVALECENDO DO CARGO: este tem a pena aumentada de sexta parte uma única vez? duas vezes? ou é aplicado o que dispõe no art.71/CP, aumentando a pena do maldito infeliz de um sexto a um terço??? Ai, que questão cruel!!! rs Tá lançado aí desafio, a quem puder me responder! Bons estudos a todos! 
 
 
- 
                                Creio que todas estão erradas. Questão de interpretação. "Parágrafo único - Se o agente é funcionário público, e comete o crime
prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de
registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte."
 
 A\E) Se  o  agente  que  pratica  o  delito  é  funcionário  público, sua conduta é circunstancia de aumento  de pena. (errado; o funcionário público deve prevalecer-se do cargo. O simples fato do agente ser funcionário público não acarreta a possibilidade do aumento de pena).
 D) Se o agente que pratica o delito  é  funcionário  público,  sua  conduta
  é  circunstancia  de  aumento  de  pena,  somente  nos  casos  de  
falsificação ou alteração de registro civil. (errado; se o agente é funcionário público a pena também é elevada por razão do prevalecimento do cargo)
 
 bizu: atenção na segunda parte do dispositivo: "ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de
registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte." - Não necessariamente o agente precisa ser funcionário público para se enquadra na circunstância de aumento de pena.
 
- 
                                Nenhuma resposta correta. Já que, se o funcionário público cometer o crime, prevalecendo-se do cargo, também há causa de aumento de pena (art.299, parágrafo único, do CP). 
- 
                                Letra D errada
 O funcionário público terá a pena aumentada em duas hipóteses:
 - se houver prevalecido do cargo
 - se não houver prevalecido do cargo, mas a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil
- 
                                Art. 299 -  Falsidade ideológica:   (I) Omitir em doc. público ou particular declaração que dele deveria constar ou  (II) inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ser escritacom o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.    Pena:   reclusão de 1 a 5 anos + multa, se público.             reclusão de 1 a 3 anos + multa, se particular    Causas de aumento de pena: Pena aumentada de 1/6 - Se o agente é F.P, valendo-se do cargo, para cometer o delito  - se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil     
- 
                                FALSIDADE IDEOLÓGICA Art. 299. Parágrafo único - Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de 1/6.
 
 GABARITO -> [D]
 
 
 
- 
                                Banca bosta. 
- 
                                É "incrível" como questões de merda como essa vêm de bancas de merda. Quanta mais ridícula e "criativa" a questão, mais provavelmente tratar-se-á de uma banca desconhecida . Na ânsia de criar uma questão sobre um tema recorrente (com tanta coisa para aferir o conhecimento do candidato, a banca de merda, geralmente, se apega à forma com a qual redige a pergunta, para sofrer o candidato, e parecer uma banca severa/profunda) a banca parece ter esquecido o assento circunflexo na palavra "circunstância". Banca de merda. 
- 
                                kkkkkkkk e serio isso ? A questão D esta errada, da o sentido de que a majorandi so se aplica caso o fucionario pubilco altere ou falsifique registro civil o que nao e verdade, pois o artigo usa o conectivo "OU". Falsidade ideológica         Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:         Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.         Parágrafo único - Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte. questão certa é a (B) 
- 
                                TEM DUAS ALTERNATIVAS IGUAIS E A "D" TÁ ERRADA CARALHO!!! 
- 
                                ANULÁVEL. 
- 
                                Passível de anulação. O aumento de pena não vai ocorrer somente nos casos de falsificação ou alteração de registro civil. Ao revés, o parágrafo único do artigo 299 diz que "se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, OU se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte". Desse modo, bastava que o agente fosse funcionário público e cometesse o delito prevalecendo-se do cargo para que incidisse a causa de aumento de pena.   
- 
                                Sem contar que repetil a questão A e E isto é coisa de banca fajuta!. 
- 
                                Quem errou, acertou. 
- 
                                q beleza... toda cagada... 
- 
                                Que questão bugada!!! 
- 
                                Gabarito ERRADO.   Parágrafo único - Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte.   Perceba que a lei não cumula os requisitos 
- 
                                Gabarito ERRADO.   Parágrafo único - Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte.   Perceba que a lei não cumula os requisitos 
- 
                                PESSOAL, VAMOS ANALISAR UMA ASSERTIVA EM ESPECÍFICO.   "Se o agente que pratica o delito é funcionário público, sua conduta é circunstancia de aumento de pena."   ERRADO! SE ELE NÃO COMETE O CRIME PREVALECENDO-SE DA FUNÇÃO PÚBLICA, ENTÃÃÃO ELE SOMENTE SERÁ PUNIDO PELO CRIME MAJORADO SE RECAIR NA FALSIFICAÇÃO OU ALTERAÇÃO DO REGISTRO CIVIL!!!! E É EXATAMENTE O QUE DIZ A ASSERTIVA ''D''   AUMENTO DE SEXTA PARTE ---> FUNCIONÁRIO PÚBLICO QUE FAZ PREVALECENDO-SE DO CARGO ---> POR QUEM FALSIFICA OU ALTERA DO REGISTRO CIVIL. . . . GABARITO ''D'' 
- 
                                Alternativas duplicadas. Logo, questão ANULÁVEL 
- 
                                hehehehe ê banquinhas