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ID
641731
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                          Perspectiva de Montesquieu


      O grande pensador francês Montesquieu (1689-1755) é um dos mais importantes intelectuais na história das ciências jurídicas. A grande originalidade de sua obra maior − O espírito das leis − consiste na revolução metodológica. O método de Montesquieu comporta dois aspectos inter-relacionados, que podem ser distinguidos com clareza. O primeiro exclui da ciência social toda perspectiva religiosa ou moral; o segundo afasta o autor das teorias abstratas e dedutivas e o dirige para a abordagem descritiva e comparativa dos fatos sociais.
        Quanto ao primeiro, constituía um solapamento do finalismo teológico e moral que ainda predominava na época, segundo o qual todo o desenvolvimento histórico do homem estaria subordinado ao cumprimento de desígnios divinos. Montesquieu, ao contrário, reduz as instituições a causas puramente humanas. Segundo ele, introduzir princípios teológicos no domínio da história, como fatores explicativos, é confundir duas ordens distintas de pensamento. Deliberadamente, dispõe-se a permanecer nos estritos domínios dos fenômenos políticos, e jamais abandona tal projeto.
      Já nas primeiras páginas do Espírito das leis ele adverte o leitor contra um possível mal-entendido no que diz respeito à palavra “virtude", que emprega amiúde com significado exclusivamente político, e não moral. Para Montesquieu, o correto conhecimento dos fatos humanos só pode ser realizado cientificamente na medida em que eles sejam visados como são e não como deveriam ser. Enquanto não forem abordados como independentes de fins religiosos e morais, jamais poderão ser compreendidos. As ciências humanas deveriam libertar-se da visão finalista, como já haviam feito as ciências naturais, que só progrediram realmente quando se desvencilharam do jugo teológico.
      Para o debate moderno das relações que se devem ou não travar entre os âmbitos do direito, da ciência e da religião, Montesquieu continua sendo um provocador de alto nível.

                                                            (Adaptado de Montesquieu − Os Pensadores. S. Paulo: Abril, 1973) 

As normas de concordância verbal estão plenamente observadas em:

Alternativas
Comentários
  • a) Para os leitores de qualquer época seriam úteis seria útil reconhecer os dois métodos que regiam Montesquieu em O espírito das leis.

    b) Muito terão a ganhar, sejam quais forem as convicções de uma época, quem se disponha dispuser a refletir sobre as ideias de Montesquieu.

    c) À exceção dos que professam ardentemente uma fé, leitores de Montesquieu haverão haverá sempre, para endossar com ânimo suas teses.

    d) Segundo Montesquieu, não cabem cabe aos homens preocupar-se com a finalidade religiosa das instituições, mas sim com a finalidade política.

    e) No século XVIII não se ateve aos princípios morais religiosos quem, como Montesquieu, os preteris- se para priorizar os princípios da política. ASSERTIVA CORRETA!

    BONS ESTUDOS!!!
  • Complementando o ótimo comentário da Jacqueline...

    b) Muito terão terá a ganhar, sejam quais forem as convicções de uma época, quem se disponha dispuser a refletir sobre as ideias de Montesquieu.
  • Vamos colocar em ordem para melhor visualizar.
    a) Reconhecer os dois métodos que regiam Monstesquieu em O espírito das leis (sujeito oracional) seria útil (verbo no singular) para os leitores de qualquer época.
    b) Quem se disponha a refeltir sobre as ideias de Montesquieu muito terá a ganhar, sejam quais forem as convicções de uma época.
    c) Sempre haverá (verbo haver com sentido de existir - singular) leitores de Montesquieu para endossar com ânimo suas teses à exceção dos que professasm ardentemente uma fé.
    d) Preocupar-se com a finalidade religiosa das intituições (sujeito oracional) não cabe (verbo no singular) aos homens, mas sim com a finalidade política, segundo Montesquieu.
    e) No século XVIII não se ateve aos princípios morais e religiosos quem os preterisse para priorizar os princípior da política como Montesquieu.