SóProvas


ID
6418
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos a seguir constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e assinale a resposta correta.

( ) Essa meta, alcançada 53 anos depois, começou a ganhar contornos de realidade nos anos 80, quando a empresa atingiu a produção de 500 mil barris/dia.

( ) Criada pelo decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas, em 3 de outubro de 1953, a Petrobras já nasceu com a missão de alcançar a auto-suficiência na produção brasileira de petróleo. 

( ) Entretanto, foi no início da década de 70 que começou a ser delineada a estratégia que resultaria nas primeiras conquistas da empresa. Na época, o país crescia a taxas de 10% ao ano, o que contribuiu para que, naquela década, o consumo de derivados duplicasse.

( ) Porém, foi depois do alinhamento de preços dos combustíveis às cotações internacionais que a empresa conseguiu maior acesso ao mercado de capitais internacional. Com isso, obteve os recursos para financiar os investimentos necessários que resultaram na auto-suficiência.

( ) Assim, ao longo das últimas cinco décadas, diante do nacionalismo que cerca o petróleo no Brasil, os interesses da Petrobras confundiram-se com os do país.

(Jornal do Brasil, 23/04/2006)

Alternativas
Comentários
  • Questão simples: basta identificar o trecho inicial, que é aquele que não começa com uma conjunção ou um referente. No caso, o segundo trecho, que só aparece como inicial na letra C.
  • De fato, questão fácil, mas veja que a resposta tem uma combinação no mínimo estranha em relação à posição do dois últimos itens. Pelo texto ficaria: "....o que contribuiu para que, naquela década, o consumo de derivados duplicasse. Assim, ao longo das últimas décadas,diante do nacionalismo que cera o petróleo no Brasil, os interesses da Petrobras confundiram-se com os do país. Porém, foi depois do....". Veja que não tem lógica. Na realidade, deveria ser a composição 2º, 1º, 3º, 4º, 5º. Como não tem este item, a questão deveria ser anulada.