SóProvas


ID
64198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca do processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.

Para que sejam efetivas, as funções administrativas de planejamento, direção, organização e controle devem ser impessoais.

Alternativas
Comentários
  • A organização pode ser vista como um sistema de interligação de grupos. Os grupos são ligados por indivíduos em posições-chave, que pertencem ao mesmo tempo a dois ou mais grupos. Da mesma forma, a organização relaciona-se com o seu ambiente através desses indivíduos que desempenham o papel de elo de ligação. Esse ambiente, contudo, não é algo impessoal, mas sim um conjunto de outros sistemas.
  • O trabalho humano é a aplicação de esforço de uma pessoa para alcançar objetivos. Entender finalidade de cada etapa nos ajuda a entender que a IMPESSOALIDADE é impraticável nas funções administrativas expostas na questão.Planejamento:Dentro desta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo de controle sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, orçamentação e a definição de políticas e procedimentos.Organização:Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades; as relações hieráquicas e funcionais entre as mesmas.Direção:Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal.Controle:Esta função está intimamente associada com o Planejamento. Ao planejamento define objetivos a se alcançar; ao Controle cabem as atividades de estabelecer os padrões de desempenho, manter registros de processos e resultados alcançados (pontos de controle), avaliar resultados e estabelecer as medidas corretivas necessárias.
  • Questão discutível.A relação é entre: efetividade e impessoalidade.A efetividade fortalece a impessoalidade.A princípio, o planejamento e organização poderá alcançar a efetividade não devendo ser necessariamente impessoais.
  • Questão bem chula...não explora conhecimento algum
  • Essa questão é de ADMINISTRAÇÃO GERAL. E na Administração geral nem sempre as funçoes administrativas são impessoais.
    Elas podem ser pessoais nos casos de relacionamentos de grupos, lideranças informais e etc.
    Por ter sido classificada erroneamente (como tantas outras questões neste site) somos levados a marcar como certa (se fosse de Direito Administrativo) uma questão que seria errada na disciplina de Administração Geral.
  • Pessoal, devo concordar que essa questão é bastante controversa. No que diz respeito ao conceito de efetividade tem-se como pressuposto o bem da coletividade, o que acaba reforçando o princípio da impessoalidade. No entanto, nas fases do planejamento e organização (processos administrativos iniciais - não confundam este termo, processo administrativo, com o termo usado pela Lei 9.784, pois eles têm o mesmo nome, mas são coisas completamente diferentes) é bem possível se considerar habilidades, atitudes e competências pessoais dos membros de uma equipe, ou seja, pode ser pessoal, mas objetivo, sem, portanto, comprometer a efetividade. Deve-se levar em consideração que para se alcançar alguns cargos de chefia dentro da própria Administração Pública, o servidor/funcionário deve preencher alguns requisitos ligados a sua competência, habilidade e atitude, o que o torna diferente dos demais servidores/funcionários não selecionados para tal função. Acredito que os dois processos administrativos subsequentes, direção e controle, devam mesmo ser impessoais, mas o erro está nos dois processos iniciais, planejamento e organização, os quais não exigem a impessoalidade prevista, levando em consideração o princípio da eficiência. Deve-se executar uma determinada função, dentre os que já são concursados, aquele que realizá-la da maneira mais produtiva e eficiente, resultando em uma determinada efetividade (impacto), a qual muda um determinado panorama ou cenário.

    Acredito que seja isso. Pelo o que li no Idalberto Chiavenato (Admistração Geral e Pública - 2ª edição - 7ª tiragem, 2006).
    PS: também errei esta questão, mas voltei aos livros para buscar uma coerência a ela e acho que realmente encontrei.

  • DISCORDO DO GABARITO!!!!!!!! A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TEM QUE SER BASEADA PELO PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE.HORROROSA!!
  • "O princípio da impessoalidade, referido na Constituição de 1988 (art.37, caput), nada mais é que o clássico princípio da finalidade, o qual impõe ao administrador público que só pratique o ato para o seu fim legal. E o fim legal é unicamente aquele que a norma de Direito indica expressa ou virtualmente como objetivo do ato, de forma impessoal. Significa que o administrador deve orientar-se por critérios objetivos, não devendo fazer distinções fundamentadas em critérios pessoais.                       

    A administração não deve agir visando prejudicar ou beneficiar indivíduos ou grupos, sendo, portanto, sua conduta impessoal. Neste sentido, o princípio da publicidade está relacionado com a finalidade pública, que deve nortear toda a atividade administrativa. Também não deve haver uma identidade entre administração e administrador.

    E a finalidade terá sempre um objetivo certo e inafastável de qualquer ato administrativo: o interesse público. Todo ato que se apartar desse objetivo sujeitar-se-á a invalidação por desvio de finalidade, que a nossa lei da ação popular, conceituou como o “fim diverso daquele previsto, explícita ou implicitamente, na regra de competência” do agente (Lei 4.717/65, art.2º, parágrafo único, “e”).

    Esse princípio também deve ser entendido para excluir a promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos sobre suas realizações administrativas (CF, art.37, parágrafo 1º).

    É em decorrência desse princípio que temos: o concurso e a licitação.

    A responsabilidade objetiva do Estado decorre do princípio da impessoalidade."

  • O PESSOAL VAI ENCHER DE COMENTÁRIOS AQUI COM PRINCÍPIOS DO DIREITO ADMINISTRATICO/ CONSTITUCIONAL E TALLL...


    NÃO VAI ADIANTAR, A QUESTÃO NÃO É CHULA, É O SITE QUE VACILOU. ESSA QUESTÃO É DE ADMINISTRAÇÃO GERAL. EU ESTUDEI ADMINISTRAÇÃO
    DE EMPRESAS E SEI QUE É ISSU.

    O QUESTÕES DE CONCURSO QUE ERROU. O GABARITO É ERRADO. NÃO SE FALA EM IMPESSOALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PRIVADA, POR DIVERSOS MOTIVOS QUE NÃO VÊM AO CASO AGORA.


    A MATÉRIA NÃO É DE DIREITO ADMINISTRATIVO.

    PONTO!!!
  • Gente, realmente a questão não se refere à Administração Pública. Podemos perceber pelo enunciado!
    E considerando os conceitos da  Administração Geral, não há como ser impessoal em uma tomada de decisão, por exemplo.
    O planejamento é um ato que trabalha a perspectiva humana. O controle depende da avaliação humana, assim como a organização.
    A questão é interessante, pois testa o candidato quando relaciona o que um servidor tem que observar como princípio (impessoalidade - deve atuar sem prejudicar ou beneficiar pessoas, considerando o interesse público), com funções que são próprias ao ser humano (planejamento, direção, controle, organização).
     
  • Estou ficando maluca? O que essa questão tem a ver com a Lei 9.784 que disciplina o Processo Administrativo no âmbito Federal? :|

  • É simples, o conceito de EFETIVIDADE pressupõe FOCO NO BEM COMUM o que por extensão fortalece a IMPESSOALIDADE. Por outro lado, no planejamento e organização é possível se considerar COMPETENCIAS, HABILIDADES E ATITUDES PESSOAIS de integrantes de uma equipe (ser pessoal) sem comprometer a efetividade.
    Então não DEVEM.

    Sieger ^^
  • Não há como ser impessoal em uma tomada de decisão, por exemplo. O planejamento é um ato que trabalha a perspectiva humana. O controle depende da avaliação humana, assim como a organização também o é. A questão é interessante, pois testa o candidato, quando relaciona o que um servidor tem como princípios que norteiam a Administração Pública, expresso no artigo 37 (caput) da Constituição Federal de 1988, que é o princípio da impessoalidade, onde o servidor deve atuar com vistas a não prejudicar ou beneficiar entes ou pessoas considerando o interesse público, com funções que são próprias ao ser humano. Portanto, isso pode causar uma dúvida.
  • Galera... Reforçando

    Esse processo administrativo do qual trata a questão, nada tem haver com o proceso administrativo público(esse sim com caráter impessoal)

    O processo adminitrativo do qual trata a questão é sobre planejamento, organização, direção e controle.

    E dessa vez, e digo desta, a CESPE está com a razão.
  • A questão trata das "funções administrativas" da disciplina de "administração geral" e não há uma relação direta com a disciplina de direito administrativo.

    Dito isso, a questão sugere que as funções devem ser impessoais para serem efetivas.

    Segundo Marcelo Camacho (Ponto dos Concursos):
    "Dirigir está relacionado com os processos de gestão de pessoas na organização. Dirigir significa liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades. Também implica em escolher o canal de comunicação mais adequado para dirimir conflitos."

    Ora, se a função de direção tem o foco na gestão de pessoas, como pode ser impessoal!?

    A questão está errada porque, das funções citadas, a direção não pode ser impessoal.
  • Questão é sobre ADMINISTRAÇÃO GERAL
    Processo Administrativo e as funções de PODC.

    Não tem nada relacionado ao PAD do Direito Adm. e com o art 37 da CF!
  • Ainda não percebi o erro da questão, pois independente de ser Direito Administrativo ou Administração Geral, como vou administrar sem agir de forma impessoal??? quer dizer que devo por exemplo planejar de forma pessoal??? Eu quero isso... eu não quero aquilo... gosto disso... não gosto daquilo...???? como funciona a pessoalidade na administração geral????

  • Realmente, como já foi mencionado: A DIREÇÃO não é impessoal, como fala parte do texto a segui.

    "A direção é uma função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados."

    (Chiavanato , 2008, pag. 369)

  • EU REPROVEI NESSE CONCURSO ,POR CAUSA DESSA QUESTÃO, SÓ QUE ATÉ HOJE NÃO ENTENDO PORQUE ELA ESTÁ ERRADA.

  • Gente, a questão aborda que AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS de planejar, dirigir, organizar e controlar devem ser impessoais ( e isto está errado) e não que está certo dizer que as pessoas da administração que desempenham essas funções devem agir com pessoalidade no trato com cada um. Beneficiar fulano em detrimento de ciclano, agir com simpatias ou animosidades.

    Planejar, dirigir, organizar e controlar funciona como um fluxograma, etapas que um administrador segue em que: Primeiro planeja algo a ser implementado, depois organiza como esse plano vai se desenvolver dentro da administração ex: o setor tal vai ficar responsável por isso que vai analisar e mandar para tal setor (é o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado), depois dirige essa ideia ou seja, coordena e conduz o pessoal na execução das tarefas anteriormente planejadas, e por fim controla como isso está sendo executado, se está dando certo, se tem que mudar algo, recebe o feedback de sua atuação.

    Vocês realmente acham que essas funções tem que ser dotadas de impessoalidade? Todo mundo faz tudo? Existem funções e departamentos na administração justamente porque cada um detém sua respectiva competência. As ordens e direcionamentos são dados de maneira direta e isso não fere o princípio da impessoalidade.



  • bela das funções administrativas
    PLANEJAMENTOElaboração de Previsões
    Determinação de Objetivos
    Programação
    Cronogramação
    Orçamentação
    Definição de Políticas
    Determinação de Procedimentos
    ORGANIZAÇÃODefinição de Estruturas
    Delegação
    Estabelecimento de Relações
    DIREÇÃOTomada de decisão
    Comunicação
    Obtenção de Pessoal
    Motivação de Pessoal
    Desenvolvimento de Pessoal
    CONTROLEDefinição de Padrões de Desempenho
    Medição de Resultados
    Avaliação de Resultados
    Correção de Desempenho
    GENTE, A TABELINHA PERDEU A FORMATAÇÃO, ENTRETANTO É POSSÍVEL VISUALIZAR RELAÇÕES DE PESSOALIDADE EM TODAS AS FASES DO PODC (QUE SÃO AS FASES DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS). É MATÉRIA FUNDAMENTAL EM ADMINISTRAÇÃO.


    Referências: http://www.professorcezar.adm.br/Textos/DecorrenciaTeoriaNeoclassica.pdf


  • GABARTO (ERRADO)

    Há uma diferença conceitual quanto administração geral e direito sobre a expressão "impessoal"

    Adm.Geral= impessoal, é relacionado a burocracia de webber ênfase no cargo e não na pessoa, a qual está estritamente vinculada ás normas de seu serviço, desatualizada,; atualmente o processo administrativo dá enfase á pessoa

    Direito em geral= impessoal= imparcial= interesse público= isonomia e etc

  • "Enquanto as outras funções administrativas - planejamento, organização e controle - são impessoais, a direção é um processo interpessoal. " - Chiavenato!

    Direção - a única função administrativa que lida diretamente com as pessoas.

  • A Direção é a única das funções administrativas que não é impessoal. Nessa função, o administrador deve manter um relacionamento interpessoal com seus subordinados. Para isso, deve se apegar a ferramentas de gestão de pessoas como: motivação, liderança, comunicação, avaliação de resultados, treinamento e desenvolvimento de pessoas, entre outras. A questão erra ao incluir e Direção entre as funções impessoais do processo administrativo.


  • Segundo leciona Chiavenato, enquanto as funções administrativas - planejamento, organização e controle – são impessoais, a direção constitui um processo interpessoal que define as relações entre indivíduos. A direção está relacionada diretamente com a atuação sobre as pessoas da organização.

  • "A direção se relaciona com as pessoas da empresa. Ela é a função administrativa que trata do relacionamento entre os administradores e os seus subordinados, por isso, é possível dizer que ela está centrada nas relações humanas."


    Prof. Carlos Xavier, Estratégia Concursos, Noções de Administração, PDF 01, pag.13. 

  • Enrendo tais características como modele de busca por efuciéncia e ñ impessoalidade

  • Segundo leciona Chiavenato, enquanto as funções administrativas - planejamento, organização e controle – são impessoais, a direção constitui um processo interpessoal que define as relações entre indivíduos. A direção está relacionada diretamente com a atuação sobre as pessoas da organização.

    Fonte TEC Concursos

  • muito bom Kamila

  • A grande pegadinha dessa questão está bem no começo.  Quando diz que PARA SEREM EFETIVAS, precisam ser,necessariamente, Impessoais. A impessoalidade é indispensável à meritocracia, porém, nesse contexto, EFETIVO significa: produzir seus efeitos. E uma direção formada pessoalmente, mesmo que por "apadrinhamento de queridinhos", não será INEFETIVA, não obrigatoriamente. Caso contrário, nenhuma Empresa familiar teria sucesso.

  • A função administrativa de "Direção" é interpessoal. Ou seja, o administrador para executá-la, deverá manter contato direto com seus subordinados. As demais funções administrativas (Planejamento, Organização e Controle) sim, são impessoais.
    Resposta: ERRADO 

  • Segundo leciona Chiavenato, enquanto as funções administrativas - planejamento, organização e controle – são impessoais, a direção constitui um processo interpessoal que define as relações entre indivíduos. A direção está relacionada diretamente com a atuação sobre as pessoas da organização.

  • que impessoalidade o que lokao!!! sai dae!!!!! não é DA, TETAAAA

  • ERRADO

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações 

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.

  • A FUNÇÃO DIREÇÃO POSSUI CARÁTER INTERPESSOAL! É POR ESSE MOTIVO QUE ELA É A FUNÇÃO MAIS COMPLEXA DO QUE AS OUTRAS, POIS ELA ESTÁ RELACIONADA DIRETAMENTE COM A ATUAÇÃO SOBRE AS PESSOAS DA ORGANIZAÇÃO, OU SEJA, A RELAÇÃO QUE ESSES INDIVÍDUOS TÊM ENTRE ELES E COM A ORGANIZAÇÃO: AMIZADES, INIMIZADES, ANTIPATIAS, CULTURA, CRENÇAS POLÍTICAS E RELIGIOSAS, CLIMA...

     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • A direção não é impessoal :D

  • Chiavenato, meu filho...

  • Gabarito: errado

     

    Direção: agrupa pessoas, então torna pessoal.

  • Indo direto ao ponto, sem enrolação:

    Direção - - > envolve - > Pessoas
    Logo .. Direção não pode ser impessoal!
    #FocoAPROVAÇÃO2018

  • errado!

    Segundo leciona Chiavenato, enquanto as funções administrativas - planejamento, organização e controle – são impessoais, a direção constitui um processo interpessoal que define as relações entre indivíduos. A direção está relacionada diretamente com a atuação sobre as pessoas da organização.

    Fonte TEC Concursos

  • ERRADO

  • direção é interpessoal

    planejar, organizar e controlar são impessoais