-
O balanço e o relatório financeiro,pode ser controle estratégico, porque são instrumentos que o administrador pode mensurar os resultados da organização e diante de detectar resultados negativos pode retificar com ações corretivas.
-
Complementando a resposta:Controle estratégicos:-balanços e relatórios financeiros-controle de lucros e perdas-análise do retorno sobre o investimentocontrole tático:-orçamentos-contabilidade de custos (fixos e varáveis, ponto de equilibrio)controle operacional:-disciplina -controle de estoquesetc
-
Os balanços e relatórios financeiros são exemplos de controle estratégico. O controle estratégico é aquele que se constitui como sistema de decisão de cúpula que controla o desempenho e os resultados da organização como um todo, tendo por base as informações externas, que chegam na organização, e as informações internas, que estão dentro das organizações. Os balanços e relatórios financeiros são um tipo de controle global da organização que vai medir o controle sobre o desempenho e os resultados alcançados, como aspectos relacionados a volume de vendas, volume de produção, volume de despesas em geral, custos, lucros, utilização do capital, dentre outros.
Importante não confundir com o cotrole orçamentário, que é uma espécie de controle tático. O controle tático é aquele relacionado ao nível intermediário de uma organização, referindo-se as unidades organizacionais, como departamentos, divisões ou equipes. Estão orientadas geralmente para o médio prazo, 1 ano, ou seja para o exercício anual. O controle orçamentário é um processo de monitorar e controlar despesas programadas das várias unidades organizacionais no decorrer de um exercício anual, apontando os possíveis desvios e indicando medidas corretivas.
-
Não concordo com a questão. Estratégico significa também de longo prazo. Balanços e relatórios financeiros são anuais, realizados geralmente no final de cada exercício financeiro. Se enquadraria no controle Tático, como os orçamentos.
-
Balanço é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
O Relatório Financeiro também traz uma série de informações sobre receitas e despesas realizadas. Mediante estes instrumentos a administração pode tomar decisões que estabelecem novos rumos,que podem inclusive determinar sua continuidade ou não. Por isso o uso do termo estratégico.
http://blogdosmartin.blogspot.com/2011/05/prova-corrigida-tecnico-do-inss-2008_16.html
-
Estou ficando maluca? O que essa questão tem a ver com a Lei 9.784, que disciplina o Processo Administrativo no âmbito Federal? :|
-
Essa questão nao tem nada com a lei 9784 que trata do processo administrativo federal.
Pelo amor de Deus, arrumem isso !!!
-
Concordo com os colegas!
A questão é de Administração Pública, e não de Direito Administrativo!
Reportei o erro ao QC.
-
Colegas, poderiam inserir a fonte bibliográfica?
-
onde esta essa materia no edital? li tudo e não achei!
-
Olá pessoal, estou resolvendo essa prova e como também notei em outras questões, esse tema não está presente no edital de 2008, pois versa sobre administração pública. No edital consta Dir Adm, que não tem relação direita com esse tipo de questão, no entanto acredito, que o qconcurso não é responsável por isso e sim a Cespe, pois o qconcurso classifica as questões conforme o tema. O correto, acredito, era entrar, na época do concurso, com um recurso contra Banca. Não sei se isso aconteceu! Fica o mistério! Só desejo que nesse próximo certame o Cespe não faça isso, pois é processo ilegal!
-
A Cespe republicou o edital de abertura 3 vezes (28/12/07; 31/12/07; 10/01/08) nestas, houveram alterações no conteúdo para o cargo de Técnico do Seguro Social. Com a inclusão dos seguintes conteúdos grifados em negrito.
3.2.1.4 CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO DE TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto n.o 1.171/94 e Decreto 6.029/07.
REGIME JURÍDICO ÚNICO: Lei 8.112/90 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. O servidor público como agente de desenvolvimento social; Saúde e Qualidade de Vida no Serviço Público.
PREVIDÊNCIA - CONJUNTURA e ESTRUTURA: As perspectivas atuais da economia mundial – indicadores sócio-econômicos de desenvolvimento das nações; Desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental na gestão pública. O Estado Brasileiro e as Políticas Sociais do Trabalho – aspectos conceituais, históricos e normativos. A Seguridade Social no Brasil: histórico, legislação, características, atuação e contribuições; INSS – histórico, estrutura e funcionamento (Decreto 5.870/2006, de 08.08.2006 e Portaria no. 26, de 19.01.2007).
LÍNGUA PORTUGUESA... :
RACIOCÍNIO LÓGICO...
NOÇÕES DE INFORMÁTICA...
12613.2.1.5 CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES PARA O CARGO1.Noções de Teoria da Administração: planejamento,organização, direção e controle; ética e cidadania nas organizações; Princípios de Responsabilidade Socioambiental; Comunicação Institucional; 3.Atendimento – Código de Defesa do Consumidor; Noções de Gestão pública – 1. A Reforma e Revitalização do Estado; 2 O Atendimento no Serviço Público; 3. Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho 4. Atendimento de qualidade – eficiência, eficácia e efetividade; O Papel do Atendente: perfil,competências, postura profissional.
Conhecimentos Específicos- Direito previdenciário;
http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2008/INSS2007/
-
Planejamento estratégico, tático e operacional
Existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Em uma empresa de sucesso, estes três níveis funcionam em conjunto e ocorrem na seguinte ordem: estratégia, tática e operação.
O planejamento estratégico tem um longo alcance e é executado pelos responsáveis máximos da empresa, que determinam os objetivos dentro de um prazo temporal (curto, médio ou longo prazo).
O planejamento tático tem um escopo médio na empresa e consiste no pensamento de como os meios ou recursos disponíveis podem ser utilizados para alcançar um resultado favorável. Normalmente este planejamento é uma tarefa de gestão, muitas vezes executada por administradores.
O planejamento operacional de alcance curto está diretamente ligado com a área técnica de execução de um determinado plano de ação.
http://www.significados.com.br/planejamento-estrategico/
-
CORRETO: "O balanço e o relatório financeiro são exemplos de controle estratégico."
"O controle estratégico existe para que se possa corrigir desvios que aconteçam em determinados momentos de implementação, portanto, ele avalia, compara e corrige com a ajuda de planos, políticas, sistemas de informação, relatórios financeiros, balanços, indicadores de desempenho e outras formas.
Elaboramos e executamos estratégias para que os objetivos da organização sejam alcançados. O controle é feito, justamente, para assegurar o implemento dessas estratégias, na esperança de que os objetivos previamente definidos sejam alcançados."
Thiago de Luca