SóProvas


ID
642199
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O sistema deve apresentar facilidade de uso, permitindo que mesmo um usuário sem experiência seja capaz de produzir algum trabalho satisfatoriamente. Trata-se de um critério básico de usabilidade denominado

Alternativas
Comentários
  • A primeira norma de usabilidade foi a ISO/IEC 9126 (1991, apud CIBYS, 2003) sobre qualidade de software. Com uma abordagem orientada ao produto e ao usuário, considerou a usabilidade como “um conjunto de atributos de software relacionado ao esforço necessário para seu uso e para o julgamento individual de tal uso por determinado conjunto de usuários”.

    O desenvolvimento de sistemas com boa usabilidade tem como conseqüência maior eficiência, eficácia e produtividade da interação. A evolução do termo definiu usabilidade como “a capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas, de maneira eficaz, eficiente e agradável” (ISO 9241 apud CIBYS, 2003).


    A usabilidade pode ser dividida em cinco critérios básicos (Nielsen, 1993):
    •    Intuitividade – O sistema deve apresentar facilidade de uso permitindo que, mesmo um usuário sem experiência, seja capaz de produzir algum trabalho satisfatoriamente.
    •    Eficiência – O sistema deve ser eficiente em seu desempenho apresentando um alto nível de produtividade.
    •    Memorização – Suas telas devem apresentar facilidade de memorização permitindo que usuários ocasionais consigam utilizá-lo mesmo depois de um longo intervalo de tempo.
    •    Erro – A quantidade de erros apresentados pelo sistema deve ser o mais reduzido possível, além disso, eles devem apresentar soluções simples e rápidas mesmo para usuários iniciantes. Erros graves ou sem solução não podem ocorrer.
    •    Satisfação – O sistema deve agradar ao usuário, sejam eles iniciantes ou avançados, permitindo uma interação agradável.