-
De acordo com o parágrafo 5º do art. 195 da CF/88: "Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total".Lembrando que a Seguridade Social abrange a Previdência Social, Saúde e a Assistência Social.
-
Prescindir quer dizer que não precisa ter fonte de custeio, e é exatamente o contrário.
-
Prescindir quer dizer dispensável...Nessa questão também foi cobrado Português =)
-
Uma fonte de custeio não pode ser usado para financiar mais de um benefício ou serviço, pois cada benefício ou serviço deverá ter sua correspodente fonte de custeio total.
Bons Estudos!
-
Pelo fato de serem concedidos independentemente de contribuição, os benefícios e serviços prestados na área de assistência social prescindem da respectiva fonte de custeio prévio.
Falsa. Determina o parágrafo 5 do artigo 195 da CF que NENHUM benefício ou serviço da SEGURIDADE SOCIAL (abrange, portanto, a previdência, a assistência e a saúde) poderá ser criado ou majorado sem a correspondente fonte de custeio TOTAL.
Trata-se do Princípio da Preexistência de Custeio cujo objetivo é a manutenção do equilíbrio atuarial e financeiro do sistema, de forma que somente poderá haver aumento de despesa quando for determinada uma receita para a cobertura.
-
Essa é uma questão de conhecimento fácil no que se refere ao conteúdo do Direito Previdenciário, mas que muitos podem também facilmente errar por desconhecerem o significado da palavra "prescindir" ou por confundi-la com a palavra "preceder".
No nosso Português, é mais comum usarmos o seu antônimo "imprescindível", que significa algo de extrema necessidade( como todos sabem).
Prescindir ou prescindível, portanto, é algo que é desnecessário, dispensável. O que torna a questão errada já que a criação do custeio deve PRECEDER, ou seja, anteceder a todo benefício e serviço oferecidos.
Pegadinhas da CESPE...
BONS ESTUDOS!
-
Não aguento mais cair nessa palavra "prescinde". Caramba, toda vez eu erro por causa dela!!!!!! Bancas, parem de utilizar esta palavra!!!!
-
Infelizmente tenho que concordar com vc Tiago, errei a questão justamente por causa dela " prescidem ", mas fazer o quê? Presta bastante Atenção! :-(
-
prescindir
Significado de Prescindir
v.t. Separar mentalmente; abstrair.
Dispensar, não precisar de.
Renunciar, recusar.
Ooo palavrinha #$%¨&%$#.
-
Errei por causa da palavra prescindir também!
-
GABARITO: ERRADO
Olá pessoal,
Essas questões da CESPE com certeza pega os distraídos, por isso, precisamos ter cuidado sempre com questões que aparentam ser fácil demais.
Espero ter ajudado. Bons estudos!!!!
-
Quanto à falsidade da assertiva, os colegas acima já explicitaram bem o erro.
Já para aqueles que, por descuido, erraram apenas pelo uso de uma palavra, creio que basta uma mera substituição na leitura para que não errem mais.
EXPLICO:
- Se a banca trouxer a palavra "prescinde", risque-a e escreva "DISPENSA" (ou simplesmente faça essa substituição na leitura da palavra).
- Se trouxer o termo "imprescinde" (ou Imprescindível, que mais comumente figura em provas), substitua por "NECESSITA".
Fazendo isso não há como errar por desatenção na leitura, bem como não se prescisa torcer pra estes termos não serem elencados nos enunciados das questões.
-
Questaozinha que deixa qualquer um furioso quem escorrega/cai nesta pegadinha.
-
Eu também confundo a palavra prescindir as vezes, mas ai comparo com a palavra "imprescindivel" que é justamente o contrario e fica fácil!
-
P@#$%&!!!!!!!!
me confundi no PÒrtOgÜEIs
-
me pegou de jeito... rss
-
Eita português danado! até em previdenciário tu me persegues!
bendito prescindem!
-
Em pensar que eu poderia ficar de fora, por causa de um vacilo como este.
Cuidado pessoal com as pegadinhas!
-
Sinceramente, usaram o português pra quebrar mta gente, e mesmo assim mto mal formulada a questão!!!
"os benefícios e serviços prestados (participio: plenamente concluidos) prescindem de comprovação da "necessidade" do cidadão...
Para criação, majoração de um novo benefício ou serviço prescinde a respectiva fonde de custei."
Um idoso ou portador de deficiência q comprovadamente possuem o direito a prestação da assistência vai escutar: "hj não temos sua fonte de custeio".
-
Pessoal, a atenção é Imprescindível nesses momentos.
=P
-
Previdênciário + Português = Erro ... Dancei, véi, nessa daqui!
-
Totalmente de acordo Madruguinha...errei feio. Previdenciário + Português.
-
prescindir=dispensar
errei por ler prescindir como necessitar...faz parte
-
Meu erro nesta questão foi de português e não previdenciário, pois é o custeio que vem antes e não o benefício. erro muito bobo
-
Pessoal,
O enunciado da questão diz para julgar de acordo com os "princípios da seguridade social".
A questão me aparece apenas mais um caso de "letra fria".
Não vejo como qualquer dos princípios e objetivos possa se encaixar nessa situação.
Nem, inclusive, os outros 3 princípios do art. 2º do Decreto.
Alguém responde essa?
Abç!
-
A banca foi cruel
Significado de Prescindir
v.t.i. Não precisar de; dispensar, renunciar, recusar.
Não ter em consideração; abstrair.
-
Parabéns Adriane Basílio, pois você realmente explicou o conteúdo da questão e não apenas o que se refere ao português como fez a maioria. Finalmente
-
É claro que prescinde de fonte de custeio, as pessoas pensam que não porque na assistência nós não pagamos contribuições DIRETAMENTE para custeá-la, como é o caso da previdência, mas nada vem de graça então até mesmo aquilo que parece ser gratuito porque sai dos cofres públicos é custeado, INDIRETAMENTE, por você.
No mais, observando todos os problemas sociais que existem no Brasil, todos os direitos sociais que estão fora da seguridade, (educação,lazer,moradia,cultura...) mais os que estão dentro, observamos que isso soma milhões de reais por ano e que para gerir tudo é preciso contar com fontes de custeio para aplacar cada área. O dinheiro do Estado é limitado, chamamos isso de "reserva legal", então essa reserva tem que ser gerida corretamente e a fonte de custeio auxilia isso.
-
Macete bobo mas está me ajudando...
Eu sempre me confundia com a palavra prescindir.
Agora eu memorizo olhando o " p " invertido " d " de dispensar.
-
Prescindem : Não precisa.
A questão diz que "não precisa de respectiva fonte de custeio prévio".
Mas sabemos que nenhum benefício pode ser criado majorado ou estendido sem FONTE DE CUSTEIO PRÉVIO.
-
Prescindir = dispensar (Dicionário Houaiss).
-
Me ferrei no pOrTuuggays!!!
-
Jurava que prescindir era sinônimo de "depender" ou algo do tipo :/ .
-
Princípio da preexistência, regra de contrapartida ou Precedência do custeio.
Pra quem disse que não via um princípio que se encaixava na questão.
-
Marcos #Fé boa tarde!
independente de contribuição - está falando sobre os destinatários do benefício
custeio prévio - está falando sobre os financiadores do benefício, que no caso da assistência social não serão os destinatários
o custeio prévio é para garantir o equilíbrio financeiro e atuarial
-
Pessoal, estou começando a estudar agora e pelo que pude entender, baseado em algumas Leis, como a Lei da LOAS. Entende-se que o serviços assistencial não é previdenciário, ou seja, a regra da contra partida não será necessariamente exigida, isso porque o LOAS já sabe de onde e, como vai custear o benefício assistencial.
-
Caro colega Luciano Monteiro, entendo sua reflexão, mas a questão apenas cobra o conhecimento literal do art. 195, §5º, da Constituição Federal. Veja: § 5º
Nenhum benefício ou serviço da SEGURIDADE SOCIAL poderá ser criado, majorado ou
estendido sem a correspondente fonte de custeio total.
Ou seja, o Princípio da Contrapartida(muito empregado pela banca FCC) ou Princípio da Precedente Fonte de Custeio, é aplicável a seguridade social, não somente a previdência. Não exclui a assistência, mesmo essa não sendo contributiva. Essa é a inteligência do dispositivo constitucional.
Cuidado com as questões, elas sempre vão confundir o tripé da seguridade social
-
Cuidado com a palavra prescindir, no contexto da questão ela está dizendo que os benefícios e serviços DISPENSAM a respectiva fonte de custeio.
Art. 195 CF § 5ºNenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.
-
Regra da contrapartida: Necessidade de que 1° exista fonte de custeio TOTAL para depois sim se instituir, majorar ou estender determinado benefício, seja ele previdenciário, assistencial ou na área da saúde, para que haja "caixa" a sustentá-los.
-
Valeu pela explicação da palavra prescindir
-
PRESCINDIR = DISPENSAR
-
Que ódio do meu pouco conhecimento de vocabulário, errei a questão só por conta da palavra PRESCINDIR!
-
Cuidado gente! Prescindir é NÃO necessitar. Como será possível dar assistência social aos necessitados se não houver uma fonte de custeio que possa supri essas retiradas ;)
-
como o cespe gosta de enriquecer as questões com o vocabulário, hoje não me preocupo tanto com o conteúdo, pois já tenho certo domínio, mais se tratando do cespe é muito importante estudar o vocabulário, pois não saber interpretar uma palavrinha pode te custar a questão...
-
Significado de Prescindir
v.t.i. Dispensar; não precisar de: prescindia de conselhos; orgulhosos, prescindiam do auxílio dos mais experientes.
-
IMPRESCINDÍVEL
-
Pegadinha cabulosa essa, trocaram PRECEDER por PRESCINDIR.
-
cai na pegadinha, macete bom o da Gisele.
-
Errada.
Essa palavra prescindem deve ser tatuada no corpo de concurseiro, a grande maioria das bancas utiliza-se dela, pois sabe que pegará candidato no português, tática é fica falando prescinde = não preciso, prescinde = não preciso,prescinde = não preciso,prescinde = não preciso.... desse jeito não se esquece mais.
Bons estudos.
-
prescindível = dispensável
imprescindível = indispensável
só para acrescentar galera esse princípio não se aplica na previdência privada entendimento do STF.
vale frisar também que quando o benefício da seguridade social for previsto na própria Constituição Federal, não terá aplicação o princípio da precedência da Fonte de Custeio.
-
Ohh palavrinha que me engana: " prescindem"..rs
-
A cespe matou muito candidatos nessa palavra PRESCINDEM levando o candidato a erro
-
Errei por causa desse verbo do mau PRESCINDIR kkkk
No caso é o contrario, é imprescindível a fonte de custeio
-
Ai que dloga, tbm errei por causa do verbinho do mau: PRESCINDIR
-
Errado - CF - art. 195, § 5º - Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser CRIADO, MAJORADO OU ESTENDIDO sem a correspondente fonte de custeio total. (ou seja, é imprescindível a fonte de custeio).
prescindir = não precisar (errado, pois precisa da fonte de custeio)
-
Errei também por causa desse verbinho.
Sempre ela Cespe
-
Escreva num papel, PRESCINDIR = DISPENSAR, coloque com o imã na porta da sua geladeira e deixe por duas semanas.
RESOLVIDO, NUNCA MAIS ESQUECE O SIGNIFICADO.
-
RESPOSTA: ERRADO
PRESCINDE = não
IMPRESCINDE = sIM
-
Nossa ,de novo essa palavra me fez errar uma questão.
-
Gabarito: Errado.
Olha o macete para não esquecer o significado de (im)prescindir:
Imprescindível = Indispensável (é só focar no som do in, pronunciando immmmmmmmmmmprescindível = innnnnnnnnnndispensável)
Prescindível = com P de Pode dispensar
Assim, a questão afirma que não é necessária a existência da fonte de custeio total de um benefício ou serviço assistencial afronta tanto o princípio da preexistência do custeio em relação ao benefício ou serviço, quanto a CF, art. 195, § 5º, que diz que "Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total".
Bons estudos!!!
-
Cuidado galera! Cespe ama essa palavra "prescinde". Eu falei tanto/coloquei tanto na minha cabeça que a palavra prescinde/prescindir é dispensa/dispensar que na hr que vejo essa palavra, é como se eu tivesse vendo a palavra dispensar....
Fiquem atentos e coloquem na cabeça de vcs... Mts caem nessa pegadinha!!!
-
Vou tatuar no Braço essa P#
-
As únicas duas contribuições que são destinadas diretamente à Previdência Social :
As das Empresas, incidentes sobre a folha de salários(COTA PATRONAL);
A dos trabalhadores e demais segurados;
As demais fontes custeiam todo o sistema de Seguridade Social (Previdência, Saúde e Assistência).
-
prescindir: não precisar de
-
Que pegadinha...
-
Acho que vou tatuar essa ´´po. pi`` em mim também...
-
Prescindir=dispensar; não precisar de
-
Galera,seguinte:
- Saúde e Assistência Social são deveres do Estado.Logo,imagine que quem não pagasse a saúde não teria acesso e como fator resultante os pobres iriam padecer.Logo, questões que versam sobre saúde e assistência são sempre mais benefício que custeio,isso não equivale na maioria das vezes para Previdência Social.
-
Errada, dispensa contribuições de quem efetivamente receberá o serviço, mas não dispensa fonte de custeio.
-
Se o cara não souber significação das palavras ou sinônimos erra a questão!
-
Prescinde: Dispensar, passar sem, pôr de parte; renunciar
-
Caramba, terceira vez que esse "prescinde" me derruba feio!
-
Fica claro que a intenção da organizadora do concurso é avaliar a Língua Portuguesa e não conhecimentos previdenciários.
-
QUALQUER benefício necessita de uma fonte de custeio, seja de assistência social, saúde ou previdência.
-
meu Deus já errei essa questão duas vezes,só por causa desse nome prescindem=dispensa
-
O cespe adora essa palavra PRESCINDIR... Já vi em umas três questões. É preciso sim fonte de custeio para manter a Assistencia Social tb.
MANTENHA-SE FIRME! BONS ESTUDOS.
-
Lembre-se de Imprescindível, por exemplo:
O oxigênio é imprescindível para sobrevivência humana. (Aquilo que não pode faltar) Prescindível (Dispensável) Imprescindível (aquilo que não pode ser dispensado).
-
errei por não saber o significado da palavra PRESCINDIR ....
-
-
Prescindem : desobrigam;dispensam; eximem; isentam; livram.
Gabarito : errado
-
Prescindir = Não leva em conta, não importa,
Esta eu errei, questão de interpretação.
-
É IMPRESCINDÍVEL= é necessário ou não dispensa; É PRESCINDÍVEL= não é necessário ou dispensa. Vamos lembrar disso na próxima vez? (rs). Bons estudos galera!
-
É imprescindível estudar Língua Portuguesa!!!
-
Truta que me pariu.... PRESCINDE QUER DIZER DISPENSÁVEL. IMPRESCINDÍVEL QUER DIZER INDISPENSÁVEL. PRA QUEM TEM A METADE DO CÉREBRO E PROBLEMAS DE MEMORIZAÇÃO, GRAVE OS "INS" DO SEGUNDO TERMO. SÓ LEMBRANDO QUE "IMPRESCINDÍVEL" É COM "M"...
-
P Q me P!!
Não acredito que fui com muita sede ao pote!!!
É a mesma pegadinha q caí uma vez sobre o Advogado ser imprescindível no processo Adm disciplinar!!!!
-
Já caí no prescinde há muito tempo! nessa a cespe não me pega mais kkkkkkkkkkk
-
Cespe, você não me engana mais com o PRESCINDE...KKKKKK
-
Prescindir = dispensar.
Prescindir = dispensar.
Prescindir = dispensar.
Prescindir = dispensar.
Prescindir = dispensar.
Prescindir = dispensar.
-
dispensa contribuições de quem efetivamente receberá o serviço, mas não dispensa fonte de custeio.
-
Prescindem = ~p
-
A pegadinha aí está no termo prescindir, ou seja, dispensável. Gabarito errado, pois os benefícios e serviços concedidos pela assistência social demandam sim uma fonte de custeio prévio.
-
É imprescindível (não se pode dispensar) e não prescindível (dispensa)
-
Já aprendi que prescinde significa NÃO precisa, no caso da questão, precisa sim.
-
Deixando de lado a pegadinha, "prescindir", como é que a Assistência Social iria conceder benefícios sem a fonte de custeio próprio!!? Do bolso da assistente social?
Pura e simplesmente uma pegadinha ortográfica...
-
GABARITO ERRADO
PRESCINDE - NÃO PRECISA.
Fere mortalmente o Princípio da precedência da fonte de custeio total.
CF, art. 195
§ 5º Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.
Seguridade social é gênero, que comporta 3 espécies.
Saúde
Previdência
Assistência Social
-
Essa e eu errei por pegadinha, para mim ''prescindir'', era= necessário. Questão minuciosa e maldosa.
-
''prescindir'' palavrinha preferida da CESPE kkkkk ta manjada já
#vamoquebraraCESPE #bancafraca #rumoaposse
pra descontrair, otimo fds a todos!
-
Eu sábia mas esqueci por um momento, espero não esquecer mais.
-
prescinde = dispensar / mesmo a assistência social precisa de custeio prévio
portanto gab errado
foco,força e fé
-
O correto é "O CESPE". E não "A CESPE".
"O" Centro de Seleção e Promoção de Eventos (O CESPE)
Se querem se referir à Banca, falem: "A banca CESPE", e não "A CESPE"
-
ERRADA.
A assistência social, embora não sendo contributiva, ela precisa das fontes de custeio prévio.
-
Esse é um tipo de questão que o candidato erra por desconhecer o significado de certas palavras. Prescindem = desobrigam, dispensam, desoneram etc.Então, questão ERRADA.
-
O erro está na interpretação da questão e desconhecimento das palavras, coisa típica do CESPE.
Prescindem = NÂO PRECISAR.
Questão ERRADA.
-
prescindir: não incide, essa palavra não cai ela chove em questões cespe
-
Gabarito Errado
Prescindir:dispensar
-
Prescindir ou prescindível = desnecessário, dispensáveL
-
vou te comer com areia, cespe.
-
que raiva, ja fiz um monte e me pegou despercebida aff
-
1) As prestações oferecidas no âmbito da assistência social não têm caráter pecuniário, portanto, não há o que se falar em benefício, mas sim em serviço, somente;
2) Prescindem = Dispensam;
3) Não é porque é da área assistencial que não há necessidade de ter fonte de custeio. O custeio é feito pelas receitas de outras fontes.
-
foi pego pela palavra prescindem,
-
Pegadinha aqui é o prescindem.Que significa DISPENSAM.
-
Errada.
Prescindem de contribuição, não de custeio.
-
Concordo com Joel Santos pois foi uma pegadinha, uma vez que prescinde, significa dispensar e conforme o principio da preexistência do custeio em relação ao benefício ou serviço ( art. 195, parágrafo 5°) nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.
abraços!!!
-
Palavrinha que não irá cair na prova do INSS = prescinde.
-
Já cai uma vez no PRESCINDE. Dessa vez não caio!!!
Que venha o CESPE!
-
Novamente o tal do prescindem pegando muitos concurseiros!
Prescindem = NÃO PRESCISA
-
CF/88, art. 195, § 5º - Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total. (Princípio da Contrapartida).
> Quanto ao verbo:
Prescindir: Não necessitar;
Imprescindir: Necessitar, indispensar.
Ou seja...
ERRADO.
-
Toda seguridade social depende de fonte de custeio.
-
Gabarito: Errado
CF, Art. 195, §5º - Nenhum benefício ou serviço da Seguridade Social (saúde, assistência social e previdência social) poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.
Perceba-se que esse princípio se aplica não somente a Previdência Social, mas a Seguridade Social como um todo. Assim, será inconstitucional a lei que criar um benefício, previdenciário ou assistencial, sem também criar a fonte de custeio.
-
Alguém tem que pagar a conta!
Força!
-
Prescinde = dispensar, renunciar...
-
Decreto 3.048/99
Art. 3º A assistência social é a política social que provê o atendimento das necessidades básicas, traduzidas em proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência, à velhice e à pessoa portadora de deficiência, independentemente de contribuição à seguridade social.
Ou seja, para se ter acesso aos benefícios da assistência social é necessário comprovar sua hipossuficiência, no entanto, quem vai pagar a conta?
A pergunta que não quer calar...
CF/88, art. 204. As ações governamentais na área da assistência social serão realizadas com recursos do orçamento da seguridade social, previstos no art. 195, além de outras fontes...
Prescindem da contribuição do beneficiado
Não prescidem fonte de custeio
Alguns de nós eram Faca na Cavera!!!
-
aos inteligentes que sacaram a super jogada da palavrinha mágica da banca. vocês são fod$$$$$### pra baralho
-
“Gosto dos meus erros; não quero prescindir da liberdade deliciosa de me enganar.”
― Charles Chaplin
-
prescindir: Dispensar; desprezar; não fazer uso ou caso de; não tomar (ou levar) em conta; abrir mão de;
ERRADO
-
Princípio implícito - Pré existência do custeio ou contrapartida: não irá criar benefício sem fonte prevista.
-
A necessidade de fonte de custeio prévio não é apenas uma exigência da Previdência Social, como de toda a Seguridade Social, da qual aquela faz parte, além da Assistência Social e a Saúde.
-
Erro aí tá na palavrinha que o cespe adora prescinde - não precisa??
Será que a assistencial social não precisa de previa fonte de custeio ?? Isso é principio implicito - Previa fonte de custeio.
-
Esse prescinde ainda derruba muita gente...
-
Tomá no c... da palavra "prescinde"...q merda, ela me pega toda vez. Agora não erro mais!!!!
PRESCINDE:
1. Desistir da posse de algo ou passar sem; pôr de parte (ex.: não prescindimos dos nossos direitos). = ABDICAR, RENUNCIAR
2. Não ter necessidade de (ex.: o espaço prescinde de adornos). = DISPENSAR ≠ PRECISAR
Palavras relacionadas:
dispensar, prescindível, escusar, descontar, precisar, preterir, imprescindível
.
"prescinde", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/prescinde [consultado em 04-05-2016].
-
Vavá Borges, essa palavra vai ser a que vai te dar o cargo público de seus sonhos, escreva oq eu te digo rs
-
ERRADO.
PRESCINDE - dispensável.
IMPRESCINDE - INdispensável.
Na verdade, para a assistência social prestar os benefícios e serviços é IMPRESCINDÍVEL a respectiva fonte de custeio prévio.
-
odeio esta palavra PRESCINDE...... me faz errar.....
-
que a prova de previdenciário venha com vários prescindes!!
-
PRESCINDE = NÃO Precisar
Ao contrário da Assistencia Social que PRECISA da fonte de custeio prévio.
Portanto: ERRADO.
-
prescinde não precisa
prescinde não precisa
prescinde não precisa
prescinde não precisa
-
prescinde não precisa
prescinde não precisa
prescinde não precisa
prescinde não precisa
prescinde não precisa
prescinde não precisa
prescinde não precisa
prescinde não precisa
prescinde não precisa
prescinde não precisa
prescinde não precisa
prescinde não precisa
prescinde não precisa
prescinde não precisa
prescinde não precisa
nunca mais eu erro uma questão por causa dessa palavra pqp
-
É imprescindível decorar certos termos...
-
Gente o cespe adora essas palavra:
PRESCINDIR = dispensa, não é necessário;
IMPRESCINDIR = indispensável, necessário
Agora que voçê saber o significado das palavras aplica ela na questão, e voçê chegará a seguinte conclusão:
Benefício e serviços prestados pela previdencia a população que comprove necessidade e não necessariamente não contribui, não vai precisar de fonte de custeio. Quer dizer que o CESPE acha que a PREvidência é mágica,faz aparecer dinheiro do nada.
A , FALA SÉRIO né GENTE! rsrsrsrsrsrsrsrsrsr
-
Pelo fato de serem concedidos independentemente de contribuição, os benefícios e serviços prestados na área de assistência social prescindem da respectiva fonte de custeio prévio.
PRESCINDEM = Não necessita
-
GAB. ERRADO
principios da seguridade social:
[...]
PREEXISTENCIA DE CUSTEIO EM RELAÇÃO AO BENEFICIO OU SERVIÇO
Nenhum beneficio ou serviço poderá ser criado sem a correspondente fonte de custeo total.
-
Apesar de ser um benefício assistencial, é gerido pelo INSS, por questões de conveniência administrativa, competindo à União arcar com o seu pagamento, conforme previsto no artigo 29, paragrafo único, da lei 8742/93.
-
É impressionante a malícia da banca, que fica nitida, nessa questão.
Pode pegar as pessoas, caso nao conheçam o termo "Prescindem", que no caso é como dizer que "dispensam".
Gabarito: Errado.
É objetivo/principio da seguridade soocial:
PRINCÍPIO DA PREEXISTÊNCIA DO CUSTEIO EM RELAÇÃO AOS BENEFÍCIOS OU SERVIÇOS (CF, artigo 195, parágrafo quinto).
-
ERRADO. §5º Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.
Obs.: Prescindem: Ato de prescindir, demitir, desobrigar, dispensar.
-
Nossa respondi colocando certo por confundir a palavra prescindem com a palavra precedem=/
prescindir=desobrigar
preceder=anteceder
a troca dessas palavras mudarida o sentido e a resposta da questão estaria certo, caso fosse assim!
-
ERRADA.!
A FONTE DE CUSTEIO PRÉVIO é IMPRESCINDIVEL,ou seja, ALGUÉM tem que pagar de alguma forma essa conta ! kkkkkk
-
A Assistência Social não paga benefício a segurado, ela presta serviço, e independe de contribuição. Logo, questão errada.
-
Além de estudar muito, vou ter que melhorar muito no aspecto de conhecimento das palavras, "prescindir" errei a questão devido noão saber o significado deste verbo, marquei com tanta convicção, por deduzir que o sentido desta palavra é exatamente ao contrário.
verbo
Prescindir :
-
Um dos princípios implícitos é a preexistência do custeio ou contrapartida
-
É triste perder uma questão fácil por não conhecer ou confundir o significado de alguma palavra!
E tome nota!
Prescindir = dispensar, não levar em conta.
-
Errei porque a Assistência Social dispensa contribuição prévia. E a questão deixa claro que
"Pelo fato de serem concedidos independentemente de contribuição, os benefícios e serviços prestados na área de assistência social prescindem da respectiva fonte de custeio prévio.
E ainda não me convenci do gabarito....
-
KKK, primeiro o enunciado dá a resposta, depois ele tira o doce da boca da criança. Me deixe viu Varela!!!
-
Prescindir : renunciar a, dispensar.
-
se não sabe o que significa prescindir vai errar
-
mui triste
-
PRESCINDEM= dispensar, renunciar, rejeitar, excluir, desconsiderar
Errada questão
-
Exatamente o que aconteceu comigo, errei a questão por confundir o significado de prescindir.
-
A questão está falando dos beneficios e dos serviços da assitencia social. É bem verdade, que a assitencia social prescinden, ou seja não precisa de contribuição. Os benefícios da previdência sim. Tenhamos fé em Deus, que chegaremos lá em nome de Jesus.
-
Prescindem aquilo que é dispensável que não é preciso. Imprescindível aquilo que não é dispensável que é preciso.
-
Respectiva fonte de custeio prévio : ERRADA
Respectiva fonte de custeio TOTAL: CERTA.
Ou seja, nenhum beneficio ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.
Quem tem Seguridade Social tem "PAS"
P: Previdência
A: Assistência
S: Saúde