SóProvas


ID
643201
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com um estudo amplamente referenciado, de Henry Mintzberg, os gerentes cumprem três papéis principais: interpessoais, informacionais e decisórios, descrevendo e discutindo sobre os papéis gerenciais.

Ser responsável pela motivação e atuação dos funcionários, responsável pela assessoria, treinamento e deveres associados é função

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

    Principais responsabilidades do líder:






     
     
  • Estabelecer junto de seus liderados uma visão clara de futuro. Onde todos juntos (seja uma empresa, uma família ou uma comunidade) querem e pretendem chegar. E o que farão para atingir este futuro desejado. 
  • Enxergar as competências existentes em sua equipe e, principalmente, ter claro em sua mente quais as suas próprias limitações. Somente diante de suas limitações poderá escolher pessoas melhores do que ele para desenvolver atividades necessárias para a busca do futuro desejado.
  • Cuidar para que suas limitações pessoais não coloquem em risco o objetivo compartilhado com seus pares. O líder tem esta obrigação!
  • Estar atento para que sua equipe esteja unida e com foco no futuro desejado. Somente com foco e união dos envolvidos, através de ações consistentes, é que este futuro será alcançado.
  • Mintzberg conclui que os gerentes desempenham dez tipos de papéis. Esses papéis são agrupados segundo a afinidade e a natureza, em três conjuntos: papéis interpessoais, papéis informacionais e papéis decisionais (MINTZBERG, 1973, 2007):
    Os papéis interpessoais advêm diretamente do status e da autoridade formal dos gerentes: eles precisam representar a organização em cerimoniais e atos internos e externos, fazem contatos e lideram pessoas. São papéis interpessoais:
    a) Representação/SÍMBOLO (figura de proa) papel desempenhado em atos e cerimoniais formais;
    b) Líder – como responsável pelo trabalho de outras pessoas;Como os administradores trabalham com e através de outras pessoas, são responsáveis tanto pelos atos dos subordinados quanto pelos próprios. De fato, o sucesso ou o fracasso dos subordinados é medida direta de seu próprio sucesso ou fracasso. Como os dirigentes contam com subordinados e outros recursos, devem realizar mais do que os não dirigentes – isso significa claro, que se espera que eles realizem mais do que outros membros das organizações, e
    c) Contato/Elemento de Ligaçãoatravés do estabelecimento de uma rede de contatos com chefes, subordinados, pares e pessoas de fora da organização.
  • Os papéis informacionais são resultados dos contatos interpes-soais. Os gerentes podem não saber tudo, mas tipicamente sa-bem mais do que os subordinados. Eles acessam um conjunto tão variado de informações, que se tornam o centro nervoso da unidade organizacional. São papéis informacionais os de:
    a) Monitor/Coletor – através de seus contatos dentro e fora da organiza-ção, o gerente busca informações constantemente e monitora o ambiente intra e extraorganizacional.
    b) Disseminador – como elo privilegiado da rede organizacional, o gerente funciona como disseminador de informações aos subordinados, principalmente as táticas e as estratégicas.
    c) Porta-voz – o gerente leva informações da organização para fora da sua unidade ou para o ambiente externo.
     
    O gerente estabelece uma rede de relações, através das quais bus-ca informações para tomar decisões. São quatro os papéis decisionais propostos:
    a) Empreendedor – o gerente monitora o ambiente, para melhorar sua unidade e promover as alterações necessárias, de forma a adaptá-la às mudanças identificadas no meio ambiente. Para a execução dos seus projetos, ele pode utilizar delegação, autorização e supervisão dos subordinados.
    b) Solucionador de distúrbios/Problemas- o gerente age involuntariamente, geralmente sob pressões, para resolver problemas e crises.  
    c) Alocador de recursos/Administrador de recursos – esse papel reflete as decisões estratégicas da organização e da unidade. Como autoridade formal, o gerente decide como e onde serão alocados os recursos em sua unidade.
    d) Negociador – para concretizar suas estratégias, o gerente realiza negociações tanto com pessoas de dentro, como de fora da organização.  
  • Sei que devemos seguir a doutrina, mas não concordo com a resposta, pois nem todo líder (por exemplo, o informal) é responsável pelo treinamento. Acho que o responsável pela motivação e atuação dos funcionários, responsável pela assessoria, treinamento e deveres associados é o chefe (ou gerente), agora, se ele tem capacidade para exercer essas funções é outra história. 

  • Na resolução dessa questão, poderia existir uma dúvida entre as alternativas A e E.

     

    Era só lembrar que o chefe NÂO MOTIVA ninguém, isso é capacidade do LÍDER. 

     

    Assertiva correta E.