-
Gabarito - D
Questão subjetiva, mal interpretada e irritante. Eu li a obra dos autores citados e responderia a letra E. Há um capítulo inteiro dedicado a comunicação como forma de exercício e legitimação do poder, além da geração de conflitos para a manutenção deste mesmo poder. Segue uma sinopse do livro.
O PODER DAS ORGANIZAÇÕES Max Pagès, Michel Bonetti, Vincent de Gaulejac e Daniel Descendre. São Paulo :
Atlas, 1993. 234 p.
Pagès e sua equipe de pesquisadores escreveram esta obra, que rapidamente se tornou uma leitura imprescindível para todos os que desejam entender o exercício do poder nas organizações, o controle que elas exercem sobre os homens e os conflitos que são gerados em seu interior. O título original, emprise de l’organisation, já descortinava a idéia que conduziu a investigação dos autores: as organizações são loci de dominação ideológica, psicológica, econômica e política sobre os indivíduos. Muitos bons textos foram produzidos a partir do mesmo ponto de partida, mas este pode ser considerado um marco inicial e, por isso, é leitura obrigatória.
-
przado colega,
conforme voce mesmo disse ... a letra d que estria correta,pois o que tem haver " na açãocomunitária" ?
bons estudos
OPS FOI MAL ACAOCOMUNICATIVA
-
Não é ação comunitária, e sim COMUNICATIVA
-
Comunitária? Onde você leu isso colega?
-
Augusto Willer,é vc,papai?
-
Quê?
-
WHAT THE FU**? ESSA FOI PRA DERRUBAR GERAL!!!
-
QUEM?
-
Nunca ouvi falar sobre isso, mas já era pra estar acosumada né?
A questão se refere ao tema "Práticas de poder na gestão de pessoas". Em suma, o poder não se localiza apenas nas relações entre acionistas e trabalhadores, entre a direção geral e administradores e seus subordinados, mas se enraíza na prática cotidiana da organização.
Questão bem direcionada à bibliografia recomendada.
Assim, segundo Pagès, Bonnetti e De Gaujelac, analisando a mediação da organização, o poder desenvolve-se em 4 níveis: o primeiro nível, o nível na perspectiva marxista ou econômico, refere à questão dos lucros e dos salários. O segundo nível diria respeito à questão da autonomia e do controle, sendo um nível propriamente político. O terceiro nível estaria relacionado à questão do humanismo e da eficiência, constituindo um nível ideológico. O último e quarto nível diria respeito ao prazer e à angústia, apresentando-se como especificamente psicanalítico ou psicológico.
Portanto, alternativa correta letra D.
Adriel Sá.
-
A técnico foi, D de Deus. E deu Certo! kkkkkk