-
(...) Outra empresa que resolveu adotar o novo paradigma holístico é a General Eletric, fabrica de turbinas em Durham (EUA). Não há mais a padronização dos horários, o famoso ponto se extinguiu, não há horários fixos, cada um faz o seu, a única orientação é fazer a melhor turbina possível, com a melhor qualidade e menores custos. Segundo Paula Sims, diretora da fábrica, o resultado foi uma “combinação feliz de democracia e controle espontâneo”.A velha concepção de que o poder do líder que gera o compromisso dos funcionários deu lugar à credibilidade, sintonia e respeito. Isso aconteceu também na fábrica de antibióticos injetáveis da Eli Lilly, de acordo com José Loureiro Cardoso, diretor industrial da empresa, o compromisso não é firmado através de uma ordem, mas a partir do momento que os 300 funcionários tomam conhecimento de que a saúde de muitas pessoas depende da qualidade do produto feito por eles. É a necessidade que o ser humano tem de ser útil, de ser valorizado, o desejo de fazer parte de algo maior sendo suprido.
Fonte: Paradigmas: visão do mundo e suas influências na empresa.
-
(P)ara (Q)uem (P)rotesta.
Meus companheiros, essa história de pegar autor desconhecido ou não reconhecido nacional / mundialmente é foda. Esse autor X inventou essas premissas?? quem é esse sujeito?? Será o Chiavenato ou outros autores de Gestão de Pessoa penssam isso??. Assim não dá, além de ter que aprender todo esse conteúdo agora eles querem que agente ache os autores que eles vão busca na @#$%@¨%#$¨*.!
Por favor me ajudem e digam que estou errado, mas tem hora que esse examinadores fazem coisas que eu acredito que poucos são os privilegiados. Não tá havendo equilíbrio e razoabilidade em algumas questões não. Acho que tá rolando direcionamento ou coisa assim. Deixo aqui meu protesto.
-
Galera,
realmente é motivo de revolta essas manias que a FCC possui. Entretanto, nesse caso, poderíamos ter acertado a questão por ELIMINAÇÃO (como eu fiz).
Exemplo:
a) Respeito: esse tipo de necessidade, relacionada com motivação, não foi mencionada por nenhum autor ''reconhecido'' , assim como CREDIBILIDADE E SINTONIA (nunca havia ouvido falar dessas necessidades). Desta forma, seria uma FORTE CANDIDATA a ser a resposta certa.
b) Auto-Estima: essa necessidade faz parte da TEORIA DE MASLOW (Hierarquia) , sendo assim, não compreende o citado pela FCC.
c) Fatores-Higiênicos: quem faz menção à esse fator é HERZBERG, podemos exclui-la também.
d) Proteção e Segurança: mais um tópico que se incorpora à TEORIA DE MASLOW.
e) Necessidades Físicas: OUTRO item citado por MASLOW. Fisiológica = Física
Portanto, na eliminação, mesmo que arriscado, poderíamos obter êxito em tal resposta!
Bons estudos galeraaa!!!!!
-
Morro de raiva dessas manias da FCC de pegar obras específicas (sejam conhecidas por todos ou não) e usar nas provas de gestão de pessoas. Falta de bom senso!
-
Para que o processo seja viável, todos os
líderes da estrutura devem trabalhar em conjunto, além de que o sistema de
valores deve ser claramente explicitado. A AERH deve certificar-se da
existência de certas premissas no âmbito organizacional para poder trabalhar
com forças motivacionais como alavanca para o atingimento de objetivos, quais
sejam:
- Credibilidade: credibilidade a
todos os membros da estrutura;
- Sintonia: plano bem sintonizado
com as necessidades sentidas em todos os níveis da organização;
- Respeito: deve existir um
sentimento de respeito mútuo.
http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/motivacao-estrategica/1580/
-
Meu, que tipo de questão é essa!?
-
Putz! ¬¬
-
GABARITO: "A"
Segundo Jean Pierre Marras, ao se dispor a trabalhar a questão motivacional como alavanca mestra para o atingimento dos seus objetivos, a AERH deve inicialmente certificar-se da existência de certas premissas no âmbito organizacional. São elas:
Credibilidade: a administração deve ter, junto a todos os membros da estrutura, uma credibilidade suficientemente ampla e uma
transparência muito forte, para dar sustentação à introdução de uma plataforma motivacional.
Sintonia: o plano deve estar muito bem sintonizado com as necessidades sentidas em todos os níveis da organização. Se a
administração quiser impor certos valores ‘não compartilhados’ pelos trabalhadores, não haverá resultados positivos.
Respeito: esse foi um dos componentes que alavancaram o Japão a níveis de produtividade jamais vistos. Segundo Ouchi (1982:8),
produtividade, confiança e sutileza não são elementos isolados; eles não só proporcionam maior produtividade através de coordenação
mais efetiva, como também se encontram inextricavelmente ligadas entre si. A tradição de um sentimento de respeito mútuo entre os
representantes do capital e do trabalho é condição sine qua non para a introdução de um discurso e uma prática motivacional.
(Administração de Recursos Humanos - do Operacional ao Estratégico - Marras, Jean Pierre)
-
Pessoal sei que é difícil mas vamos manter o FOCO. Esse tipo de questão é ruim para todo mundo que estuda, não só para vc individualmente.
Mesmo quem estudou toda teoria recorrente em prova, ao se deparar com essa questão terá dificuldade. Toda prova da FCC terá uma ou outra questão fora como essa. O importante é ir bem naquilo que está na literatura conhecida.
-
Fui na alternativa mais lógica.