SóProvas


ID
643366
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O principal indicador utilizado pelo Programa de Qualidade no Serviço Público para medir o sucesso das organizações públicas que aderiram ao Programa é o índice de

Alternativas
Comentários
  • ACERTIVA (A)

    Princípios da qualidade total:
    • Quem define a qualidade é o cliente;
    • A qualidade deve ser um compromisso de toda a  organização;
    • O controle deve ser feito de forma descentralizada e por equipes;
    • A qualidade deve ser buscada continuamente;
    • Custos menores e eliminação de desperdício;




    Pessoal, nesta questão é apenas vc seguir a lógica, pois a pergunta está se referindo a QUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO, nas acertivas a única que tem algo à ver com a pergunta é a letra (A) SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS.

    Um abraço galera, bons estudos!!!
  • Gabarito - A

    O mapa mental abaixo traduz os requisitos de avaliação do programa de qualidade do serviço público. Notem que a grande maioria dos itens estão focados na satisfação do cliente.

    Clique no mapa para ampliar.

     
  • Para complementar os estudos:

    O Decreto 5378/05 justifica a assertiva:

    Art. 1o Fica instituído o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País.

    Art. 2o O GESPÚBLICA deverá contemplar a formulação e implementação de medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais, que objetivem:

    I - eliminar o déficit institucional, visando ao integral atendimento das competências constitucionais do Poder Executivo Federal;

    II - promover a governança, aumentando a capacidade de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas;

    III - promover a eficiência, por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ação pública;

    IV - assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promovendo a adequação entre meios, ações, impactos e resultados; e

     

    V - promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética



    Todos esses preceitos estão atrelados ao Modelo de Excelência em Gestão Pública ( MEG).



     



     

  • Gabarito: A

    Pessoal, cuidado com os comentários porque não é muito por "seguir a lógica"... cada programa possuiu características fundamentais e a questão pede exatamente isso. No caso, a pergunta foi sobre o programa PQSP (Programa da Qualidade no Serviço Público), uma evolução do QPAP, cuja ênfase era a satisfação do cidadão.


    Resumidamente, sobre os outros programas:

    * Ordem cronológica: PBQP (1990); QPAP (1996); PQSP (2000); GESPÚBLICA (2005)

    - PBQP(Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade): ênfase na modernização, redução de custos e eficácia dos serviços;

    - QPAP (Programa da Qualidade e Participação da Administração Pública): ênfase na participação dos servidores;

    - GESPÚBLICA (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização): ênfase na aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais.

  • GABARITO A

    "O Projeto Estratégico de Avaliação e Premiação da Administração Pública tem por objetivo articular e negociar com instituições de caráter privado a criação de sistemas de aferição do desempenho da gestão pública, principalmente no que se refere a satisfação do cidadão, com a previsão de mecanismos de reconhecimento e premiação das ocorrências de excelência nessa gestão, traduzidas no pleno atendimento aos interesses dos cidadãos e no desenvolvimento institucional auto-sustentado".

    Fonte: Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública. Cadernos MARE da Reforma do Estado. Site: www.bresserpereira.org.br/documents/mare/cadernosmare/caderno04.pdf (página 24)

  • Onde está o mapa do Augusto Willer?