SóProvas


ID
643381
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na concepção contemporânea da gestão de pessoas em organizações de excelência, o exercício da liderança implica

Alternativas
Comentários
  • Na concepção contemporânea de Gestão de Pessoas, a liderança está centrada nas pessoas e não nas tarefas.

    Assim, aquele tipo de liderança:

    "trata-se de um estilo pre preocupado com os aspectos humanos dos subordinados e que procura manter uma equipe de trabalho atuante, dentro de maior participação nas decisões. Dá mais ênfase às pessoas que ao trabalho em si, procurando compreender e ajudar os subordinados e preocupando-se mais com as metas do que com os métodos, sem descuidar-se do nível de desempenho desejado. Lembra a Teoria Y de McGregor".

    (CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública, Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, pg. 133)
  • Complementando :

    Liderança
     é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

    Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.

    Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.

     

  • Teorias

    Segundo Chiavenato a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Existem três principais teorias sobre a liderança:

    Traços da personalidade. Segundo esta teoria o líder possui características marcantes de personalidade que o qualificam para a função. Estilos de liderança. Esta teoria aponta três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal. Situações de liderança (teoria Contingencial:). Nesta teoria o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação e para cada um dos membros da sua equipe

    Para Lacombe os líderes influenciam as pessoas graças ao seu poder, que pode ser o poder legítimo, obtido com o exercício de um cargo, poder de referência, em função das qualidades e do carisma do líder e poder do saber, exercido graças a conhecimentos que o líder detém.

    Ótimos estudos !

  • letra D
    Para os garotos-propaganda de plantão, realmente não me importo com a pontuação do comentário, só em ajudar os colegas.
  • Na concepção contemporânea da gestão de pessoas em organizações de excelência, o exercício da liderança implica 

    em mobilizar e comprometer os funcionários com as metas acordadas POR TODOS para a organização.

    Por todos?? Todos os funcionários têm que concordar?! Complicado!

  • A linha mestra na concepção contemporânea da gestão de pessoas é alinhar os colaboradores a ideologia estratégica da empresa. Com isso, o fenômeno da contracultura e minimizado.

  • Viram o que eu disse sobre a FCC gostar de relacionar a liderança ao convencimento dos subordinados a realizar os objetivos organizacionais como se fossem seus? A resposta dessa questão vai exatamente nesse sentido: a liderança implica comprometer os funcionários com as metas da empresa. Logo, a nossa resposta é a letra d).

    Gabarito: D