SóProvas


ID
644569
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O modelo do Fibre Channel define uma arquitetura de cinco camadas para o transporte dos dados numa rede SAN. Definir como os blocos de dados enviados dos aplicativos de nível superior serão segmentados em uma sequência de quadros para serem repassados para a camada de transporte, e habilitar mais de uma porta para responder a um mesmo endereço, são propriedades específicas e respectivas das camadas

Alternativas
Comentários
  • A pilha de protocolos FC está dividada em 5 camadas:
     As 4 camadas mais baixas definem as técnicas fundamentais de comunicação; FC0 até FC3
    A FC4, camada superior, define como os protocolos de aplicação serão mapeados na rede FC.

    O padrão FC define 3 diferentes topologias: Fabric, arbitrated loop e point-to-point.

    Camadas FC:
     FC-0: cabos, plugs e codificação do sinal;
     FC-1: codificação 8b/10b, coverte um caracter 8-bit que será transmitido em um caracter 10-bit. Tb usado em Gigabit Ethernet;
     FC-2: sinalização (frame / controle de fluxo);
     FC-3: Common Services (stripping, hunt group, multicast)
     FC-4: Provê protocolos específicos; iSCSI, FCIP.  

     As 3 camadas mais baixas do FC (FC-0 ~ FC-2) englobam o padrão físico do FC. Definem as características de transmissão física do FC.
     As 2 camadas superiores (FC-3 e FC-4) englobam características da interface do FC com os protocolos de rede e as aplicações.

    www.redbooks.ibm.com/redbooks/pdfs/sg245470.pdf


  • O modelo Fibre Channel não mapeia de modo ordenado em referência ao modelo OSI. Uma comparação grosso modo entre as camadas do modelo Fibre Channel com as camadas do modelo OSI poderia ser feita da seguinte forma:
       FC-4 mapeia nas camadas de aplicação e apresentação do modelo OSI.
       FC-3 e FC-2 mapeiam nas camadas de sessão, transporte, e enlace do modelo OSI.
       FC-1 e FC-0 mapeiam na camada física do modelo OSI.
    Ter o conhecimento do modelo OSI é a forma mais simples e rápida de entender o funcionamento de outros modelos e resolver as questões.

  • P complemento...


    FC-2: Essa camada define como os blocos de dados enviados dos aplicativos de nível superior serão segmentados em uma sequência de quadros para serem repassados para a camada de transporte, independentemente das camadas superiores. A camada FC-2 tem capacidade de autoconfiguração e suporta ambientes ponto-a-ponto, de laço arbitrado e switched.

    Os dados são transmitidos em ordered sets de quatro bytes, contendo os caracteres de controle e os dados. Através dos ordered set de dados é possível realizar a sincronização, que também estabelece a fronteira do alinhamento. O protocolo usado para garantir a segurança é o FCIP (Fibre Chanel over IP), que cria um tunelamento de FC. O FCIP utiliza o IPSEC.

    FC-3: Essa camada define funções auxiliares, que podem afetar múltiplas portas em um único nó ou em um fabric. As funções suportadas geralmente incluem:

    *  Hunt Groups: Esta função tem por objetivo diminuir a latência do sistema. Para isso, a cada nó é atribuído um hunt group. Um hunt group é um conjunto de N_Portas conectadas a um único nó. A este conjunto é atribuído um identificador, cujo propósito é permitir que frames que contenham o identificador sejam redirecionados para qualquer N_Porta disponível do conjunto;

    * Striping: Utiliza N_Portas em paralelo para transmitir uma informação através de diversas conexões, aumentando, consequentemente, a largura de banda;

    * Multicast: Realiza a transmissão para várias portas de destino. Também inclui a habilidade de transmitir em broadcast para todos os nós ou subconjunto de nós.


    Alternativa: B