SóProvas


ID
644953
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A líder dos representantes comerciais esqueceu os seus estojos de amostras, o que certamente, explica o constrangimento que todos sentimos.

Consideradas a clareza e a correção, assinale o legítimo comentário sobre a frase acima.

Alternativas
Comentários
  • c) Necessita I da correção da ambiguidade - o segmento os seus estojos de amostras pode ser substituído por “os estojos de amostras do grupo”, se esse for o sentido desejado; e II da correção da pontuação - pode ser colocada uma vírgula antes de certamente.

    O que dá para entender é que a líder está em algum local com outras pessoas (inferido pela parte do texto "explica o constrangimento que todos [nós] sentimos"). Então ela esquece "os seus estojos". O "seus" concorda com "estojos de amostras" e não dá para saber se é da lider ou de outra pessoa junto com ela. Se os estojos são do grupo, substituindo por “os estojos de amostras do grupo” resolveria a ambiguidade.

    Eu não entendi o lance do "pode" ser colocada vírgula.
    "certamente" é uma circunstância de afirmação deslocada simples e não necessariamente deve estar entre vírgulas. Não sei o que a FCC adota como certo neste caso. A frase não necessita dessa correção.

    Estranho.

    []s

  • Eu também não concordo que "pode ser colocada uma vírgula antes de certamente". Entendo, porém, que "deve" ser colocada a vírgula, já que foi usada uma depois. A vírgula é opcional nesse caso, mas se usar antes tem que usar depois também e vice-versa.
  • Oi Luciano,

    Pelo que entendi, a fcc não está dizendo que essa vírgula é necessária, porém neste caso, para que a oração fique correta ou desloca a vírgula para antes de certamente ou tira as duas. 

    Espero ter ajudado!!
  • O advérbio deve vir entre vírgulas ou sem nenhuma vírgula (nem antes e nem depois). Não se pode colocar uma antes e não colocar uma depois do advérbio e vice-versa. Neste caso, para permanecer a vírgula após o advérbio "certamente"  fica obrigatória a vírgula antes.

    Em relação ao termo "pode", acredito que é porque para a frase ficar correta também há possibilidade de excluir a vírgula que vem após.



    A líder dos representantes comerciais esqueceu os seus estojos de amostras, o que, certamente, explica o constrangimento que todos sentimos.





    Não sei se me fiz clara, mas é isso aí. Vamo que vamo.
  • Expliquem-me, pelo amor de deus, pq não é a alternativa B. Pois na C não é necessária a correção de ambiguidade não, se for, depende de contextualização. Correção de ambiguidade é muito subjetivo pra afirmar com certeza se necessita ou não. Sério, pra mim, a B é que é a correta.
  • Juarez, acredito q precisa da correção da ambiguidade sim, pois ñ dá p/saber se os estojos são da líder ou dos representantes comerciais.

    Se tivesse escrito: A líder dos representantes comerciais esqueceu o seu estojo, conseguiríamos ver q o estojo é dela. Mas seus estando no plural, não conseguimos saber se ela tem mais de 1 estojo (seus estojos) ou se seus refere-se aos representantes.

    Acho q é isso.

    Bons estudos! Não desanimem!
  • Galerinha,
    o "seu" gera dúvida apenas quanto ao possuidor; não quanto a coisa possuída!
    Na questão, com certeza é mais de um estojo. Só não sabemos que é o dono!
    "A líder dos representantes comerciais esqueceu os estojos de amostras DELA [da líder], o que certamente, explica o constrangimento que todos sentimos. "
    ou
    "A líder dos representantes comerciais esqueceu os estojos de amostras DELE [do grupo dos representantes], o que certamente, explica o constrangimento que todos sentimos. "
    []s

    <><><><><><><><><>
    Emprego dos pronomes possessivos
    - seu:
    a utilização do pronome seu (e flexões) pode gerar frases ambíguas, podemos ter dúvidas quanto ao possuidor.
    A menina disse ao colega que não concordava com sua reprovação. (reprovação de quem? Da menina ou do colega?)
    Para evitar esse tipo de ambiguidade, usa-se dele (dela, deles, delas)
    A menina disse ao colega que não concordava com a reprovação dela. • A reprovação dela (da menina)
    A menina disse ao colega que não concordava com a reprovação dele. • A reprovação dele (do colega)
  • Respondendo aos colegas.
    Não há obrigação de se colocar uma vírgula antes de "certamente".
    Podemos também retirar a vírgula que está posterior à "certamente".
  •     Se caso não seja colocada uma vírgula antes do termo "certamente" deve-se, obrigatoriamente, retirar a vírgula após o referido termo. Do contrário, estaremos separando o sujeito de seu predicado, ferindo a correção da oração. A alternativa C não traz tal informação, o que a torna incorreta. O correto seria:


    1) deve-se colocar uma vírgula imediatamente antes do termo" certamente"

                                                                      ou

    2) pode-se colocar uma vírgula antes do termo "certamente". Porém, não o fazendo, deve-se, necessariamente, retirar a vírgula após o referido termo. 

     Bons estudos