-
a) A mãe sempre intervia (INTERVINHA)nas discussões, mas os mal- entendidos entre o pai e o filho eram tão frequentes e excessivos, que um e outro já não dominavam a sua própria agressividade. b) Com aquele jeito bonachão, a cada passo da viagem recaptulava (RECAPITULAVA) a esplêndida experiência que tivera anteriormente, a ponto dos colegas pedirem que dispensasse as descrições. c) Nesse processo de conscientização, são importantes o reconhecimento e respeito às diferenças, e como ele não as exercita só obstrói (OBSTRUI) crescimento do grupo. d) Se muitas perdas advissem (ADVIESSEM) aquela decisão, ele as lamentaria, mas sem imputá-las jamais aos que denominava “guardiães da boa conduta alheia”. e) Ao término do prazo de exceção, em que os processos não tiveram andamento, requereu nova acareação, com vistas a questionar o réu sobre as incongruências da anterior. CERTA CERT
-
Lembrando que "guardiões" também está certo!
-
Alternativa C:
"... são importantes o reconhecimento e respeito às diferenças..." ERRADO.
É importante o reconhecimento e respeito às diferenças.
OU
São importantes o reconhecimento e o respeito às diferenças.
Acho que é isso.
-
Só acrescentando:
Na alternativa b, além do erro em RECAPITULAR, escrito "recaptular", o outro erro ocorre em "a ponto dos colegas pedirem que dispensasse as descrições".
O correto é "a ponto de os colegas pedirem...", já que o sujeito do verbo pedir é colegas, e como sujeito da oração, o substantivo não admite a contração da preposição "de" com o artigo "os".
Espero ter ajudado!
Bons estudos!! ;)
-
A - INTERVINHA
B - RECAPITULAVA / APONTO DE OS COLEGAS PEDIREM
C - SÃO IMPORTANTES O RECONHECIMENTO E OOOOO RESPEITO / OBSTRUI
D - SE MUITAS PERDAS ADVIESSEM
E - GABARITO
-
a) A mãe sempre intervinha nas discussões, mas os mal- entendidos entre o pai e o filho eram tão frequentes e tão excessivos, que um e outro já não dominavam a sua própria agressividade.
b) Com aquele jeito bonachão, a cada passo da viagem recapitulava a esplêndida experiência que tivera anteriormente, a ponto de os colegas pedirem que dispensasse as descrições.
c) Nesse processo de conscientização, são importantes o reconhecimento das diferenças e o respeito ás mesmas, e como ele não as exercita só obstrui o crescimento do grupo. (No primeiro caso, há diferença de regências. Poderia ser também: "O respeito às diferenças e o reconhecimento das mesmas".)
d) Se muitas perdas adviessem daquela decisão, ele as lamentaria, mas sem imputá-las jamais aos que denominava “guardiões da boa conduta alheia”.
e) Ao término do prazo de exceção, em que os processos não tiveram andamento, requereu nova acareação, com vistas a questionar o réu sobre as incongruências da anterior. CORRETA
Bons Estudos!
-
Nesta questão acabei procurando também erros na utilização de vírgulas e achei que tivesse...
-
Lembrando que mais um erro na alternativa C é que não se separa o sujeito do verbo: Nesse processo de conscientização(,) são importantes o reconhecimento...
-
Na letra a, o verbo intervir está conjugado de forma inadequada: intervia. O certo seria intervinha. Na letra b, o verbo recapitular está inadequado: recapitulava. Na letra c, o erro aparece no verbo obstruir: obstrui. Na letra d, o erro aparece no verbo advir: adviessem.
Gabarito: E
-
Vou tentar apontar todos os erros da questão!
a) A mãe sempre intervinha nas discussões, mas os mal-entendidos entre o pai e o filho eram tão frequentes e tão excessivos, que um e outro já não dominavam a sua própria agressividade.
b) Com aquele jeito bonachão, a cada passo da viagem recapitulava a esplêndida experiência que tivera anteriormente, a ponto de os colegas pedirem que dispensassem as descrições.
c) Nesse processo de conscientização, são importantes o reconhecimento das diferenças e o respeito às mesmas, e como ele não o (processo de conscientização) exercita só obstrui o crescimento do grupo.
d) Se muitas perdas adviessem daquela decisão, ele as lamentaria, mas sem imputá-las jamais aos que denominavam “guardiões da boa conduta alheia”.
e) Ao término do prazo de exceção, em que os processos não tiveram andamento, requereu nova acareação, com vistas a questionar o réu sobre as incongruências da anterior.
-
Definição de Guardião
Classe gramatical: substantivo masculino
Separação das sílabas: guar-di-ão
Plurais: guardiães, guardiãos, guardiões
-
GABARITO = E
Na letra a, o verbo intervir está conjugado de forma inadequada: intervia. O certo seria intervinha. Na letra b, o verbo recapitular está inadequado: recapitulava. Na letra c, o erro aparece no verbo obstruir: obstrui. Na letra d, o erro aparece no verbo advir: adviessem.
-
a) A mãe sempre intervia nas discussões, mas os mal- entendidos entre o pai e o filho eram tão frequentes e tão excessivos, que um e outro já não dominavam a sua própria agressividade. INTERVINHA
b) Com aquele jeito bonachão, a cada passo da viagem recaptulava a esplêndida experiência que tivera anteriormente, a ponto dos colegas pedirem que dispensasse as descrições. RECAPITULAR
c) Nesse processo de conscientização, são importantes o reconhecimento e respeito às diferenças, e como ele não as exercita só obstrói o crescimento do grupo. OBSTRUIR
d)Se muitas perdas advissem daquela decisão, ele as lamentaria, mas sem imputá-las jamais aos que denominava “guardiães da boa conduta alheia”. ADVIESSEM
e)Ao término do prazo de exceção, em que os processos não tiveram andamento, requereu nova acareação, com vistas a questionar o réu sobre as incongruências da anterior.