SóProvas


ID
645703
Banca
PaqTcPB
Órgão
IPSEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                        Medidas preventivas
       As vítimas de ciberbullying têm o direito de prestar queixa e de pedir sanções penais. Caso o autor das ofensas tenha menos de 16 anos, os pais serão processados por injúria, calúnia e difamação. Se tiver entre 16 e 18 anos, responderá com os pais. E se tiver mais de 18 anos, assumirá a responsabilidade pelos crimes.
       Para garantias legais, salve e imprima as páginas da internet onde foram divulgadas as mensagens de difamação ou ofensa sofrida e procure testemunhas. Não hesite em prestar queixa em delegacia comum ou naquela especializada em crimes virtuais, se houver uma em sua cidade.
       Outras dicas pedagógicas são fundamentais e podem ajudar na conscientização dos alunos: dialogue com eles sobre o ciberbullying, para que não vejam esse ato como brincadeira.
      Mostre a repercussão e a responsabilidade jurídica que esses atos podem levar. Converse também com os pais, realize palestras com toda a comunidade escolar. Verifique se o regimento interno da escola prevê sanções a quem pratica atos agressivos. Em caso negativo, discuta com colegas gestores a possibilidade de incluir o tema.
       Participe mais das redes sociais na internet, expresse suas opiniões, combata as agressões com diálogo; é preciso assumir os espaços das redes sociais como espaço de aprendizagens, cooperação e formação. Conheça as representações que os alunos possuem sobre sua prática pedagógica e reflita sobre elas. Assim, poderemos começar a trilhar um caminho mais eficaz em relação ao combate ao ciberbullying.

ROCHA, Telma B. Na mira dos alunos.
Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/na-mira-dos-alunos.htm
Acesso em: 11 out. 2010

Em “Caso o autor das ofensas tenha menos de 16 anos, os pais serão processados por injúria, calúnia e difamação”, altera- se o sentido original, substituindo-se a expressão sublinhada por:

Alternativas
Comentários
    •  "D" ?
    • .
    • Não entendi.
    • .
    • a) Contanto que. (Condicional)

    • b) A menos que. (Condicional)

    • c) Desde que. (Condicional)

    • d) Dado que. (Condicional)

    • e) Ainda que. (Concessiva)


  • Não concordo

    Condicionais

    Denotam condição. São utilizadas em orações subordinadas adverbiais condicionais.

    se, caso, contanto que, desde que, salvo se, sem que (= senão), a menos que, uma vez que, a menos que, a não ser que, dado que, com a condição de que, quando, como(arcaico), que, na medida em que, no caso que, com tal que , caso que.que,etc...

    Concessivas

    Mostram insistência. São utilizadas em orações subordinadas adverbiais concessivas.

    embora, conquanto, posto que, por muito que, se bem que, ainda que, mesmo que, apesar de que, que, dado que, suposto que, ainda quando, quando mesmo, a despeito de,posto, suposto,conquanto que, malgrado,em que pese,sem embargo de que,não embargante que(arcaica),se bem, bem que, mas que , sobre que (arcaica),quando(embora) e(=embora), que(embora), pese embora, muito embora, em que,inclusive se, por mais que, por menos que, por pouco que,em que pese em que ,não obstante que , não obstante, com que(em desuso), empero(arcaico), pero que(arcaico), se, etc...