SóProvas


ID
647497
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a mudança organizacional, considere:

I. São presenciados simultaneamente três campos de força em uma organização em mudança, que se caracterizam por desejar a mudança, evitar a mudança e implementa-la.

II. A história da mudança mostra que, quando as condições melhoram, as pessoas se mostram insatisfeitas; não se contentam por terem progredido tanto e reclamam sobre o que ainda devem percorrer.

III. O modelo de mudança de Lewin expõe três passos para a introdução da mudança, identificado-os sequencialmente como mudança, descongelamento e recongelamento.

IV. Uma dificuldade na gestão da mudança ocorre pelo fato de a empresa desejar ou necessitar mudar e os indivíduos, embora possam inicialmente colocar-se a favor, tendem a resistir à medida que as mudanças ocorrem.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Resolvi do mesmo modo que o Fernando citou acima; Contudo, em análise do ítem I, não consegui entender o erro. Algum colega sabe o porquê do erro?
  • EU ACHO QUE O QUE ESTÁ ERRADO NO ITEM 1 É A PALAVRA simultaneamente
  • Na verdade, são duas, e não três as forças: restritivas e impusivas.
  • Excelente o comentário do amigo Fernando. Se o caramada estiver atento, por lógica, deduz que é necessário um descongelamento antes da mudança...já mataria a questão. Parabéns!
  • Complementando Um dos primeiros modelos teóricos sobre a mudança, foi proposto por Kurt Lewin, no quadro das suas investigações em psicologia social, as quais descrevem o processo de mudança segundo três fases, nomeadamente: descongelamento, mudança e recongelamento.
    Descongelamento significa o abandono de velhas práticas organizacionais. Significa a fase inicial da mudança, na qual as velhas idéias e práticas são desfeitas, abandonadas, e desaprendidas. Representa a abdicação do padrão atual de comportamento em favor de um novo padrão. Se não houver o descongelamento, a tendência será o retorno ao padrão habitual de comportamento. Esta fase exprime a motivação que a pessoa tem para a mudança,abandonando velhas práticas (deixando de fazer coisas que eram as melhores, por exemplo...). Está é a primeira fase da mudança. Corresponde à ocasião em que os valores, atitudes ou comportamentos anteriores, por confrontação com novas experiências ou informações que desafiam as anteriores, conduzem a uma insatisfação com o panorama atual das coisas. Mudança Está seria a segunda etapa. A mudança envolve o desenvolvimento de novos valores, atitudes, comportamentos, etc. Aqui, além de ele ter abandonado velhas práticas, ele adotou novos comportamentos, a pessoa ou o grupo devem estar motivados.É a etapa em que as novas idéias e práticas, valores e comportamentos são experimentadas, adotadas, exercitadas e aprendidas. A mudança significa o aprendizado de novas práticas organizacionais. RecongelamentoAqui seria a terceira etapa, o recongelamento consiste na estabilização das mudanças, ou seja, além de o sujeito ter abandonado velhas práticas, adotado novas, ele vem reforçando essas novas práticas, reutilizando-as continuamente. Esta constância é necessária para evitar retrocessos à situação anterior à mudança e a sua duração varia consoante o tipo e a especificidade da mudança realizada.
  • Quanto ao erro da I:

      
     
    http://www.slideshare.net/guest25496/tga-02-curso-presentation
  • Só eu não entendi o item II? Se alguém puder me avisar por inbox a justificativa dele, eu agradeço!
  • Referente a I:

    O processo de mudança ocorre dentro de um campo de forças que atuam dinamicamente em vários sentidos. De um lado, existem forças positivas de apoio e suporte à mudança e, de outro, forças negativas de oposição e resistência à mudança. Em toda organização, existe uma balança dinâmica de forças positivas que apoiam e impulsionam a mudança e de forças negativas que restringem e impedem. O sistema funciona dentro de um estado de relativo equilíbrio - o conceito de equilíbrio quase estacionário de Lewin - que é rompido toda vez que se introduz alguma tentativa de mudança. A mudança passa a sofrer pressões positivas (de apoio e impulso) e pressões negativas (de oposição e resistência), criando um campo de forças. Quando as forças positivas são maiores que as negativas, a tentativa de mudança é bem-sucedida e esta ocorre efetivamente. Entretanto, quando as forças negativas são maiores que as positivas, a tentativa de mudança é malsucedida e esta não ocorre, prevalecendo a velha situação.

    fonte: Administração Geral e Pública; Chiavenato, 3ª edição.
  • A lógica da II vem de um autor chamado Morgan (1974) e suas conclusões sobre as reações psicológicas a mudança. Vale a leitura por ser cobrança recente da banca:

    1. A perspectiva damudança desnorteia a maioria das pessoas até elas ficarem sabendo que nãoexiste ameaça ao seu status ou ao seubem-estar.

    2. A mudançapositiva estimula a maioria das pessoas.

    3. A falta demudança aborrece a maioria das pessoas.

    4. A falta demudança irrita algumas pessoas a ponto de leva-las à revolta.

    5. A mudança tendea ter um efeito em cadeia: outras mudanças seguem-se às boas mudanças e outraspessoas adotam as mudanças que se revelam promissoras.

    6. A mudança queprova que pode elevar o ânimo ganha mais adeptos do que a que só tem efeitosmateriais.

    7. É mais cômodopreparar-se para a mudança e aceitá-la do que esperar que ela nos seja imposta.

    8. O homem tem capacidadede enfrentar a mudança. Os animais têm que esperar, inconscientemente, suaadaptação ao ambiente em transformação no curso de uma evolução que transcorredurante inúmeras gerações.

    9. O homem podeadaptar-se à mudança graças ao aprendizado contínuo e à paciência.

    10. A história damudança mostra que, quando as condições melhoram, as pessoas ficam maisvisivelmente insatisfeitas; não se contentam por já terem progredido tanto, masreclamam a distância que ainda têm de percorrer.

    11. A mudançaforçosamente não torna obsoletos os velhos valores, embora algumas pessoaspensem assim.

    12. Os efeitos alongo prazo da mudança são, invariavelmente, mais importantes do que os decurto prazo, mas poucas pessoas levam em consideração o futuro distante aoenvolver-se na mudança.

  • III. O modelo de mudança de Lewin expõe três passos para a introdução da mudança, identificado-os sequencialmente como mudança, descongelamento e recongelamento. 

    Ele diz que "sequencialmente". Sequencialmente seria: Descongelamento > Mudança > Recongelamento.

  • Do futuro: qual é o problema da II? 

  • Problema nenhum Vanessa, a II está correta.

  • "Do futuro" foi ótima. rsrs

  • Com relação ao item I, o erro nela é afirmar que são três os campos de força. São 2, na verdade.

    Existem as Forças Propulsoras da mudança e as Forças Restritivas da Mudança, conforme abaixo:

    Forças Propulsoras da mudança:

    • Necessidades dos clientes.
    • Oportunidades do mercado.
    • Novas tecnologias.
    • Concorrencia feroz.
    • Cultura organizacional inovadora.

    Forças Restritivas da Mudança:

    • Acomodação dos Funcionários.
    • Habitos e costumes da organização;
    • Dificuldades de aprender;
    • Miopia e Falta de iniciativa;
    • Velhos paradigmas culturais.

    Fonte: Livro Gestão de Pessoas, CHIAVENATO, Idalberto, Elsevier. Campus. Terceira Edição.

  • [Resolvida por eliminação, já que os itens II e IV são obscuros]

     

    I. São 02 campos de Força em uma organização, segundo Kurt Lewin

    a) Forças Propulsoras / b) Forças de Retenção ou de Restrição 

     

    II. ?

     

    III. A Sequência correta é : Descongelamento --> Mudança --> Recongelamento

     

    IV. ?


  • I. São presenciados simultaneamente três campos de força (dois campos de força: restritivas e impulsivas) em uma organização em mudança, que se caracterizam por desejar a mudança, evitar a mudança e implementa-la. 

    II. A história da mudança mostra que, quando as condições melhoram, as pessoas se mostram insatisfeitas; não se contentam por terem progredido tanto e reclamam sobre o que ainda devem percorrer. – [ Morgan (1974) e suas conclusões sobre as reações psicológicas a mudanças diz que: “A história da mudança mostra que, quando as condições melhoram, as pessoas ficam mais visivelmente insatisfeitas; não se contentam por já terem progredido tanto, mas reclamam a distância que ainda têm de percorrer.”]

    III. O modelo de mudança de Lewin expõe três passos para a introdução da mudança, identificado-os sequencialmente como mudança, descongelamento e recongelamento(Descongelamento, mudança, recongelamento)

    IV. Uma dificuldade na gestão da mudança ocorre pelo fato de a empresa desejar ou necessitar mudar e os indivíduos, embora possam inicialmente colocar-se a favor, tendem a resistir à medida que as mudanças ocorrem.

  • Sabendo-se que a alternativa III está errada, seria possível eliminar todas as possíveis respostas, só sobraria o gabarito: letra D.