SóProvas


ID
647953
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As escavações para execução de subsolos de edifícios em zonas urbanas são sempre contidas ou escoradas. O método invertido de escoramento é

Alternativas
Comentários
  • Diferentemente do método convencional, nesse método a estrutura da edificação não é iniciada após a escavação, mas sim durante a mesma. Com isso a obra terá duas frentes de trabalho, uma voltada para a elevação da estrutura e outra voltada para a escavação confinada dos subsolos.

  • O método milanês é chamado método invertido, no qual, em primeiro lugar, se controi a laje sobre o terreno, utilizando se o mesmo como fundo da forma. Em seguida, após as paredes diafragma executadas, faz se a escavação.

  • "O Top-Down Method, ou método invertido, é basicamente a mudança na sequência cronológica de algumas subatividades da etapa estrutural da construção. Nessa etapa o edifício, para ser erguido, não precisa estar com sua fundação concluída. Ele começa a subir enquanto existe outra frente de trabalho aprofundando as escavações até o nível das fundações. Em síntese a escavação e contenção ocorrem de maneira simultânea a elevação do prédio. Essa elevação é permitida por escoramentos provisórios, sendo limitada a capacidade de carga destes.

    O objetivo é que a escavação alcance o nível da fundação, para que a mesma seja consolidada, antes da elevação do prédio atingir os limites de carga dos apoios provisórios. Com isso, pode-se obter um ganho considerável em prazo de execução. Caso contrário, será necessário parar a frente de obra que sobe a edificação para reduzir o incremento de carga nesses apoios. [...]

    Já Gutemberg (2009) define método invertido como, executar primeiramente as estacas principais do corpo do edifício no nível existente no terreno, em seguida as lajes, pilares e vigas que compõem a estrutura para posteriormente escavar os subsolos e interligar as estacas com a estrutura, concretando os blocos de fundação, vigas baldrames e pilares do subsolo."

    http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10011792.pdf