SóProvas


ID
64867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Records management e pré-archivage consagraram-se
como dois fenômenos marcantes da época do pós-guerra,
valorizando aspectos fundamentais dos arquivos - até então
pouco considerados pelo modelo historicista surgido com a
Revolução Francesa.
Armando Malheiro Silva et al. In: Arquivística. Teoria e prática de uma
ciência da informação. Porto: Afrontamento, 1999, p. 135 (com adaptações).

Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de
documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os
itens que se seguem.

A informação arquivística acumulada pelas organizações cumpre ciclo em dois contextos: no ambiente organizacional de sua produção e nas instituições arquivísticas.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo. Alguém poderia comentar e fazer a gentileza de mostrar como esta questão está correta?
    Essa definição não leva em consideração os arquivos semi-ativos e que nem toda documentação permanente vai para uma instituição arquivística.
  • Colega Arquivista01, eu concordo com você mas acho que a questão foi construída da maneira mais simplória que poderia ser. Ela só quis saber quais são os dois momentos que a informação arquivística cumpre seu ciclos, de maneira geral. Ao meu ver, dentre outros ciclos, os documentos servem à administração e posteriormente, se for o caso, servem às instituições arquivísticas (forçando bastante a barra já que eles não deixam de servir a administração, pelo contrário, assumem outros valores para a mesma instituição. Pensei assim para resolver a questão mas concordo totalmente com você. Nunca sabemos se o Cespe quer o mínimo ou o máximo dos conceitos e esse é um problema. 
  • QUESTÃO CORRETA.

    Pensei assim:

    A informação acumulada serve para  a primeira fase para a organização (corrente e intermediaria) e depois na instituição (permanente). 

    Mas ai vai o texto de onde o Cespe retirou:

    A informação arquivística produzida pelas organizações cumpre um ciclo que envolve sua produção, processamento, uso e estocagem em dois contextos: primeiramente, no ambiente organizacional da sua produção e, num segundo momento, no marco das instituições arquivísticas responsáveis pela normalização da gestão de documentos correntes e intermediários, bem como pela preservação e o acesso ao patrimônio documental arquivístico.

    fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/4073977/1-campello-bernadete--caldeira-paulo-de-tarso-introducao-as-fontes-de-informacao