SóProvas


ID
64924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes,
julgue os itens subseqüentes.

Quando as divisões de um fundo correspondem às divisões funcionais do organismo produtor, essas divisões não devem ser tomadas como base para a classificação arquivística.

Alternativas
Comentários
  •  ERRADO.

    FRASE CORRETA: Quando as divisões de um fundo correspondem às divisões funcionais do organismo produtor, essas divisões não devem ser tomadas como base para a classificação arquivística.

    BONS ESTUDOS!!

  • Errado! Podemos aplicar aqui o princípio de manutenção da ordem original: os documentos devem manter a classificação e a ordem dada pela própria instituição de origem, dessa forma, refletindo a organização interna da instituição.

    Ordem original: aquela em que os documentos de um mesmo produtor estão agrupados conforme o fluxo das ações que os produziram ou receberam.
     

  • Os fundamentos teóricos da classificação, encontrados na Filosofia e na Teoria da Classificação, indicam a necessidade do estabelecimento de princípios de classificação para as divisões de um conjunto (de idéias ou de objetos). Podem ser utilizados quantos princípios de classificação forem necessários. Entretanto, deve-se usá-los um de cada vez. Por exemplo, se o primeiro nível de divisão de um conjunto documental (fundo) é a função, esse conjunto terá, independente da denominação, unidades de classificação agrupadas a partir da função.


    FONTE:  CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS: TRAJETÓRIA DE UM CONCEITO

  • Bellotto:

    Michel Duchein, em célebre artigo sobre o princípio do respect des fonds, aborda a questão das divisões internas do fundo. Embora não as rotule com denominação alguma, ele se refere às divisões internas de modo bastante claro e elucidativo: "Quando um fundo implica divisões correspondentes às divisões funcionais do organismo produtor, essas divisões devem ser tomadas, na medida do possível, como base para a classificação arquivística [...]."

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes (ed 4, pág 149)