SóProvas


ID
655294
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No século XVI, nas palavras de um estudioso, “reformar a Igreja significava reformar o mundo, porque a Igreja era o mundo”. Tendo em vista essa afirmação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Discordo da resposta, pois os grupos heréticos como os Cátaros, os Anabatistas, os Valdenses, foram grupos que surgiram como protesto, primordialmente  religioso, e não político, portanto a reforma ficou no campo religioso, portanto a resposta "E" não pode esta certa.
  • Gabarito: e)

    Respondendo ao questionamento do Bruno, a proposta dos anabatistas podia até ter, ao menos para eles, cunho apenas religioso, mas jamais seria vista assim pelos governos da época, fortemente ligados à religião católica ou a alguma vertente protestante. Além da proposta básica de só batizar adultos (fundamentada na escolha consciente do fiel, e não na imposição pelos pais), os anabatistas defendiam a separação entre Igreja e Estado. Por essas e outras, foram perseguidos tanto na esfera religiosa (crime de heresia) quanto civil (crime de subversão). 
    Para saber mais sobre o anabatismo, um bom texto é esse aqui: http://monergismo.com/raniere/anabatismo-o-movimento-mais-radical-e-mais-perseguido-da-reforma-protestante/
    Por fim, se até hoje vemos as religiões interferindo na política em tantos países (inclusive no Brasil), fica fácil entender que no século XVI as duas esferas eram muito mais ligadas. O item só diz que movimentos como o anabatismo extrapolaram, repercutiram além do âmbito religioso, o que é verdade para praticamente qualquer movimento religioso registrado nos livros de História!

    Veja como divulgar a Campanha Nota Justa)
  • O anabatismo surgiu devido ao cenário conflituoso gerado pela Reforma, a qual promoveu uma leitura mais ampla da Bíblia e assentou algumas das teses de Lutero. Assim, esses grupos anteriormente definidos pela igreja como um símbolo de servidão não aceitaram a manutenção daquele modelo, realizando protestos que foram altamente reprimidos, inclusive com o apoio de Lutero.