SóProvas


ID
65560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de organizações e teorias organizacionais, julgue os itens
que se seguem.

A teoria sistêmica define a organização como um sistema aberto formado por vários subsistemas interdependentes e que interagem continuamente entre si e com o ambiente externo. Assim, segundo essa teoria, as organizações não precisam se preocupar em controlar a entropia, fenômeno que se restringe aos sistemas biológicos.

Alternativas
Comentários
  • -Entropia - todo sistema sofre deteriorização;-Entropia(-) - para que o sistema continue existindo, tem que desenvolver forças contrárias a Entropia.Basicamente, a teoria de sistemas afirma que estes são abertos e sofrem interações com o ambiente onde estão inseridos. Desta forma, a interação gera realimentações que podem ser positivas ou negativas, criando assim uma auto regulação regenerativa, que por sua vez cria novas propriedades que podem ser benéficas ou maléficas para o todo independente das partes.Uma organização realimentada e auto gerenciada, gera assim um sistema cujo funcionamento é independente da substância concreta dos elementos que a formam, pois estes podem ser substituídos sem dano ao todo, isto é, a auto-regulação onde o todo assume as tarefas da parte que falhou. Portanto, ao fazermos o estudo de sistemas que funcionam desta forma, não conseguiremos detectar o comportamento do todo em função das partes. Exemplos são as partículas de determinado elemento cujo comportamento individual, embora previsto, não poderá nos indicar a posição ou movimentação do todo.
  • Errado

    Tipos de sistemas: fechado e aberto

    Um sistema fechado é aquele que não realiza intercâmbio com o seu meio externo, tendendo necessariamente para um progressivo caos interno, desintegração e morte.

    Um sistema aberto é aquele que troca matéria e energia com o seu meio externo.

    A entropia significa que partes do sistema perdem sua integração e comunicação entre si, fazendo com que o sistema se decomponha, perca energia e informação e degenere. Se a entropia é um processo pelo qual um sistema tende à exaustão, à desorganização, à desintegração e, por fim à morte, para sobreviver o sistema precisa abrir-se a reabastecer-se de energia e de informação para manter a sua estrutura.

    A entropia, um conceito emprestado da termodinâmica, diz respeito à tendência que todos os sistemas fechados apresentam de passar a um estado caótico ou
    aleatório, em que não há mais potencial para a transformação de energia ou trabalho.

    Os sistemas abertos, “evitam o aumento da entropia e podem desenvolver – se em direção a um estado de crescente ordem e organização” ( entropia negativa ). Através da interação ambiental , os sistemas abertos “restauram a própria energia e reparam perdas em sua própria organização”.

     

  • entropia: tendência a deterioração

    sistropia: desenvolvimento de forças contrárias à entropia.