-
Quanto à especialização do trabalho:-A especialização horizontal e seu oposto, o enriquecimento horizontal do trabalho diz respeito à extensão ou ao escopo do trabalho. Tem a ver com a divisão do trabalho. Exemplo: trabalho altamente repetitivo e seu oposto: o empregado “pau para toda obra”;-A especialização vertical do trabalho, e seu oposto, o enriquecimento, relaciona-se com a profundidade e ao controle sobre o trabalho. A especialização vertical do trabalho separa o desempenho do trabalho de sua administração. Ex: executar o trabalho sem saber o porquê e seu oposto, o controle de cada aspecto do trabalho.http://pt.shvoong.com/business-management/1807302-projeto-organizacional-mintzberg/
-
O erro da questão está em afirmar que a especialização vertical é "referente aos componentes das tarefas e às suas especificações", quando na verdade é a definição de especialização horizontal. A especialização vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. A especialização horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si, corresponde a uma especialização de atividade e de conhecimentos.
-
Errado
A especialização vertical ocorre quando a empresa verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia, acrescentando mais níveis hierárquicos na empresa. Ela se caracteriza pelo crescimento vertical do organograma, isto é, pelo aumento do número de níveis da empresa. A especialização vertical refere-se à separação da performance do trabalho de sua administração, ou seja, a separação da execução do trabalho da sua tomada de decisão. Se o trabalho é altamente especializado verticalmente, o trabalhador apenas executa sua tarefa sem controlar o seu trabalho buscando um melhor desempenho.
A especialização horizontal é a forma tradicional de divisão do trabalho onde um trabalho específico pode ser dividido em pequenas tarefas, cada uma sendo executada por um operador. As razões para realizá-la são: o aumento da produtividade através do incremento da habilidade do trabalhador, economia de tempo por não se trocar de ferramenta e do desenvolvimento de novos métodos e máquinas, todos possíveis pela divisão de um amplo trabalho em tarefas pequenas e repetitivas. A especialização facilita o aprendizado dos trabalhadores, focando sua atenção em uma tarefa pequena e específica, ao invés de uma tarefa ampla. Geralmente quando um trabalho é altamente especializado horizontalmente, a perspectiva do trabalhador é estreita, tornando difícil para o mesmo relacionar o seu trabalho aos dos demais trabalhadores, neste caso, o controle do trabalho é passado para um administrador com a visão necessária para coordenar o trabalho através da supervisão direta ou para um analista que realizará a coordenação através da padronização.
-
Especialização:
→ HORTIZONTAL: departamentalização;
→ VERTICAL: níveis hierárquicos.
(CHIAVENATO, 2014).
Se vc fragmentar o processo (tarefa), vc cria setores especializados, departamentalizando o processo.
Então, está se falando de uma especialização que é horizontal.
Ex. Na linha de produção de uma montadora existem diversas setores especializados: pintura da carroceria, montagem do motor, fixação dos vidros, fixação do painel etc. No final dessa linha teremos um produto que chamamos de automóvel.
Note que visualizamos essa linha como uma linha horizontal. Portanto,
* GABARITO: ERRADO.
Abçs.