SóProvas


ID
65584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao comportamento
organizacional.

O absenteísmo é um fenômeno complexo e multideterminado, e algumas organizações ou grupos de trabalho possuem práticas de aceitação da ausência das pessoas ao trabalho.

Alternativas
Comentários
  • O termo absenteísmo (português brasileiro) ou absentismo (português europeu) é usado para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente.Ter funcionários nem sempre significa tê-los trabalhando durante todos os momentos do horário de trabalho. As ausências dos empregados ao trabalho provocam distorções quando se refere ao volume e disponibilidade ou atraso de trabalho. Essas ausências são as faltas ou atrasos ao trabalho. O absenteísmo é a principal conseqüência. O oposto do absenteísmo é a presença. Esta relacionada com o tempo em que o funcionário está no trabalho.O absenteísmo ou ausentismo é a freqüência ou duração de tempo de trabalho perdido quando os empregados não vão ao trabalho. O absenteísmo constitui a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja ela por falta ou algum motivo de atraso.
  • Certo

    O absenteísmo pode ser atribuído a causas conhecidas e ignoradas.

    Dentre as conhecidas, estão todas as amparadas por lei e que são, por isso mesmo justificadas ao empregador, solicitando-lhe a permissão de ausência. É o caso de férias, casamento, nascimento, óbitos e mudanças de domicílio. As ignoradas, são justificadas geralmente por problemas de saúde do trabalhador, por problemas de seus dependentes ou de fatores aleatórios dos mais diversos, segundo opinião de Campos.

    Fonte: Dissertação - Estudo do absenteísmo: contribuição para a gestão de pessoas na Indústria automobilística. Estudo de caso de uma empresa multinacional