-
O Surfactante tem a finção de:
Aumentar a complacência pulmonar e consequentemente diminuir o esforço respiratório.
Evitar atelectasia (colapso do parênquima pulmonar) no fim da expiração.
Facilitar o recrutamento do parênquima colapsado.
Resposta: D
-
O surfactante fornece o aumento da complacência pulmonar, o que por consequência também reduzirá o trabalho do pulmão durante a inspiração, pois o aumento da complacência pulmonar reduz a pressão de retração em qualquer determinado volume, e assim é mais fácil para os pulmões de expandirem. Então diminui também a o trabalho expiratório consequentemente. Mas entãoeu poderia considerar a letra E também? Alguém poderia me explicar o que a letra E tem de errado então!!!
-
- FUNÇÕES :
- Aumentar a complacência pulmonar e consequentemente diminuir o esforço respiratório.
- Evitar atelectasia (colapso do parênquima pulmonar) no fim da expiração.
- Facilitar o recrutamento do parênquima colapsado.
resposta certa letra A
POIS ESFORÇO RESPIRATORIO - TANTO INSPIRAÇÃO QUANTO EXPIRAÇÃO.
-
Resposta: letra D
Referência: Ventilação Mecânica - Da Fisiologia à Prática.
Na inspiração, quando há um aumento do volume pulmonar e aumento do raio do alvéolo, há diminuição da pressão (intra-alveolar). Nesse momento a camada de surfactante espalha-se pelo alvéolo, e há diminuição relativa de sua quantidade. Na expiração, diminuindo o volume alveolar e o raio do alvéolo, ocorrerá aumento da pressão intra-alveolar. A quantidade de surfactante espessa-se, aumentando a camada e DIMINUINDO MAIS A TENSÃO SUPERFICIAL, evitando, assim, aumento da pressão alveolar e seu colabamento. LOOOOOGO...
b) e c) : sim, o fosfolipidio é a substância mais presente no surfactante, mas o surfactante proporciona a diminuição da tensão supeficial à medida que o raio do alvéolo DIMINUI.
PS: Acredito que caiba recurso para a questão, uma vez que o surfactante reduz o trabalho muscular RESPIRATÓRIO (inspiração e expiração) e não somente expiratório, como diz q letra D.
-
Segundo eu pesquisei o correto seria a letra E - Como o surfactante reduz tensão superficial, ele reduz o trabalho inspiratório e favorece o aumento da complacência pulmonar.
-
Dentre os benefícios do surfactante, temos: melhora da oxigenação poucos minutos após o tratamento, havendo aumento da capacidade residual funcional em virtude do recrutamento de alvéolos atelectasiados, e melhora rápida da complacência pulmonar com diminuição da pressão de abertura e maior estabilidade na expiração.
FONTE: http://www.sbp.com.br/pdfs/I_Consenso_Brasileiro_de_Surfactante.pdf
-
De acordo com o livro FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA (Bruno Presto e Luciano Damázio)
Diz-se que o surfactante é um fosfolipídio que proporciona uma redução da tensão superficial a medida que que o raio do alvéolo diminui, e que ele reduz o trabalho inspiratório e favorece o aumento da complacência pulmonar.
Logo de acordo com ele a resposta sera a letra E