SóProvas


ID
656137
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Nas lesões ligamentares do joelho, exames físicos são realizados para identificar a região lesada. O teste de Lachman Posterior avalia a lesão no

Alternativas
Comentários
    • Lesão do LCP (Ligamento Cruzado Posterior)
    Mecanismo: Lesão resultante de trauma contra o painel do carro na face anterior da perna com o joelho fletido a 90° ou queda sobre o joelho com o pé em flexão plantar.
    Sinais e Sintomas: Edema mínimo; equimose pode aparecer após dias; dor na fossa poplítea e ao se ajoelhar; o paciente pode ser capaz de continuar a praticar esportes; testes de gaveta posterior, Lachman posterior e Godfrey positivos; Raio-X normal (exceto em  casos de avulsão); RNM é o exame de escolha para realizar o diagnóstico; artrocentese hemorrágica.
  • Teste de Lachman Posterior ou Teste da gaveta posterior – verifica integridade do ligamento cruzado posterior (LCP). Com o paciente na mesma posição que no teste da gaveta anterior e em rotação neutra da perna, o examinador apóia o o pé do paciente (geralmente sentando-se em cima) e empurra para trás a perna com força (como ao fechar uma gaveta) e, com ambas as polpas digitais sobre o rebordo anterior dos planaltos tibiais, sente os movimentos posteriores dos lados medial e lateral. Se o lado lateral da perna se posterioriza isoladamente, trata-se de instabilidade póstero-lateral, mas, se o faz de ambos os lados, o teste é positivo para lesão do LCP. A posteriorização da perna quando em rotação interna ou de forma espontânea confirma a lesão do LCP. Nessa mesma posição, pede-se ao paciente que realize contração ativa do quadríceps, quando se observa redução da posteriorização da tíbia pela ação deste grupo muscular (“quadríceps active test”).

    Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/orthopedic-surgery/1929320-exame-f%C3%ADsico-em-ortopedia/#ixzz1vQBVUmyV
  • O teste de Lachman é um teste de movimento acessório passivo do joelho realizado para identificar a integridade do ligamento cruzado anterior (LCA). O teste é projetado para avaliar a instabilidade do plano único e sagital.

    Deite o paciente de costas na cama. Coloque o joelho do paciente em cerca de 20 a 30 graus de flexão. De acordo com o Guia de Exame Físico de Bates, a perna também deve ser levemente rotacionada externamente. O examinador deve colocar uma mão atrás da tíbia e a outra na coxa do paciente. É importante que o polegar do examinador esteja na tuberosidade da tíbia. Ao puxar a tíbia anteriormente, um LCA intacto deve impedir o movimento de translação anterior da tíbia no fêmur (“sensação de firmeza final”).