SóProvas


ID
65656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, que tratam de desenho instrucional e avaliação de treinamento.

Prevenção de recaídas é uma abordagem da psicologia clínica para tratar de pessoas dependentes de drogas e serve à preparação do indivíduo para enfrentar sinais que indiquem recaída ou retomada de uma atitude ou comportamento indesejável. No treinamento, esse tipo de abordagem é apropriado para desenvolver nos treinandos estratégias de coping (enfrentamento) das restrições situacionais impostas pela organização à transferência de treinamento.

Alternativas
Comentários
  •  

     Marx (1982) aplicou o modelo de prevenção de recaída em comportamentos indesejáveis no ambiente pós-treinamento em uma ação instrucional para gerentes. Este modelo baseou-se no trabalho de Marlatt e Gordon, desenvolvido na área de reabilitação de pacientes dependentes de drogas. Ele baseia-se no pressuposto de que situações de alto risco de recaída em ambiente posterior ao treinamento (Ex.: pressão temporal) aumentam a probabilidade do gerente não aplicar os conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidos.

    Assim, é essencial possibilitar que os gerentes treinados aprendam a identificar e enfrentar as situações de alto risco, facilitando a transferência do aprendido para o ambiente de trabalho. Apesar do modelo de Marx (1982) ter sua origem no tratamento de pessoas dependentes ou com comportamentos compulsivos e do autor ter adaptado o modelo para treinamento gerencial, a aplicação dele pode ser estendida para muitos outros tipos de treinamentos e clientelas. Vários trabalhos já testaram esse modelo, indicando o sucesso dele no aumento da transferência de  aprendizagem para o trabalho.

    http://www.scielo.br/pdf/prc/v18n2/27472.pdf

  • Gente, eu acho que a questão caberia recurso! Da forma como foi feito o enunciado: " Prevenção de recaídas é uma abordagem da psicologia clínica para tratar de pessoas dependentes de drogas e serve à preparação do indivíduo para enfrentar sinais que indiquem recaída ou retomada de uma atitude..." o CESPE deixa transparecer que prevenção de recaídas é uma abordagem da psicologia clínica para tratar SOMENTE dependentes de drogas. O que não é verdade, a TCC trabalha com  aprevenção de recaídas em diversas outras situações clínicas.