SóProvas


ID
659440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito do processo administrativo e das orientações contidas
na Lei n.º 9.784/1999, julgue os itens que se seguem.

O recurso administrativo deve ser dirigido a autoridade superior àquela que proferiu a decisão objeto de insurgência.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO


    É a previsão do §1º do art. 56 da Lei n. 9.784/99:   § 1o O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.


    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  • Complementando o colega:

    Denota-se que todo recurso contra decisão administrativa será encaminhado inicialmente à autoridade que exarou a decisão. E, após apreciar as alegações recursais e documentos acostados, poderá ela reconsiderar a decisão, dando o trânsito em julgado administrativo, sem a necessidade de encaminhar o recurso à autoridade superior; em não sendo reconsiderada, só então o recurso será enviado à instância superior.

    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/12031/o-pedido-de-reconsideracao-no-processo-administrativo#ixzz2bu3aRkuy
  • Estranho, achei que a questão estivesse se referindo ao pedido de reconsideração, ou seja, ato que será encaminhado à mesma autoridade que lavrou determinada decisão e que o recurso seria enviado à autoridade superior... então, amigos, qual a diferença entre recurso e pedido de reconsideração, se ambas são voltadas para a mesma autoridade proferidora de uma determinada decisão?
  • A diferença pra matar esse tipo de questão é visualizar antes de tudo se está tratando de 8112 ou 9784.

    Se for 8112 considere o pedido de reconsideração pra mesma autoridade que proferiu a decisão antes do recurso subir pra autoridade hierarquicamente superior

    Se for 9784 considere o pedido de recurso pra mesma autoridade que proferiu a decisão, que se não rever em 5 dias encaminhará pra autoridade superior.
  • Errado

    De fato é preciso tomar muito cuidado com determinadas terminologias. Como o colega abaixo falou, temos duas nomenclaturas diferentes para o mesmo ato, a depender da terminologia usada por cada lei, num caso a lei do servidor público e a outra, específica do processo administrativo. Pois bem, em termos de 8112, a questão estaria correta, mas para a nomenclatura da lei do processo, encontra-se errada, pois o recurso (neste caso) é dirigido à mesma autoridade que proferiu a decisão -- se fosse em termos da 8112 estaria correta. O enunciado do item diz: A respeito do processo administrativo e das orientações contidas na Lei n.º 9.784/1999, julgue o item que se segue... portanto, apesar de sutil, está mesmo errada.

  • RECURSO dever se proferido a mesma autoridade, caso não o observe no prazo de 5 dias seguirá para autoridade superior. 

    RECURSO pode sofrer apenação REVISÃO não. 

    RECURO em regra não tem efeito suspensivo, porém quando a matéria do processo envolver assunto de interesse GERAL, o órgão competente poderá, mediante despacho MOTIVADO, abrir período de consulta pública para manifestação de terceiros, antes da decisão do pedido, se não houver prejuízo para a parte interessada. 

  • LEI 8.112/90 -  ARTIGO 107,  § 1o - O recurso será dirigido à autoridade imediatamente superior à que tiver expedido o ato ou proferido a decisão, e, sucessivamente, em escala ascendente, às demais autoridades.

     

    LEI 9.784 - ARTIGO 55, § 1° -  § 1o - O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

  • LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

    Art. 56. Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.

    § 1o O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.


    Gabarito Errado!

  • Nos termo da Lei nº 9.784/1999, encontra-se errada, pois o recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar NO PRAZO DE 5 (CINCO) DIAS, o encaminhará à autoridade superior.

     

    Ou seja, 5 dias - para autoridade se retratar no caso de recurso (art. 56, §1º): se não a reconsiderar no prazo de 5 (cinco) dias, o encaminhará à autoridade superior, depois de explicitar, ao recorrente, as razões da aplicabilidade ou inaplicabilidade da súmula, conforme o caso (Art. 56 § 3º).

  • QUESTÃO 2017

     

    No que diz respeito ao processo administrativo, a suas características e à disciplina legal prevista na Lei n.º 9.784/1999, assinale a opção correta.

    B) Segundo o STF, não haverá nulidade se a apreciação de recurso administrativo for feita pela mesma autoridade que tiver decidido a questão no processo administrativo. [ERRADO] 

    A Turma concluiu que o recurso administrativo deveria ter sido apreciado por autoridade superior e diferente daquela que o decidira anteriormente, de modo que seria nula a decisão proferida pela mesma pessoa. Mencionou o art. 18 da Lei 9.784/1999, que impediria de atuar no processo administrativo o servidor ou a autoridade que tivesse decidido ou participado como perito, testemunha ou representante, nos casos em que já tivesse atuado.
    RMS 26029/DF, rel. Min. Cármen Lúcia, 11.3.2014. (RMS-26029)