SóProvas


ID
660094
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Atribui-se a Edgar Schein o entendimento de que cultura organizacional é o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas. Desse entendi- mento deduz-se como componentes da cultura organizacional

Alternativas
Comentários
  • cultura organizacional é formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. São “regras” que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho.
  • A cultura organizacional envolve artefatos (padrões de comportamento), valores compartilhados (crenças) e pressupostos (valores, verdades). Também pode conter componentes visíveis, que são sempre orientados pelos aspectos organizacionais, ou componentes ocultos, que são sempre orientados pela emoção e situações afetivas.

    • Preceitos (implícitos ou explícitos)

    Normas, regulamentos, costumes, tradições, símbolos, estilos de gerência, tipos de liderança, políticas administrativas, estrutura hierárquica, padrões de desempenho.

    • Tecnologia (instrumentos e processos utilizados)

    Máquinas, equipamentos, layout, distribuição e métodos de trabalhos.

    • Caráter (Manifestação dos indivíduos)

    Participação, criatividade, grupos informais, medo tensão, apatia, agressividade, comodismo.

  • Os componentes da cultura organizacional são distribuídos em 3 níveis:
    -NÍVEL EXTERNO: que são os Artefatos, Linguagem e Hábitos. 
    -NÍVEL INTERMEDIÁRIO: são Histórias, Mitos, Heróis
    - NÍVEL INTERNO: Valores, Crenças e Premissas.
     A cultura organizacional possui funcões e disfunções de uma organização:
    FUNÇÕES: Convivência Interna     e    Regras de condutas nas relações com o mundo exterior
    DISFUNÇÕES
    - dificuldade de entender e processar mudanças ambientais;
    - resistência generalizada à necessidade de mudança interna;
    - dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios;
    - tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes;
    - uso excessivo de jargão como disfarce de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com outros grupos.
     Observem que as letras a, b, c e d apresentam as disfunções da cultura organizacional. A única que apresenta os componentes é a letra "E".
  •  Ora, se a cultura organizacional produz (e) PREFERENCIAS POR ARTEFATOS, TECNOLOGIAS, COSTUMES, LUNGUAGENS E VALORES PRÓPRIOS, é de se esperar que haja (d) RESISTÊNCIA GERERALIZADA À NECESSIDADE DE MUDANÇA. portanto, tanto a alternativa "e" quanto a "d" estão corretas. TENHO DITO!
  • Ainda que o comentário da colega mirinhe realmente esclareça o porquê das demais alternativas estarem, de fato, erradas, eu ainda não concordo que a letra E esteja correta. Pois, o elemento da cultura são os artefatos e cia. em si e, não, a "preferência pelos próprios artefatos e cia". Essa seria, antes, mais uma disfunção da cultura, como o colega alexandre apontou. Alguém pode apontar uma bibliografia que endosse o gabarito?

  • A alternativa d está errada devido ao fato de algumas culturas valorizarem a mudança e inovação interna. Isso não quer dizer que a cultura organizacional é algo fácil que possa ser alterado, como nos diz as teorias. São coisas diferentes: características de uma cultura e as máximas sobre ela.

  • O autor pesquisador sobre a cultura organização, revela que existem, na realidade, três níveis de cultura, quais sejam:

    Os artefatos: estão visíveis na cultura.

    As crenças e valores expostos: São as estratégias e os objetivos metas compartilhados por um grupo.

    As suposições básicas: São os sentimentos que alguém assume como se fossem verdadeiros.

    De acordo com o autor, esses três níveis de cultura se referem ao patamar de cada fenômeno cultural, e que estão visíveis aos observadores. Para Edgar Schein, os artefatos são elementos que se podem identificar em uma empresa, ou seja, são aqueles elementos que se chamam de tangíveis, quaisquer que sejam. Podem ser identificados por pessoas que não estão naquela cultura e integram, por exemplo, as regras de vestimenta, a arquitetura do escritório, os móveis.
    Os valores adotados são as normas declaradas dentro da organização, ou seja, aquela que os trabalhadores criam entre si, ou entre os trabalhadores e empregadores.

  • Parem de brigar com a banca e com a teoria. A RESPOSTA ESTÁ NA PRÓPRIA QUESTÃO, e não na teoria. Senão vejamos:

     

    Atribui-se a Edgar Schein o entendimento de que CULTURA ORGANIZACIONAL É O CONJUNTO DE PRESSUPOSTOS BÁSICOS QUE um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que FUNCIONARAM BEM O SUFICIENTE PARA SEREM CONSIDERADOS VÁLIDOS e ensinados a novos membros como a FORMA CORRETA DE PERCEBER, PENSAR E SENTIR, EM RELAÇÃO A ESSES PROBLEMAS. DESSE ENTENDIMENTO deduz-se como componentes da cultura organizacional:

     

      a) dificuldades em entender e processar mudanças ambientais. [ERRADO, pois esse entendimento não fala em mudanças ambientais]

     

      b) tendência a subestimar outros grupos, principalmente concorrentes e clientes. [ERRADO o enunciado não fala disso nem leva a deduzir isso]

     

      c) dificuldades em aceitar pontos de vista alheios e outras culturas. [ERRADO o enunciado não leva a deduzir isso, embora seja uma possibilidade]

     

      d) resistência generalizada à necessidade de mudança interna. [ERRADO o enunciado não leva a deduzir isso, embora seja uma possibilidade plausível, mas o uso da palavra GENERALIZADA para qualificar a resistência à mudança torna a assertiva incorreta]

     

      e) preferência por artefatos, tecnologias, costumes, linguagens e valores próprios. [CORRETA, se a Cultura Organizacional é, em outras palavras, o conjunto dos meios de pensar e fazer que são considerados corretos para lidar com os problemas diários da organização, naturalmente haverá preferência por aquilo que foi desenvolvido ou descoberto pela organização e que compõe a cultura organizacional, pois são as formas de fazer e pensar que deram certo para aquela organização. Esse entendimento pode ser deduzido do enunciado sem maiores problemas, basta refletir um pouco]

     

    Bons estudos!

  • Gabarito letra E. Segundo Schein, os componentes da cultura organizaicional são os seus  artefatos, seus  valores e os  pressupostos básicos das realações e ações. Todas as demais altarnativas trazem consequências de uma cultura organicional forte, ou seja, a cultura dominante e que é aceita, de maneira mais homogênea, entre os mais diversos níveis organizacionais.

     

    Fonte: facebook.com/admfederal

  • resiteência GENERALIZADA ! ERRADO

  • Comentário:

    Pessoal, quando uma cultura organizacional está bem desenvolvida, ou seja, quando essas características próprias do grupo estão bem difundidas entre os membros, pois já foram aprendidas através da experiência como o jeito correto de resolver os problemas no trabalho, há uma dificuldade em usar outros métodos de resolução. Ou seja, o grupo, obviamente, vai preferir continuar usando aquilo que “vem dando certo”. Não é que a organização vá subestimar outros grupos ou não aceitar seus pontos de vista, é o fato de obviamente preferirem o que já estão acostumados a fazer e dar certo. Todos os outros itens da questão podem acontecer, mas não necessariamente acontecerão. Já o item e) é o que necessariamente acontece e está implícito no conceito de cultura de Schein. Portanto, gabarito letra e).

    Gabarito: E